Meteorologia

Recenseamento Geral da População prolongado por mais uma semana

|

O IV Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo 2010), que estava previsto para decorrer até ontem em Cabo Verde, foi prorrogado por mais uma semana, devido a atrasos verificados na conclusão dos trabalhos em alguns concelhos do país.
A informação foi avançada hoje pelo Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, António Duarte, que explicou que o trabalho está mais atrasado na Cidade da Praia e Assomada (Santa Catarina), ambas na ilha Santiago, e em Porto Novo, em Santo Antão, devendo estar concluído dentro de uma semana.

“Por ser uma operação exaustiva, em que todos devem contar com a população de Cabo Verde. Decidimos prolongar o trabalho por mais uma semana. As nossas equipas estarão no terreno até à noite para que todos possam ser recenseados”, disse.

O Censo 2010, considerado a maior operação estatística jamais realizada no país, envolve cerca de 1500 pessoas, entre inquiridores, recenseadores e outras estruturas, e tem um custo global de 3,5 milhões de euros.

António Duarte garantiu que a maior parte da população cabo-verdiana (estimada em 500 mil habitantes) já está recenseada, considerando que foram recenseados já cerca de 400 mil.

Entretanto, no seu site na Internet, o INE indica que foram recenseadas cerca de 247 mil pessoas.

A diferença, explicou o presidente do INE, reside na dificuldade que os técnicos têm encontrado na transmissão, via internet, dos dados em alguns pontos do país.

Para este recenseamento, os questionários em papel foram substituídos por PDAS, adquiridos com o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)).

A operação Censo 2010 conta com ainda o apoio das Nações Unidas, Cooperação Espanhola e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), entre outras instituições.

0 comentários:

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS