Meteorologia

Túnel de Covoada sem limitações técnicas

|

Não existe impedimento técnico à construção do túnel que ligará Covoada aos restantes povoados da Ribeira Brava, em São Nicolau. A informação foi avançada em exclusivo ao asemanaonline pelo presidente daquela edilidade.

Américo Nascimento baseia as suas declarações nos resultados de um estudo efectuado por um engenheiro de minas de Portugal. De acordo com este autarca, o estudo ora concluído será apresentado em meados da próxima semana, na Praia, ao Ministério das Infra-estruturas, Transporte e Telecomunicação.

“A ideia de realizar este estudo surgiu em Outubro do ano transacto, no decurso de uma visita que o MITT efectuou a Covoada. Estivemos a analisar as alternativas de acesso e o ministro comprometeu-se a enviar um técnico para efectuar um estudo que apontasse a melhor forma de se aceder a essa comunidade”, frisa.

Foi escolhido o engenheiro de Minas Ramiro Lopes, um conhecido especialista com larga experiência que já construiu vários túneis na ilha da Madeira, Portugal. “Este engenheiro deslocou-se por três vezes a São Nicolau e elaborou o estudo que, tecnicamente, indica que não há impedimento à feitura do Túnel da Covoada”.

Motivo de satisfação para Américo Nascimento, para quem a construção do túnel é a resposta a uma reivindicação antiga da população. Até porque existem vários projectos de acesso a Covoada, inclusive via Ribeira Funda, mas nunca saíram do papel. “A ideia do túnel é recente e vai facilitar o acesso, para além do seu impacto ambiental ser muito menor do que uma estrada, por exemplo. Em termos de manutenção, o túnel é também menos exigente”.

O presidente da CM da Ribeira Brava está consciente que construir o túnel será dispendioso, mas lembra que o Vale possui micro-clima e grandes potencialidades em termos de cultivo. Actualmente a localidade é pouco povoada, em parte porque, devido à dificuldade de acesso, os moradores, muitos dos quais emigrantes, optaram por construir as suas residências em outras localidades.

“Covoada é uma parcela do território de São Nicolau com grandes potencialidades. O desenvolvimento da Vila da Ribeira Brava passa por Covoada. E criar acessibilidades constitui um acto de solidariedade para com os cerca de 150 habitantes da zona”.

Com este mesmo entendimento, Américo Nascimento acredita que, até final do ano, a localidade estará electrificada. O concurso já foi lançado e a ideia é presentear esta comunidade por ocasião do Natal com mais este bem essencial.

Enquanto isso, ontem, quarta-feira, 14, foi consignada as obras de reabilitação, remodelação e asfaltagem da estrada que ligará a Vila da Ribeira Brava ao aeroporto. Orçadas em 450 mil contos, as obras serão executadas pelo consórcio Monte Adriano/Empreitel Figueiredo, num ano.

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS