Cabo Verde já tem O primeiro museu da água. A iniciativa é da Câmara Municipal de Ribeira Brava e enquadra-se no desígnio camarário, de 2010 como o Ano Municipal da Água.
Situado no Cachaço, em plena reserva do Parque Natural do Monte Gordo, o Museu da Água foi inaugurado, recentemente, no âmbito do Dia Internacional da Água, celebrado no passado dia 22 de Março.
Com esta iniciativa, a autarquia da Ribeira Brava pretende resgatar a história e a vivência da população, que está associada ao transporte manual da água no arquipélago, principalmente, na “Ilha de Chiquinho”.
Co-financiado pelo Governo de Cabo Verde, pela Câmara Municipal da Ribeira Brava e pela UNICEF –DAO, o Museu da Água está integrado num projecto mais amplo de desenvolvimento sustentável da população do Parque Natural do Monte gordo, que é uma das 47 áreas de paisagem protegida do arquipélago.
Embora, seja de pequena dimensão, o Museu da Água está bem equipado com utensílios como o pote, o moringue de mão e de cabeça e a “ardidja”, o tradicional pano de cabeça, onde se coloca o pote.
De destacar ainda vários painéis educativos, alusivos à importância do recurso água para o arquipélago e para a comunidade local.
GC
Ribeira Brava tem o primeiro Museu da Água do País
|Posts Relacionados:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 Comentário:
O que significa UNICEF - DÃO
Enviar um comentário