Meteorologia

S. Nicolau terá água desanalizada ainda este ano

|

A zona de Caleijão, em S. Nicolau já tem um reservatório com capacidade para 500 toneladas de água. A inauguração aconteceu hoje, 23, e o acto foi presidido pelo edil Américo Nascimento.

"Na sequência dessa infra-estrutura, outras vão ser edificadas com vista a servirem de estação de bombagem", asseverou o edil avançando a ideia de que a instalação do processo de dessanilização vai ser instalado na localidade de Preguiça.

"Vamos ainda lançar o primeiro tubo de adopção de água a Chã de Norte que tem uma perspectiva maior daquilo que foi projectado inicialmente, e agora a ideia é ter água em toda a zona leste isto ainda este ano", garantiu o Presidente do município de Ribeira Brava, que se diz estar satisfeito com os trabalhos que tem vindo a desenvolver em matéria de água, que em seu entender deverá ser em quantidade e qualidade. Neste processo de valorização de água, já temos um museu de água que fica na localidade de Cachaço, e que vai servir como um roteiro turístico", finaliza.

ASR, Expresso das Ilhas

Entrega de Moradias Sociais a moradores Campo Pedrada

|

UM SONHO QUE SE TORNA REALIDADE


CMTSN - No dia 28 de Março de 2010, domingo, pelas 17 horas o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, procederá a entrega de 10 (dez) moradias sociais a dez famílias carenciadas da zona de Campo Pedrada, restituindo assim um tecto mais condigno e com alguma qualidade de vida e maior dignidade.
O acto contará com a presença da Sra. Ministra do Trabalho Família e Solidariedade Social.

Os moradores do quarteirão denominado Rua” D’Espanha” em Campo Pedrada viviam em condições infra-humanas, assim o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal S.N., num projecto pessoal que a Câmara Municipal do Tarrafal abraçou, devagar mas com empenho, decidiu melhorar as condições aqueles residentes, promovendo primeiramente a sua transferência para outro local mais digno enquanto eram construídas novas moradias no local.

Apesar de vários constrangimentos, eis que neste domingo num gesto justo e merecedor as famílias carenciadas da referida localidades receberão as tão esperadas moradias.

A realização destas infraestruturas foi possível graças ao financiamento da Câmara Municipal e Governo. A execução da obra esteve a cargo da Câmara Municipal do Tarrafal, que contou com a parceria da empresa da Construções Carolina, em serviço de empreitada no Município.

O custo total ultrapassou os 16,000 contos cabo-verdianos.

Câmara Municipal dá seguimento ao programa de inaugurações

|

CMRB - Ribeira Brava, 26 Mar - Dando seguimento ao Programa de inaugurações previstas pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, dentro do período de Março a Junho do corrente ano, foram já realizados os seguintes eventos nos dias 22 e 23 do corrente:

 



Apresentação e discussão do Plano de Água para o biénio 2010/2012, inauguração do Reservatório, com a capacidade para 500 m3 de água, situado no Calejão, lançamento do 1º Tubo da conduta que levará, numa primeira fase, a água a Chã de Norte, e inauguração do Museu de Água na localidade de Cachaço.


A convite da Câmara Municipal, estiveram presentes aos actos os representantes de organismos nacionais e internacionais, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, o Director-Geral do Ambiente, o Presidente do Conselho de Administração da ELECTRA, o Director do Departamento da Produção e Distribuição da ELECTRA para a Região Norte, o Presidente da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento, um representante do Departamento das Nações Unidas, sediado na Praia, para além de Deputados municipais e vereadores.

CMRB/GCI

Coca-Cola entrega 20 mil dólares à ARDEPTI de São Nicolau

|

ASEMANAONLINE - A Fundação Coca-Cola entregou um cheque de 20 mil dólares (cerca de 1.600 contos) à Associação Regional de Desporto para Pessoas Portadoras de Deficiência, Carenciadas e Terceira Idade (ARDEPTI) da ilha de São Nicolau.

O montante, que vai complementar um outro cheque de 10 mil dólares entregue em Novembro de 2009 pela mesma Fundação no quadro da parceria com esta associação, vai financiar as actividades agrícolas na localidade de Praia Branca.

O director-geral da Cavibel, representante da Coca Cola, acredita que o donativo ajudará os portadoras de deficiência a suprir as suas necessidades. Enrique Huguet prometeu mais ajudas às instituições que trabalham com as pessoas carenciadas.

Presente na cerimónia, a embaixadora dos EUA em Cabo Verde garantiu que o seu país quer estabelecer parcerias com as instituições na execução de projectos sociais, sobretudo nos sectores da agricultura, educação, formação profissional, visando combater a pobreza no seio da população. Segundo Marianne Myles, com este gesto a Fundação investe cada vez mais no social, dando suporte à população que mais precisa.

Já o presidente da ARDEPTI, Aquilino Ramos, afirmou que o montante vai ajudar no arranque da primeira fase do projecto na área da cultura hidropónica e rega gota a gota. Apelou a outras instituições no sentido de seguirem o exemplo da Coca-Cola, com vista a melhorarem a vida das pessoas portadoras de deficiência.

O projecto, que ocupa um terreno de 10 mil metros quadrados de terreno doado pela Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, terá uma segunda fase, ainda sem orçamento

SIM alargado em São Nicolau

|

A implementação do Sistema de Informação Municipal (SIM) nos municípios do Tarrafal e Ribeira Brava na ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, está a ser alargada ao módulo financeiro.

A instalação deste novo módulo do SIM está a ser efectuada por técnicos do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação e deverá estar concluída nas próximas duas semanas.

Esta nova fase do processo surge depois de ambos os municípios de São Nicolau terem sido integrados na rede de comunicação do Estado cabo-verdiano.

Ribeira Brava: Comité Direitos Humanos com as crianças no centro das preocupações

|

Vila da Ribeira Brava, 20 Mar (Inforpress) - O Comité Regional dos Direitos Humanos (CRDH) no município da Ribeira Brava, com apenas uma semana de existência, já tem duas questões quentes na agenda: maus-tratos das crianças e crianças sem o registo de nascimento.

O seu responsável, Verónica Santos (Vony), considera o problema de maus-tratos de crianças na Ribeira Brava “grave”, pelo que a situação no seu entender merece uma pronta intervenção.

“Há muitos casos de maus-tratos de crianças, por isso, queremos agir rápido”, faz saber.

Quanto à situação de crianças sem o registo de nascimento, considera a situação também preocupante, citando, como exemplo, o caso da localidade piscatória de Preguiça, onde “existem muitas crianças sem o registo”.

Para esta última situação, Vony Santos, que é o ponto focal da Comissão Nacional dos Direitos Humanos no município da Ribeira Brava, disse que o CRDH defende a implementação do registo das crianças no hospital, logo após o seu nascimento, como acontecia anos atrás.

As duas situações vão estar no centro das atenções do CRDH durante os próximos três meses.

Vony Santos informou à Inforpress que o organismo que zela pelos direitos humanos no município da Ribeira Brava está a discutir um plano de actividades para os próximos três meses, com as duas questões – maus-tratos das crianças e crianças sem registo, no centro das preocupações.

Informou ainda que outras questões de direitos humanos neste município estão na pista do CRDH, nomeadamente as relacionadas com a violação das crianças, crianças portadoras de deficiências e doentes de HIV-sida.

O Comité Regional dos Direitos Humanos no município da Ribeira Brava apresenta-se esta tarde ao público pela primeira vez, com a realização de uma palestra em homenagem ao pai, não fosse hoje o Dia do Pai.

Além de Verónica Santos, esse organismo da defesa dos direitos humanos neste município tem como membros: João Gomes, enfermeiro; Silvestra Soares, técnica social; Gabriela Brito, psicóloga, e Alessandro Martins, professor do Ensino Básico Integrado (EBI).

CH
Inforpress/fim

Cabo Verde enaltece solidariedade do Japão para com a ilha de São Nicolau

|

Cidade da Praia, 19 Mar (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE; José Brito, considerou, hoje,
que a ajuda de urgência do Japão para com Cabo Verde, destinada a reabilitação de infra-estruturas em S. Nicolau, é
“devidamente apreciada” pelos governo e povo cabo-verdiano.

O governante falava na cerimónia de assinatura pelo Japão e Cabo Verde de dois acordos, destinados a reconstrução de
infra-estruturas na ilha de São Nicolau danificadas pelas enxurradas de 2009, e de ajuda alimentar, no valor global de
567 mil contos.

Para o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Américo Nascimento, o contributo nipónico, no valor de 300
milhões de ienes (cerca de 266 mil contos), é mais uma força, um alento para se continuar o trabalho de reabilitação na
ilha de São Nicolau e para dar confiança aos munícipes.

Por seu turno, o embaixador do Japão, Tkashi Saito, disse que o seu país não poderia ficar insensível perante os estragos
causados, em 2009, pelas enxurradas nas diferentes ilhas de Cabo Verde, daí a apoio destinado à ajuda de urgência, no
valor de 300 milhões de ienes (cerca de 266 mil contos).

Esta ajuda é destinada em primeiro lugar à restauração das infra-estruturas nas ilhas atingidas, para que as
populações possam retomar o mais rapidamente ao seu dia-a-dia normal”, explicou aquele diplomata nipónico.

O segundo acordo, ora rubricado, destina-se à ajuda alimentar, no valor de 340 milhões de ienes (aproximadamente 301
mil contos), terá “repercussão positiva” a nível da segurança alimentar, apoio à balança de pagamentos,
criação de emprego e o desenvolvimento através dos fundos contrapartida que financiam projectos no sector agrícola, em
prol das camadas desfavorecidas.

A ajuda alimentar é também uma cerimónia clássica na nossa relação com o Japão, que praticamente desde a
independência das ilhas tem contribuído para o apoio a Cabo Verde neste domínio”, asseverou o responsável
pelo MNE cabo-verdiano.

Na ocasião, assinou-se também o acordo de implementação da ajuda alimentar.
ZS Inforpress/Fim

Cabo Verde e Japão assinam acordos por troca de notas de aproximadamente 570 mil contos

|

Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) - Cabo Verde e Japão assinam sexta-feira, na Praia, dois Acordos por trocas de notas, no montante total de aproximadamente 570 mil contos, destinado a reconstrução de infra-estruturas em São Nicolau e para ajuda alimentar.




Segundo fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), de Cabo Verde, o montante do acordo relativo à ajuda de urgência, no valor de 300 milhões de ienes (cerca de 266 mil contos) vai ser canalizado para a reconstrução/reabilitação de infra-estruturas danificadas com as chuvas que assolaram a ilha de São Nicolau, em Setembro último.

O segundo acordo, a ser rubricado, também pelo embaixador do Japão no arquipélago, Takashi Saito e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, José Brito, destina-se à ajuda alimentar, no valor de 340 milhões de ienes (aproximadamente 301 mil contos) referente ao ano fiscal japonês de 2009.

De acordo com o MNE, esta ajuda, pela sua modalidade, tem uma repercussão positiva a vários níveis, entre os quais, a segurança alimentar, o apoio à balança de pagamentos, a criação de emprego e o desenvolvimento através dos fundos contrapartida que financiam projectos no sector agrícola, em prol das camadas desfavorecidas, contribuindo, desta forma, para a redução da pobreza no meio rural.

Diversificação de culturas, reabilitação de infra-estruturas rurais, massificação de sistemas de irrigação e introdução de técnicas de hidroponia e aeroponia, modernização e aumento da produção agrícola, são alguns desses projectos agrícolas.

O governo nipónico, desde os primórdios da independência de Cabo Verde, para além da ajuda alimentar atribuída anualmente, tem outorgado ajuda não reembolsável, canalizada, especialmente, em domínios cruciais, nomeadamente, agricultura, pescas, telecomunicações, desporto, exploração e abastecimento de águas às populações, saúde, formação de quadros, transportes e infra-estruturas.

Por outro lado, o Japão concedeu recentemente, a Cabo Verde empréstimos para implementação de projectos no sector energético (electricidade).

ZS
Inforpress/Fim

Meninos cabo-verdianos perdoados pelo prefeito de Roma

|

O presidente da Câmara municipal de Roma, na Itália, Gianni Alemanno, disse nesta terça-feira que não apresentará queixa contra um grupo de adolescentes que teriam agredido o filho, de 15 anos.

As autoridades identificaram o grupo como filhos de imigrantes filipinos e cabo-verdianos.



De acordo com o relatório policial, o jovem Alemanno e um amigo dele foram confundidos com um grupo de italianos que tinham tido um desaguisado com os meninos imigrantes.

O pequeno Alemanno contou que foi empurrado, insultado e que teria apanhado algumas bofetadas. Ninguém saiu ferido do incidente registrado na segunda-feira.

O prefeito que está no poder desde 2008, afirmou que pretende atacar a problemática da delinqüência juvenil e evitar que essas crianças caiam no submundo dos gangs.

PORTUGUESES ESCOLHEM CABO VERDE PARA FÉRIAS DA PÁSCOA

|

Lisboa, 18 de Março - Cabo Verde é o destino de eleição das férias da Páscoa dos portugueses, mas a Madeira está a obter "uma reação muito positiva" do mercado turístico, apesar do temporal que sofreu em Fevereiro.

Numa análise preliminar, o vice-presidente da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, destacou à Lusa que as viagens de férias no período da Páscoa estão, este ano, a registar uma procura ligeiramente superior à do ano passado e que ao contrário do que se temia, o temporal que se abateu sobre a Madeira a 20 de Fevereiro não fez decrescer a procura.

Os destinos procurados pelos portugueses para passar as férias da Páscoa não são muito diferentes do habitual, salientando-se "no médio curso, um grande destino estrela que é Cabo Verde", salientou Pedro Ferreira da Costa.

Segundo o mesmo responsável, a escolha deve-se à abertura de novos "resorts" turísticos, nos últimos anos, na ilha da Boavista e frisou que Cabo Verde tem tido "manifestamente um aumento da procura que a oferta instalada não permite absorver".

No longo curso, o vice-presidente da APAVT destacou a procura pelo Brasil, "que tem uma malha aérea bastante importante, sobretudo através da TAP" e as Caraíbas, um destino que não está disponível em voos regulares, mas que tem importantes operações "charter" anuais para a República Dominicana, Jamaica, Cuba, México.

PRIMEIRO CÃO SURGIU NO MÉDIO ORIENTE

|

O maior estudo genético já feito sobre cães domésticos acaba de mostrar que, no seu ADN, as várias raças de cães são ainda mais parecidas do que se imaginava.

Enquanto a maioria das diferenças de peso e altura em humanos e outros animais envolvem vários genes com efeitos individuais pequenos, nos cães um único gene é responsável por mais de 50% da variação no tamanho do corpo, por exemplo.

Os cientistas conseguiram também apontar o local onde os primeiros lobos foram domesticados: no Médio Oriente, e não no Extremo Oriente, como se pensava. Os investigadores chegaram a esta conclusão analisando excertos de material genético de mais de 900 cães de 85 raças e de lobos do mundo inteiro. Assim, foi possível criar um grande retrato de família, montando uma árvore genealógica da espécie.

O resultado revelou-se inesperado, porque a localização geográfica das raças não parece ter relação com as diferenças genéticas entre elas - ao contrário do que ocorre com espécies que evoluem naturalmente. Afinal, é a selecção artificial humana, não a selecção natural, a principal força a guiar a evolução canina.

As pessoas escolhem os animais que vão sobreviver utilizando critérios como a docilidade, a beleza, a utilidade na caça ou com rebanhos. A selecção artificial faz com que as características da região onde o animal vive não sejam tão importantes quanto a vontade dos criadores na determinação das suas características.

Os cientistas perceberam como a domesticação podia causar grande impacto nos animais na década de 1950. O soviético Dmitri Belyaev, na época, seleccionou por seis gerações as crias de raposa mais dóceis para se reproduzirem. No final, os animais eram ávidos por contacto humano e até ganharam características físicas que os humanos consideram simpáticas, como as orelhas caídas.

A selecção artificial aconteceu com força em dois momentos, diz Robert Wayne, biólogo da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Ele é co-autor do estudo, que envolveu um grupo de 36 cientistas e sai na edição de hoje da revista Nature.

O primeiro momento ocorreu no Médio Oriente, quando surgiram cerca de 20% das raças actuais. Foi quando surgiu a agricultura, há 10 mil anos, que os laços entre humanos e cães se estreitaram. “Nessa região, eles são encontrados enterrados com as pessoas. Num caso, um cachorro foi enterrado nos braços de um homem”, diz Wayne.

O outro foi no século XIX, quando passou a ser moda criar novas raças de cães e apareceram 80% das actuais, dizem os cientistas. Na época fortaleceu-se o conceito de “pureza” das raças, surgindo, a partir de então, animais com todo o tipo de comportamento e porte.

A partir da II Guerra Mundial, o pedigree tornou-se mania entre quem queria comprar um cão. O que os cientistas questionam agora é se tal esforço pela purificação das raças é saudável. A falta de variedade genética pode facilitar a proliferação de doenças.

Presidente do INE visita São Nicolau com "Censo 2010" na agenda

|

O Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), António Duarte, visita São Nicolau até amanhã, 19, no quadro da preparação do IV Recenseamento Geral da População e Habitação.

Na ilha de Chiquinho, António Duarte visita os dois municípios e reúne com os responsáveis das câmaras municipais e dos serviços desconcentrados do Estado.

Em nota, o INE informa que, no âmbito da "grande operação estatística", o instituto "está a desenvolver actividades de preparação em cada concelho do país de modo a permitir uma melhor coordenação das operações logísticas, administrativas e de sensibilização".
Fonte: Asemanaonline

Proteína da banana pode ajudar a combater vírus da SIDA

|

A lectina de banana, denominada quimicamente por “Banlec”, pode servir para prevenir a infecção das células imunes pelo VIH, segundo um estudo publicado no Journal of Biological Chemistry realizado por investigadores da Universidade de Michingan.

Esta família de substâncias tem a propriedade de se unir aos açúcares dos agentes infecciosos, facilitando a sua detecção e destruição pelas células do sistema imunitário.

O processo é simples: a BanLec bloqueia a acção do vírus antes que ele se fixe nas células sanguíneas. Os cientistas de Michigan provaram-no com o HIV, e compararam os efeitos com os dos antivirais já existentes (com a diferença que esses medicamentos não se aplicam localmente mas são injectados ou ingeridos).

Se se confirmarem os resultados, poderia utilizar-se este composto no fabrico de microbicidas, que há mais de uma década estão em estudo com o objectivo de travar a transmissão sexual do vírus.

Fonte: Cienciahoje.

Presidente do INE prepara censo e visita São Nicolau

|


OJE/Inforpress
O Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) estará em S.Nicolau nos dias 17 e 19, no quadro da preparação do IV Recenseamento Geral da População e Habitação.








Segundo a agência de notícias cabo-verdiana Inforpress, durante a sua estadia nesta ilha, António Duarte visitará os dois municípios de São Nicolau para encontros com os responsáveis das Câmaras Municipais e dos serviços desconcentrados do Estado.



Segundo uma nota de imprensa do INE, no âmbito desta "grande operação estatística" (censo de 2010), esse instituto "está a desenvolver actividades de preparação em cada concelho do país de modo a permitir uma melhor coordenação das operações logísticas, administrativas e de sensibilização".

Unidos de Cabo Verde lança Concurso Vozes da Diáspora Cabo-Verdiana

|

Já estão abertas as inscrições (até ao dia 31 de Março) para o Concurso Vozes da Diáspora Cabo-Verdiana, promovido pela Associação Unidos de Cabo Verde. O vencedor poderá gravar um cd com a participação de todos os finalistas do evento.

Este concurso é dirigido aos jovens com idades compreendidas entre os 14 e 20 anos de idade e devem cantar músicas em crioulo ou português. As inscrições podem ser ndereçadas para o correio electrónico: vozesdadiasporacv@gmail.com.

O Concurso Vozes da Diáspora Cabo-Verdiana é organizado pela AMRT (Associação de Melhoramentos e Recreativo do Talude), pelo FASCP (Fundo de Apoio Social a Cabo-verdianos em Portugal) e ainda pela ACSSC (Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém). A iniciativa tem ainda o apoio da Embaixada de Cabo Verde em Portugal e da Câmara Municipal do Seixal.

Fonte: A semanaonline

Câmara Municipal entrega subsídios às associações e clubes federados do município

|

Ribeira Brava, 11 Mar - A Câmara Municipal fez a entrega de subsídios às associações regionais de futebol e de andebol respectivamente, e aos clubes futebol federados do município (SC Atlético, FC Belo Horizonte, CD Ribeira Brava, FC Talho e SC Calejao), para a presente época desportiva.

O Presidente da Câmara Municipal, Américo Nascimento, disse que a câmara tudo tem feito para a prática do desporto no município, e que este subsidio vai no sentido de ajudar os clubes e associações a funcionarem e a melhorar a qualidade do desporto no município. Segundo o presidente, o primeiro objectivo da Câmara Municipal foi a requalificação e arrelvamento do estádio Dideus e que o segundo objectivo passa agora para as modalidades de salão. Para isso, Américo Nascimento avançou que ainda no decorrer deste ano, iniciarão as obras de um pavilhão desportivo.

Fonte:CMRB/GCI

Câmara Municipal assina protocolo com a Associação Regional de Andebol de S. Nicolau

|

Ribeira Brava, 11 Mar - A Câmara Municipal da Ribeira Brava e a Associação Regional de Andebol de São Nicolau assinaram um protocolo de gestão e utilização das placas desportivas de Chãzinha e Maiamona.

O presente protocolo vigorará pelo prazo de 1 ano, renovável desde que as partes assim o entendam.

A assinatura do protocolo teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Américo Nascimento, do Vereador de Desporto, Carlos Barbosa, e do Presidente da Associação Regional de Andebol de S. Nicolau, Pedro Morais.

Fonte: CMRB/GCI

CVT entrega moradia à família desalojada em São Nicolau

|

ASEMANAONLINE - A empresa Cabo Verde Telecom entrega nesta quinta-feira, 11, as chaves de uma moradia a uma família desalojada pelas cheias de Setembro de 2009 no município da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau.

Em nota, a CVT informa que a cerimónia de entrega da moradia contará com as presenças do presidente do Conselho de Administração, Humberto Bettencourt Santos, e do administrador executivo, Fernando Severino.

Estes vão aproveitar a viagem à ilha do Chiquinho para, no quadro de um projecto da Câmara Municipal da Ribeira Brava denominado “Uma Escola, Um Computador”, oferecer 15 computadores para escolas de Estância de Brás e Fajã.

Tarrafal de São Nicolau irmana com Comuna de Fiuggi

|

A SEMANAONLINE - O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de S. Nicolau segue este sábado, 6, para Itália, onde vai assinar um protocolo de geminação com a Comuna de Fiuggi.

Este protocolo, que vai ao encontro da vontade de Frei Gesualdo Fiorini, padre natural de Fiuggi que trabalhou toda a vida em Tarrafal de S. Nicolau, preconiza acções nas áreas de modernização da administração municipal e partilha de experiência nos domínios de gestão urbana e planeamento urbanístico.

A geminação permitirá também a cooperação nos domínios do desenvolvimento económico, com destaque para o sector do turismo, capacitação de funcionários, promoção de intercambio cultural, entre outros.

Entre todos esses sectores são consideradas áreas estratégicas a formação, o intercâmbio juvenil, a promoção cultural e o turismo sustentado.

Em Itália, António Soares deverá encontrar-se ainda com a comunidade cabo-verdiana residente em Roma. Nessa cidade, o autarca tarrafalense tem agendado entrevistas nas rádios e outros órgãos de comunicação social afectas à comunidade cabo-verdiana.

Antes, mais precisamente no dia 5, o edil tarrafalense esteve em Abrantes para tentar reactivar um protocolo de geminação que o seu munícipio mantém com a autarquia lusa.

CP

CENTRO DA JUVENTUDE DE TARRAFAL ORGANIZA ENCONTRO DE REFLEXÃO SOBRE O NAMORO

|

LIBERAL ONLINE - Tarrafal, 01 Março - O Centro de Juventude do Tarrafal de S. Nicolau e o gabinete de juventude da Câmara Municipal do local, em parceria com os alunos do liceu da Vila realizaram no passado sábado um encontro de reflexão sobre o namoro, intitulado “vamos todos reflectir o namoro de hoje em dia e o de antigamente”.

Durante o encontro, foi realizado duas peças de teatro que retratou o namoro das duas épocas distintas, seguido de um debate alusivo ao tema.


O debate contou com a participação de entidades locais, alunos, e professores, mas os presentes notaram a ausência do delegado da Educação no município que foi recentemente empossado no cargo que, apesar de ter sido convidado.

Para os organizadores, o namoro é o alicerce de um bom casamento e de constituição de uma família, valores que devem ser preservados e não banalizados.

OGomes - Liberal Online

Cabo Verde: Fase final do campeonato com datas definidas

|

A fase final do campeonato nacional de futebol de Cabo Verde vai ser disputada entre 8 de maio e 10 de julho, assim que forem conhecidos os campeões das 11 zonas regionais das nove ilhas habitadas do arquipélago.

A data foi fixada no sábado durante a Assembleia-Geral da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), na presença dos presidentes das 11 regiões desportivas de Cabo Verde e em que foram sorteados os dois grupos de seis equipas - A e B - da fase final.

O Sporting da Praia, vencedor da competição nas quatro últimas edições, ficou automaticamente apurado para a fase final, tendo sido integrado no Grupo B, juntamente com os vencedores dos regionais das ilhas do Maio, Sal, Boavista e São Nicolau, aos quais se junta ainda o vencedor da região Santiago Norte.

No Grupo A, o vencedor do campeonato regional da ilha de São Vicente, como cabeça de série, terá como adversários os primeiros classificados das ilhas da Brava e Fogo, bem como das zonas desportivas de Santo Antão Sul, Santo Antão Norte e Santiago Sul.

Os dois primeiros classificados de cada grupo disputarão, depois, as meias finais, que apurarão os finalistas para decidir o novo campeão.

Madeira: dez universitários cabo-verdianos regressam hoje às aulas

|

Adilson Moreira é um dos dez estudantes cabo-verdianos que hoje regressam à Universidade da Madeira, depois do seu encerramento forçado pela tragédia natural há uma semana. E confessa: “Tive tanto medo que me apeteceu fugir para Cabo Verde”.

Adilson, 26 anos, viu a sua universidade alagada e foi a caminho da residência universitária, a cerca de 20 minutos de autocarro, apercebeu-se da catástrofe. “Nós estamos todos bem”, disse pelo telefone ao asemanaonline, considerando que os poucos cabo-verdianos que vivem na ilha se sentiram muito sozinhos. “Outros países andavam à procura dos seus, a nós ninguém nos contactou”, reclama.

Após dois dias, as comunicações foram retomadas e Adilson telefonou à sua avó na cidade da Praia e seu único familiar, depois dos seus pais terem ambos morrido em Lisboa. “Ela está muito preocupada!”, disse.

Além dos dez estudantes (cinco rapazes e cinco raparigas), há na Madeira três dezenas de cabo-verdianos que vivem em vários pontos da ilha e são muito antigos. “O único sítio onde temos ligação é o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que neste momento até tem sido tolerantes connosco, apesar de já nem termos documentos”, contou.

Este estudante disse que ele e os seus companheiros estudam por conta própria. Estão nos cursos de engenharia informática, electrónica, economia e gestão. Encontram-se na Madeira ao abrigo de um protocolo de cooperação que acabou e por causa disso não puderam pagar as propinas. Alguns têm de trabalhar em construção civil ou a vender coisas por conta de lojas, para conseguir pagar os estudos, pois nenhum possui bolsa.

Adilson Moreira revela que ele e os colegas fizeram demarches junto do reitor da Universidade, mas até agora nada. Esse facto atrasou a divulgação das notas de alguns e outros ficaram “clandestinos”, sem documentos válidos. “Nós não existimos!”

(OL)

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS