Meteorologia

Equipa da Millenium Challenge Acount Cabo Verde (MCA-CV) de visita de S.Nicolau

|

Uma equipa do Mllenium Challenge Account Cabo Verde (MCA-CV), visita a ilha de São Nicolau, de 30 de Agosto a 2 de Setembro, com o objectivo de fazer a recepção provisória das obras de construção de quatro reservatórios e dos sete sistemas de abdução e distribuição de agua na bacia hidrográfica de Fajã no âmbito do Projecto de Gestão das Bacias Hidrográficas e Apoio à Agricultura.


Esta missão, chefiada pelo Director do MCA-CV, Laurent Mehdi Brito, vai também realizar, no dia 31 de Agosto, pelas 15 horas, um encontro com os agricultores beneficiários do projecto agrícola, no Centro de Extensão Rural de Fajã. Este encontro visa partilhar com os beneficiários informações sobre as realizações do projecto e informar sobre a conclusão do mesmo em Outubro próximo

A Vila da Ribeira Brava completa, a 30 do corrente mês de Agosto, a bonita idade de 279 anos

|

Como Património Nacional que é, a Vila da Ribeira Brava merece uma atenção e carinho especial.Em nota de imprensa a Câmara Municipal avançou ao SNNEWS que tudo tem feito, junto com a população, para que a sede do Município seja uma urbe alegre, limpa, ordenada e acolhedora. No quadro dos 279 anos da Vila da Ribeira Brava, a Câmara Municipal da Ribeira Brava decidiu realizar um encontro de arquitectos, nos dias 29 e 30 de Agosto, com o propósito de se discutir as formas de preservação desse património nacional, com destaque para a preservação da sua traça arquitectónica, as normas a observar na elaboração de projectos de arquitectura e construção civil, sem por em causa o desenvolvimento que se quer da própria Vila.
É notória a existência, de há alguns para cá, de edifícios antigos em estado de degradação e pardieiros que em nada dignificam a Vila da Ribeira Brava. A edilidade, consciente da necessidade de uma intervenção e diálogo com os munícipes, estejam eles no Município ou fora dele, vai dar um prazo de 6 meses a todos os donos dos prédios em avançado estado de degradação e dos pardieiros abandonados, para contactarem os serviços da Câmara Municipal da Ribeira Brava, no sentido de apresentarem um plano de intervenção nesses imóveis, caso contrário serão tomadas medidas constantes no código de postura e na lei sobre essa matéria.

Onda tropical pode provocar chuva e vento no país

|

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) informa que uma onda tropical que está a aproximar-se de Cabo Verde pode provocar chuvas e vento nas próximas horas, principalmente nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava.
O meteorologista José Augusto Piedade explicou ao asemanaonline que por volta das 12 horas desta terça-feira a onda tropical, designada por Earl, deve transformar-se numa depressão, provocando chuva, trovoadas e “algum vento” no arquipélago.

“Felizmente, só a borda da Earl vai bater em Cabo Verde. O núcleo da depressão deve passar ao largo do arquipélago, por isso a situação não é alarmante. De todo o modo, prevemos que haja chuva, trovoadas e algum vento, sobretudo na região sul do país – Santiago, Fogo e Brava”, informa o meteorologista.

De resto, esta é a época das ondas tropicais neste corredor atlântico. À medida que entram oceano adentro e encontram as águas quentes transformam-se em depressão ou mesmo furações, que anualmente causam muitos estragos na América Central e nos Estados Unidos de América.

Já este fim-de-semana, o Centro Nacional de Furações norte-americano (NHC, na sigla em inglês) alertava que outra depressão tropical, formada a 885 km de Cabo Verde, dirigia-se para as Bermudas, onde deveria virar furacão nesta segunda-feira, 23.

A depressão tropical, baptizada de Danielle, está acompanhada de ventos de 45 km/horas. A probabilidade de a região apresentar um ciclone tropical é de 60% nas próximas horas.

Tempestade tropical Danielle no leste do Atlântico

|

Danielle que formou-se no leste o oceano Atlântico, com ventos de cerca de 65 Km/hora, de acordo com o Centro de Vigilância de Furacões dos Estados Unidos, avança em direção a noroeste, a uma velocidade de 19 km/hora, segundo o centro. Uma tempestade tropical batizada de Danielle evolui a 1165 quilómetros a ocidente das ilhas meridionais de Cabo Verde, sem apresentar perigo imediato, mas pode atingir a intensidade de um furacão.
Danielle que formou-se no leste o oceano Atlântico, com ventos de cerca de 65 Km/hora, de acordo com o Centro de Vigilância de Furacões dos Estados Unidos, avança em direção a noroeste, a uma velocidade de 19 km/hora, segundo o centro.
As previsões apontam que durante a noite deverá verificar-se uma aceleração da velocidade desta tempestade tropical.
Danielle é a quarta tempestade tropical da época de 2010 no Atlântico.


fonte: REDACÇÃO, com a Lusa

Chove abundantemente na ilha de S. Nicolau

|

Imagem de Passagem algumas horas depois das chuvas de hoje
Durante a tarde de hoje fortes chuvas cairam na ilha de S.Nicolau, mas no entanto nao houve informaçoes de estragos. As chuvas iniciaram por volta das 13 horas e 30 minutos e choveu com muita intensidade ate por volta 17 horas.
A intensidade da chuva fez com que as aguas corressem nas ribeiras e que houvesse alguns focos de inundaçao na Ribeira Brava. Segundo as nossas informaçoes choveu um pouco por quase toda a ilha. Mas nao há informaçoes de estragos. Contudo existe ainda previsao de mais chuva nos proximos dias para ilha de S.Nicolau.

S.Nicolau vai ter dois Liceus autónomos já no próximo ano lectivo

|

SNNEWS - A ilha de S.Nicolau passará apartir do ano lectivo que vai iniciar, de um novo Liceu autónomo na Vila do Tarrafal. A informação foi avançada ao SNNEWS pelo Director da Escola Secundaria Baltazar Lopes da Silva, Amilcar Barreto Ramos. Outra novidade para este ano e a expansão do ensino ate o 8.º ano no pólo da Faja.

Segundo Amílcar Barreto,a criação do Liceu do Tarrafal, com uma direcção autónoma, dará um nova alento ao ensino no Tarrafal. Neste momento a Câmara Municipal da Ribeira Brava já esta a trabalhar na reabilitação do espaço na Escola de Faja para que a em Setembro iniciem as aulas do 7.º e 8.ºano de escolaridade

Ribeira Brava com novos sinais de transito

|

A Ribeira Brava tem desde já há alguns dias novos sinais de transito, que virão disciplinar o transito na Ribeira Brava, que em certos períodos do dia apresentavam-se quase caóticas pelas ruas da vila. A instalação desses sinais esta orçada em cerca de 500 contos.

Segundo SNNEWS apurou a instalação desses sinais esta enquadrado num projecto mais amplo que vista a instalação de sinais de informação turística, não só na Vila da Ribeira Brava, mas por todo o município. Alem de sinais de transito esta sendo feita a colocação de espelhos também nos cruzamentos e entroncamentos para ajudar a aumentar a visibilide dos condutores. Ainda segundo o Presidente da Camara Municipal da Ribeira Brava, Americo Nascimento, a construção do nova estrada que vai contornar Ribeira Brava pela Maiamona deverá ajudar a diminuir o transito dentro da Vila nas horas de maior trafego. Essa estrada devera estar pronta ja no proximo ano.


Documentário “M`ri Chica" exibido na Ribeira Brava nesta Quinta - Feira

|

A ONG Maré Caela, presidida pela jornalista Maria de Lourdes de Jesus, apresenta o documentário “M`ri Chica foi a primeira”, esta quinta feira as 21 horas na Esplanada Sodade - Praça Conego Bouças aqui na Ribeira Brava na ilha de São Nicolau, em homenagem à primeira emigrante cabo-verdiana a chegar às terras italianas.
Realizado por Maria de Lourdes de Jesus, com a Kenzy Prodution, o documentário conta a história de emigrantes cabo-verdianos na Itália, que regressaram em definitivo para Cabo Verde.

“Foram entrevistadas pessoas reformadas que resolveram vir fixar residência em Cabo Verde, mas também jovens que se formaram e retornaram para trabalhar no país e pessoas que vieram investir as suas poupanças nas ilhas”, diz Maria de Lourdes de Jesus.

O título do documentário, “M´ri Chica foi a primeira” centra-se na primeira mulher-emigrante, natural da ilha de Santo Antão, cujo documento, com a data de 1960, foi localizado na embaixada de Portugal em Itália.

“É uma emigração forte e de coragem. São pessoas que estão a retornar ao seu país porque conseguiram realizar o seu projecto migratório, que é de trabalhar, acumular bens e vir viver em Cabo Verde. Ou pessoas que investiram na sua formação e vieram, sem riquezas, mas assentes no seu conhecimento e experiência”, acrescenta.

Todos esses ex-emigrantes, garante a nossa entrevistada, estão hoje bem inseridos em Cabo Verde, excepto por alguns problemas a nível da protecção social, uma vez que os governos dos dois países envolveram-se num empurra-empurra, que não ata nem desata.

O documentário, que tem uma hora de duração e já foi exibido pela cadeia de televisão RAI Itália com uma repercussão “muito positiva”, segundo Maria de Lourdes de Jesus, será apresentado na ilha de São Nicolau em Agosto, no âmbito das actividades do Dia do Emigrante. A realizadora espera também convencer a TCV a exibi-lo, posteriormente, para que todos os cabo-verdianos possam apreciar essa “lição de vida”.

“M´ri Chica foi a primeira” faz parte de um projecto de pesquisa sobre a emigração cabo-verdiana na Itália, realizado por Maria de Lourdes de Jesus, que contempla ainda a publicação de um livro autobiográfico, ilustrado com muitas fotografias. Esta jornalista espera apresentar o livro em breve na Itália e na diáspora e, se conseguir editá-lo em português, também dará a conhecer aos cabo-verdianos a saga dos seus patrícios na terra da pizza.

Edição festival da Lagoa 2010 cancelado

|

SNNEWS - A 23.ª edição do festival de Lagoa em Juncalinho não deverá acontecer, isso porque conforme SNNEWS apurou não houve apoios suficientes para a realização deste certame

Esta é primeira vez em 23 anos o festival que o certame não vai acontecer. Segundo informações de fonte segura a organização decidiu cancelar o evento por não terem conseguido apoios financeiros suficientes para a sua realização. A edição deste ano esta programada para este fim semana, e deveria contar como sempre com vários artistas da ilha.

Chove na Ribeira Brava

|

SNNEWS - 18 de Agosto - 00:56mn - Chove na Ribeira Brava desde as 23 horas desta terça feira. Chuva com intensidade moderada que não e motivo de preocupação. Por esta altura a chuva e motivo de alegria e traz esperança aos homens de campo numa boa azagua. A previsão do sapo.cv e de mais chuva para esta quarta feira, esperamos que continue de forma moderada.

CM da Ribeira Brava pretende por cobro a poluição sonora na Ribeira Brava

|

O Edil da Ribeira Brava, Américo Nascimento, em conferencia de imprensa informou que depois de uma reunião na semana passada, a equipa camarária decidiu que é necessário por cobro as exageros sonoros durante a noite, nomeadamente festas,actividades culturais e viaturas sem escape que tiram o sono a quem quer ter o repouso que é um direito concedido por lei.

Américo Nascimento disse que " esta instituído que as pessoas tem direito ao sossego e á tranquilidade... há um limite para a questão das festas, há um horário cuja licença é atribuída pela Câmara Municipal e que tem que ser cumpridas e que são enviadas a esquadra da policia a quem cabe fiscalizar em termos de cumprimento dos horário."

Há outras formas de poluição que devem ser vistas, nomeadamente a publicidade móvel, que segundo Américo Nascimento, terá que  ter uma licença e deverá respeitar também um limite em relação a potencia sonora. Em relação as motas que circulam sem silenciador, de forma ilegal, a Câmara Municipal irá analisar essa situação fundo e dentro pouco tempo ira deliberar sobre essa matéria.

Esquadra da Policia Nacional da Ribeira Brava com reforço de pessoal e automóvel

|

SNNEWS - A esquadra da policia nacional na Ribeira Brava tem recebido nos últimos alguns novos policiais e uma viatura nova que vai aumentar a capacidade de resposta da esquadra, as solicitações da população a nível de segurança de pessoas e bens.

O Comanadante da Policia Nacional da Ribeira Brava, Leandro Fortes, avançou em entrevista a radio comunitaria da Ribeira Brava que "recebemos 5 elementos , foram transferidos 4 e também temos mais um elemento que ficou para vir de S.Vicente e que deverá vir brevemente.Com esse reforço e também com a chegada da nova viatura, ira permitir melhor enquadramento do pessoal no terreno,e ira dar melhor resposta as solicitações da sociedade civil, principalmente das pessoas residentes fora do centro da vila, nesta base pretendemos nos últimos dias, principalmente nese fim de verão dar uma melhor resposta as solicitações a nível de segurança de pessoas e bens". Leandro fortes disse ainda que a chegada da viatura ira colmatar as dificuldades anteriores, já que antes a esquadra possuía apenas uma viatura, com claras dificuldades mecânicas.

Corpo de turista alemã que morreu em S. Nicolau segue para o seu país

|

O corpo da alemã Imke kampermann que faleceu na passada sexta-feira, 13, no hospital do Tarrafal de S.Nicolau, supostamente por hemorragia interna provocada por uma queda nas proximidades da Praia de Baxu Rocha, deve seguir esta terça-feira para o seu país. O cadáver da vítima permanece, até à hora da sua transladação, em câmara fria, na delegacia de Saúde da Ribeira Brava.
A vítima sofreu uma queda, que lhe provocou lesões graves num dos pés e outros ferimentos no corpo. Ferida e a perder muito sangue, só recebeu assistência médica quatro horas depois da queda, não só devido à comunicação tardia do ocorrido às autoridades locais, mas também porque o local onde ela se encontrava - nas proximidades da Praia de Baxu Rocha, a sul da vila do Tarrafal - é de difícil acesso.

Na verdade, acompanhada do seu namorado Hans Christof e do pessoal da equipa que a socorreu, Imke kampermann, de 28 anos da idade, só deu entrada no centro de saúde do Tarrafal às 20h20, quando o acidente terá ocorrido por volta das 16 horas.

Ouvido pelo asemanaonline, o médico Valter Alves, que assistiu a jovem alemã, afirma que ela poderá ter morrido por causa de uma hemorragia interna. «A jovem alemã chegou quase em estado de coma ao hospital, talvez porque passou muito tempo para ser socorrida e receber a assistência médica. A equipa de serviço fez todos os esforços possíveis para reanimá-la, mas tal foi impossível e acabou por falecer. É muito provável que a jovem tenha morrido por causa da hemorragia interna, já que ela apresentava muitos ferimentos, principalmente na face e nas pernas. Pedimos que seja feita uma autópsia ao corpo da vítima no seu país de origem para que se apure a causa real da sua morte», avança aquele médico, que descarta, neste momento, a hipótese de homicídio.

Já o comandante da Esquadra no Tarrafal conta que o caso foi comunicado à polícia às 17h55. «O assunto foi anunciado por um cidadão que não se identificou. Este relatou que havia um casal de turistas de nacionalidade alemã que, a cerca de 300 a 400 metros da Praia de ´Baxu Rocha’, passava por aflição. Disse também que a mulher teria sofrido uma queda, apresentava lesões num dos pés, por isso precisava de ser socorrida», relata José Barbosa.

Barbosa acrescenta que, infelizmente, a PN só partiu rumo ao local do acidente às 18h44. Isto depois de ter mobilizado os meios materiais e humanos necessários para essa operação – uma pequena embarcação cedida e pilotada pelo italiano Marcos, uma lancha de borracha e cinco pessoas, incluindo um técnico de saúde. Já à noitinha (19h04), a equipa de resgate chegou de barco à zona de Praia de Baxu Rocha.

Ainda no local a sinistrada recebeu os primeiros socorros e depois foi transportada por quatro pessoas para a embarcação.

No regresso à Vila, a equipa deparou-se com mar agitado, pelo que foi necessário, por razões de segurança, fazer o trajecto devagar. Às 20h07 a embarcação chegou à baía e Imke kampermann deu entrada no hospital do Tarrafal às 20H20, onde viria a falecer uma hora depois.

«Do local do acidente e até cinco minutos antes da sua morte, a jovem não parava de chorar e gemer», conta José Barbosa, lamentando a morte da turista alemã.

ADP

Jovem Turista com 29 anos do sexo femenino de Nacionalidade Alemã, morreu na noite de Sexta feira no Município de Trrafal na ilha de S. Nicolau

|

Segundo o Delegado da Saúde substituto na ilha, Médico Orlando Andrade, tudo leva a crer que as causas da morte teriam sido originadas por uma queda devido aos traumatismos e vestigios de sangue encontrados no corpo da jovem, que na altura encontrava-se na «Praia de Baixo Rocha» acompanhada do namorado e ou companheiro quem não conseguiu explicar o sucedido. Contudo até esta altura não foi possível a identificação documental da vítima»

SNNEWS falou com uma testemunha no local que disse que a vitima e o companheiro encontravam-se numa zona de rochedos ao lado da Praia e que por volta das 17 horas, o conpanheiro da vitima apareceu na praia em panico pedindo ajuda para a vitima. No entanto, conforme nos contou a testemunha, no local nao havia rede de telemovel para se providenciar o socorro imediamnete, so cerca de meia hora depois foi possivel estabelecer contacto com tarrafal e posteriormente foi providenciado um bote que só chegou no local por volta das 19:30h. A vitima só chegaria ao hospital por volta das 20horas e 30 minutos, conforme soube-se na manha de hoje a vitima nao resistiu aos ferimentos, falecendo na noite de ontem.

Radio Comunitária da Ribeira Brava faz cobertura do dia municipal do emigrante

|

Acontece hoje na Praça Conego Bouças as actividades do segundo dia de comemorações do dia do emigrante da Ribeira Brava. As actividades começaram logo cedo com a instalação de stands e para mais logo esta acontecerão varias outras actividades de cariz cultural. Apartir das 14 horas, a Radio Comunitaria da Ribeira Brava estará em directo fazendo a cobertura dessas actividades.
SNNEWS sabe que esta emissão exterior da radio está enquadrada numa politica de aproximação e divulgação hunto dos seus ouvintes, especialmente dos emigrantes. Outro objectivo é dar aos emigrantes na diaspora, que não podem por esta altura estar aqui na Ribeira Brava, oportunidade de acompanharem as actividades em sua homenagem. Durante este verão, a Radio ja participou em algumas actividades, com transmissão em directo, com destaques para a transmissão das actividades da Feira Agropecuaria da Ribeira Brava em finais de junho, e mais recentemente transmissao em exclusivo e em directo do festival Praia Tedja 2010, da Vila do Tarrafal

Possibilidade de chuva forte para quinta-feira preocupa população

|

o site freemeteo.com preve chuva e possibilidade de forte tempestade com trovoada durante o dia, céu nublado durante a noite,ventoso para a proxima quinta-feira o que deixou a população apreensiva, ja que não conseguem esquecer o sucedido do ano passado.

A informação surgiu nesta sexta-feira, na pagina www.freemeteo.com, que preve fortes chuvas e vento para a proxima quinta-feira. A informação foi recebida com preocupação por parte da população que não conseguem esquecer a tragedia que aconteceu na Ribeira BRava no ano passado, quando fortes chuvas causaram grandes estragos no Municipio.
Relembrar que a organizações meteorologicas mundiais preveram a possibilidade de fortes para Cabo Verde este ano, especialmente para ilhas mais montanhosas. Nesse sentido, deverá chegar nestes a São Nicolau, um contigente militar, composto por 25 elementos, que virá reforçar os serviços de Protecção civil na ilha, para o caso de haver necessidade.

Associação Dr. Julio homenageia Luis Mariano com uma noite cultural

|

Centenas de pessoas encheram o polivalente da Chazinha para uma noite de actividades culturais na noite desta sexta-feira, 13 de Agosto.As actividades foram realizadas pela Associação Juvenil, Cultural, Desportiva e Recreativa Dr. Julio e teve como objectivo homenagear um elemento do gupo que há pouco tempo teve a infelicidade de ter uma perna amputada, Luis Mariano.


Actividades tambem enquadradas no programa de verão da Associação, iniciaram por volta das 21 horas. A noite foi abrilhantada pelo grupo teatral Beleza de Caleijão, grupos de dança Novo Horizonte (Caleijão), Break Dance, Toror 4 (Tarrafal), MDS Girls (Ribeira BRava) e Tropi Dance. Quanto a musica, houve lugar para as actuações do Grupo de Hip Hop de S.Vicente, Double HB, WSW do Tarrafal e actuação de grupo de Aguas das Patas. Durante as actividades houve a homenagem ao Luis Mariano, que recebeu da Associação um envelope fechado, e que se demonstrou muito emociado com o gesto. As actividades tiveram o seu termino por voltas das 2 horas da manha.

Covoada deverá ter energia electrica até final do ano

|

Em conferencia de Imprensa o Presidente da Camara de Ribeira Brava, Américo Nascimento anunciou que a Electrificação da zona de Covoada orçada à volta dos 15 mil contos deverá ficar concluída até ao fim deste ano.



O concurso publico para a aquisição dos equipamentos foi vencido pela empresa Electric que deverá fornecer os materiais necessários para levar energia até Covoada. Segundo o edil da Ribeira Brava, o inicio de electrificação dessa zona deverá iniciar dentro de mais ou menos dois meses, "os equipamentos tem de ser importados fora do pais, mas estamos a fazer esforços para conseguirmos os postes e e iniciar o trabalho de colocação dos postes que é o trabalho mais difícil que é o colocar os postes na subida e descida da covoada" realçou Américo Nascimento. A energia eléctrica deverá chegar a covoada por altura das festas de fim de ano. Este projecto esta orçada em 15 mil contos.

Dia Internacional da Juventude Comemorada na Ribeira Brava

|

A juventude mundial comemora hoje, 12 de Agosto, o seu dia, instituído em Dezembro de 1999 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Na Ribeira Brava algumas actividades assinalam o dia.

A efeméride é comemorada aqui na Ribeira Brava com um tarde com actividades na praça Cónego Bouças que terá inicio por volta das 17 horas na Praça Cónego Bouças.

Dia Municipal do Emigrante Comemorada em Ribeira Brava

|

SNNEWS - Comemora-se neste fim de semana aqui na Ribeira Brava o Dia Municipal do Emigrante. A data da comemoração desta efeméride é o dia 15 de Agosto.
Contudo devido a outras actividades que deverão acontecer neste domingo as actividades foram antecipadas para sexta e Sábado.

O programa do dia do emigrante deste ano tem inicio ja na sexta feira pela manha com uma visita por parte dos emigrantes ao Orfanato, Centro de Formação profissional e ao Reservatório de Agua no Caleijão seguido de uma visita guiada ao Parque Natural de Monte Gordo e almoço.

Ja no sabdo as actividades começam por volya das 08 horas da manha com instalação de stands e radio praça e realização de actividades culturais e recreativas, tais como trajes carnavalescos, trajes tipicos, jogos teatro e tarde musical com participação de vozes da ilha.-

O encerramento das actividades será com uma noite caboverdiana, a acontecer na esplanada sodade.

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS