Meteorologia

Dificuldades na ligação maritima para Sao Nicolau

|

SNNEWS - A ilha de São Nicolau passa ja está quase dois meses sem ligação maritima com as restantes ilhas de Cabo Verde. Essa situação tem criado grandes problemas para quem quer viajar e tambem no escoamento de mercadorias.

O Ferry Boat Tarrafal que habitualmente fazia a ligação São Vicente - São Nicolau - Praia e o trajecto inverso fez a sua ultima viagem a 7 de Janeiro de 2010. Desde essa data que praticamente não houve transporte de passageiros para e de São Nicolau por via maritima.
Segundo informaçoes colhidas a menos de 15 dias, o Ferry Boat Tarrafal esta avariado sem data para voltar e outro barco, Sal Rei, que poderia subsituir o Ferry Boat Tarrafal estaria a caminho das docas.

A situação é complicada, devido a falta de transporte, os comerciantes da ilha passam por grande sufoco para não ter ruptura de productos nas prateleiras dos seus estabelecimentos.

A situação só não é pior porque navio de carga Mar liso tem feito viagens maritimas diarias entre São Vicente - São Nicolau, transportando os productos que vai abastecendo as lojas e mimimercados. No entanto a capacidade de carga deste navio não é suficiente para manter o stock nos armazens nem nas prateleiras.

GOVERNO GARANTE SOLUÇÃO PARA RESOLVER PROBLEMAS CAUSADOS PELAS ÚLTIMAS CHUVAS

|

Liberal Online – O Governo garantiu esta quarta-feira que já tem na agenda a construção da bacia hidrográfica, na zona de Ribeira Prata, no concelho de Tarrafal de São Nicolau, como forma de prevenir os problemas que as chuvas possam provocar. Essa garantia foi dada pelo Ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, José Maria Neves, no Parlamento.



Nas perguntas direccionadas ao ministro José Maria Veiga, os deputados João Lopes do Rosário, de São Vicente, e Manuel Gomes Fernandes, do Tarrafal de São Nicolau, queriam saber “concretamente” sobre o que o Governo ia fazer para resolver os problemas deixados pelas chuvas de Setembro de 2009.


Para o concelho de Tarrafal de São Nicolau, o ministro explicou que “o Governo disponibilizou 30 mil contos para resolver o problema dos agricultores das zonas de Fragata e Ribeira Prata, diz a Inforpress.


“Está-se a recuperar, porque perderam praticamente tudo. Está-se a fazer a recuperação de alguns diques e furos e, brevemente, iniciaremos a construção da Bacia Hidrográfica da Ribeira Prata”, prometeu o governante.


Já para São Vicente, José Maria Veiga relembrou que “para mitigar os efeitos das chuvas naquela ilha, o Governo disponibilizou 10 mil contos, mas que para melhor resolver todo o problema, a Câmara Municipal deve apresentar uma proposta concreta ao Governo”.


Veiga acrescentou ainda que as duas ilhas vão ser contempladas com 12 furos a partir deste ano.

Com a doação de furos nessas ilhas e a construção da Bacia Hidrográfica na zona da Ribeira da Prata, o Governo confia que irá prevenir para as próximas chuvas.

Novas fotos carnaval 2010

|

Ultramarina e Atletico empatam

|

O jogo desta tarde entre o Spot Clube Atletico e a aequipa da Ultramarina terminou com um empate a zero bolas, jogo a contar para 5.ª jornada do campeonato Regional de Sao Nicolau.

Com esse empate equipa fica agora com 6 pontos, menos 7 que o lider Ribeira Brava que tem 13 pontos, ficando muito longe do objectivo da epoca que seria vencer o campeonato.
Quanto a equipa de ultramarina continua perseguicao de renovar o titulo. Com este empate fica a 3 pontos da liderança.
No jogo da tarde de hoje, domingo, a equipa do Talho venceu a formaçao do Tarrafal, AJAT-SN, por 3-1. Com esta vitoria o talho sai do rabo da tabela para pular ate o quarto lugar do campeonato.



Resultados da Jornada


Talho 3-1 AJAT-SN
Ultramarina 0 - 0 Atletico
Ribeira Brava 8-1 Praia Branca
Belohorizonte 5 - 0 Caleijao

Foto carnaval 2010

|




Ribeira Brava goleia, soma e segue

|

A equipa da Ribeira Brava goleiou neste sabado à tarde a equipa da Praia Branca por 8-1 mantendo assim a liderança do Campeonato Regional de Sao Nicolau.

Com esta derrota a equipa da Praia Branca acumula mais uma goleada das antigas depois ter sido derrotado a semana passada pelo Atletico por 6-0, jogo que contou a para a taça de Sao Nicolau.
Ainda na tarde de ontem a equipa de Belohorizonte proporcionou mais uma goleada nesta jornada ao bater a equipa do Caleijao (Preguiça) por 5-0, mantendo assim na perseguiçao ao lider Ribeira Brava.

Para a tarde de hoje, Domingo, estao reservados dois jogos, AJAT-SN x Talho e Ultramarina x Atletico.

Caiu o pano sobre o carnaval na Ribeira Brava

|

SNNEWS - O carnaval 2010 teve o seu desfecho este Sabado com o desfile dos grupos Zabumba e Chazinha.

À moda antiga, com musica, reinados, folia e centena de pessoas.Cada um trajado conforme a sua criatividade e a desfilarem atras da batucada, cantando, pulando e por vezes gritando, estes dois grupos carnavalesco enterraram o carnaval neste sabado à noite.
No entanto o carnaval de Sao Nicolau continua ja na proxima semana com o evento cultural a acontecer na zona de Estancia de Brás.

Câmara da Ribeira Brava reforça Gabinete Técnico

|

A Câmara Municipal da Ribeira Brava reforçou o seu Gabinete Técnico Municipal com mais dois técnicos superiores. Os técnicos iniciaram funções agora neste mês de Fevereiro.

Sandro Soares do Rosário, engenheiro Electromecânico, e Ercília Maria Nascimento Lopes, arquitecta, são os técnicos superiores recrutados pela edilidade da Ribeira Brava. A contratação deste pessoal com formação superior deve-se as novas demandas do município.

“Temos muitos projectos a nível do urbanismo e precisamos de uma pessoa que domina a área. Também precisamos de alguém que entende de maquinaria e viaturas porque o parque automóvel do município cresceu e estes precisam ser revistos”, explica o vereador Carlos Gomes, para quem estes técnicos vão proporcionar uma melhor capacidade de intervenção técnica nas áreas da sua competência.

Esta decisão saiu da última reunião camarária deste ano, realizado na última terça-feira, em que também se aprovou o slogan “Ano 2010 com mais água e melhor qualidade de vida no município”. Isso tendo em conta a importância deste líquido para o município.

Fonte: A SEMANA ONLINE

Carnaval ainda nao acaboo

|

SNNEWS - O carnaval de Sao Nicolau foi em todos os aspectos espectacular. Tres grupos desfilaram com pompa e circunstancia com muito brilho, folia, alegria e sobretudo com muito civismo.
Regada com muita emocao o carnaval de 2010 ainda nao teve o seu desfecho na Vila da Ribeira Brava

 


Terça feira de carnaval - o Terreiro foi curto para os milhares de pessoas que vieram de todas as zonas da Ilha, de outras ilhas e tambem do exterior para verem o desfile dos grupos do carnaval de Sao Nicolau!!!
Consequencia disso, o ultimo grupo a entrar na Terça, Estrela Azul, praticamente nao encontrou espáco para desfilar no terriro!!!

O carnaval deste ano foi regado de muito fogo de artificio, durante os tres dias de desfile
Brilho da Zona do Caleijao - Uma da srevelaçoes deste ano, fez jus ao seu nome e trouxe muito brilho para o carnaval deste ano. Vestidos de amarelo e laranja e com dois carros alegoricos destacarm-se pelo brilho e pela pontualidade.O grupo desfilou com cerca de 60 figurantes.

Estrela Azul- Como todos os um grupo de muita tradiçao trouxe muita alegria durante os tres dias de desfile, pecando apenas no ultimo dia em que muita gente praticamente nao puderam ver o grupo, ja que este nao fez a paragem habitual no terreiro, seguindo directamente para a zona da Chazinha. O desfile a Chazinha ja é uma tradiçao, em que os elemnetos do grupo fazem uma visita a casa de um dos fundadadores do grupo, Toy marinha.
Estrela azul desfilou com 2 carros alegoricos e cerca de 200 figurntes.
Nota negativa para o atraso em quase todos os dias de carnaval, sabado- 3 horas de domingo - Domingo pela 21 horas e Terca por volta das 22 horas!!!

Copa Cabana - com dois carros alegoricos e cerca de 200 figurantes desfilaram o tres dioa com muita beleza e euforia e com fogo de artificio!!!Pecaram apenas nos longos atrasos de Sabado, em que chegaram ao terreiro na mnha de Domingo- 5 horas, e no domingo pelas 23 horas!!!

No entanto o carnaval deste so terá o seu desfecho no Sabado com o desfile do Grupo Zabumba, que sairá sabado a noite as ruas da Vila.
Os ensaios do grupo iniciam se hoje no Salao Kananga apartir das 19 horas.
Em conversa à Radio Comunitaria da Ribeira, Ney Djeca, rei do grupo para esse ano, prometeu muitas surpresas para a noite de sabado e pediu a todos municipes residentes e emigrantes a tomarem parte no desfile de enterro do carnaval 2010.
Certamente Sáo Nicolau tem o carnaval mais longo de Cabo Verde, ja que os desfiles comecaram no dia 29 de Janeiro e terao o seu desfecho no Sabado.
O balanco, esse, so sera feito no final!!!

Fotos de carnaval

|

Fotos do Site da Camara Municipal da Ribeira Brava... Veja mais


Digite aqui o resto do post

Apostas da Câmara Municipal da Ribeira Brava para 2010

|

A Câmara Municipal da Ribeira Brava esteve reunida no dia 09 de Fevereiro para, entre outros assuntos, discutir os seguintes assuntos: Preparação do Carnaval 2010, Reforço da capacidade em recursos humanos no Gabinete Técnico Municipal, Plano de acção relativo ao ano 2010 com mais água e melhor qualidade de vida no Município; Acções de formação profissional.

O colectivo camarário apreciou as informações relativas à preparação do carnaval 2010, tendo constatado que os trabalhos dos grupos estão em bom ritmo e que existe um ambiente de entusiasmo, prenúncio de um bom carnaval este ano. A Câmara Municipal vem acompanhando e apoiando os grupos, espontâneos e de animação, bem como os oficiais, ou seja, Copacabana, Estrela Azul e Brilho da Zona. Esses grupos desfilarão nos dias 13, 14 e 16 de Fevereiro.

O Gabinete Técnico Municipal foi reforçado, no início deste mês, com dois técnicos superiores: Sandro Soares do Rosário – Engenheiro Electromecânico e Ercília Maria Nascimento Lopes - Arquitecta. A entrada desses técnicos superiores vem proporcionar à Câmara Municipal uma melhor capacidade de intervenção técnica nas áreas das suas competências.
Dado à importância da água no Município a Câmara Municipal aprovou, na sua primeira reunião deste ano, o seguinte slogan: “Ano 2010 com mais água e melhor qualidade de vida no Município”. Nesse contexto, na reunião do dia 09 de Fevereiro foi aprovado o respectivo programa.ver programa

Tendo em conta a carência de mão-de-obra especializada, uma acção de formação de pedreiros terá o seu início no próximo dia 22 de Fevereiro a qual terá a duração de três meses.

Futebol: Ribeira Brava líder em São Nicolau

|

A equipa do Ribeira Brava assumiu a liderança do regional de futebol em São Nicolau ao bater o Belo Horizonte por 2-0. O líder soma 10 pontos, mais um do que a equipa de Juncalinho.

 



A Ultramarina teve também um bom desempenho já que venceu o Talho por 3-0, numa jornada em que o Praia Branca e o Ajat SN empataram a duas bolas e o Atlético ficou 1-1 com o Caleijão.

Gás butano e combustíveis mais caros

|

O preço do gás butano aumentou 5.93%, passando uma garrafa de 12,5 kg a custar 1.803$00. A nova tabela está a vigorar desde esta madrugada, de acordo Agência de Regulação Económica (ARE).

As garrafas de gás de 3 kg custam agora 411$00 (mais 5,93%); as de 6 kg passam para 865$00 (mais 5,88%) e as industriais de 55 kg atingem os 7.932$00.

Conforme a nova tabela divulgada esta sexta-feira pela ARE, a gasolina passa a ser vendida a 136$00/litro (mais 2,25%) e um litro de gasóleo fica nos 95$10. O gasóleo para a marinha nacional está fixado em 66$30 (mais 2,31%).

Mais: o litro do petróleo passa ser comercializado a 73$00. O fuel 180 sobe para 58$90 e o 380 chega aos 52$30.

Essa nova tabela dos preços dos combustíveis e derivados vai vigorar até 8 de Abril.

Carnaval já está na rua em São Nicolau

|

Em São Nicolau, mais precisamente na Vila da Ribeira Brava, a festa arrancou na semana passada com o desfile do Liceu Baltazar Lopes e do grupo espontâneo “Mar d´Canal”.
Para hoje, sábado, 06, estão previstos os desfiles dos grupos Belos Aventureiros, provenientes da localidade de Água das Patas, Pombistas (Pombas) e Campim (Campim).

Para hoje, sábado, 06, estão previstos os desfiles dos grupos Belos Aventureiros, provenientes da localidade de Água das Patas, Pombistas (Pombas) e Campim (Campim).

No Domingo, a festa é dos mais pequenos com Criançada, grupo de Stancha. Os grupos oficiais – Copa Cabana, Brilho da Zona e Estrela Azul – desfilam no Terreiro da Vila, sábado, domingo e Terça-feira de Carnaval. A Câmara da Ribeira Brava disponibilizou uma verba de 700 contos para a festa, segundo o vereador, Carlos Barbosa.

“Ao todo vão desfilar 15 grupos na Ribeira Brava, entre os oficiais, grupos de animação, escolas e jardins. Os trabalhos estão a decorrer em ritmo normal e penso que os grupos oficiais estão prontos para brindar S. Nicolau com um bom carnaval”, arremata o autarca.

Constânça de Pina

DECLARAÇÃO DO TARRAFAL ASSUME RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

|

Tarrafal, São Nicolau 2 Fevereiro - O Município do Tarrafal e da Vila Ribeira Brava de São Nicolau estiveram reunidos para encontrar soluções para os problemas que são transversais aos dois municípios. O encontro apontou soluções para resolver problemas relacionados com três eixos estratégicos: a água, a energia e os transportes.




Para conseguir resolver o problema de produção e abastecimento de água foram apontados as seguintes metas, entre outras, a serem atingidas: que, em 2010, se comece a produzir água dessalinizada como forma de garantir mais água e melhor qualidade de vida aos habitantes; que até ao fim do ano em curso, 90% das habitações em toda a ilha tenha água corrente nas suas torneiras; que, durante o presente ano haja água corrente 24/24 horas nas sedes dos dois municípios, isto é, na Vila da Ribeira Brava e na Vila do Tarrafal e que a actual área irrigada, de 50 hectares de terreno, seja alargada para 70 hectares até o final do ano 2010.

Em relação à energia, também foram traçadas metas consideras ambiciosas que passam por: atingir em toda a ilha a taxa de cobertura de 95%; em parceria com o Governo, melhorar a qualidade da rede de abastecimento e a ligação Cabeçalinho/Calejão como via alternativa de abastecimento à Vila da Ribeira Brava; procurar parcerias para a implementação de energias renováveis na ilha.

Sobre os transportes, os dois municípios incentivaram os empresários da ilha para que, em parceria, invistam na aquisição de um barco adaptado às condições de facilidade de embarque e desembarque de cargas e de passageiros e ainda que, em 2010, São Nicolau seja servido por uma embarcação, propriedade dos seus próprios filhos.

Foi decidido Institucionalizar a realização do encontro entre as Câmaras Municipais da Ribeira Brava e do Tarrafal, com a periodicidade trimestral, para a discussão de assuntos de relevante interesse para o progresso e desenvolvimento da ilha de S. Nicolau.

SE

MAIS DE CEM CRIANÇAS MORRERAM POR AFECÇÕES PERINATAIS EM CABO-VERDE

|

Afecções perinatais foram as causas principais da mortalidade infantil (172 óbitos) em Cabo-Verde durante o ano de 2008, conclui o último relatório (ainda não divulgado) do ministério da Saúde






Praia, 02 Janeiro – Afecções perinatais foram as causas principais da mortalidade infantil (172 óbitos) em Cabo-Verde durante o ano de 2008, conclui o último relatório (ainda não divulgado) do ministério da Saúde que rotulou os problemas infecciosos e parasitários como agentes responsáveis pela morte 63 crianças.

16 morreram com sintomas e sinais não definidos e outras 16 não resistiram às anomalias, lê-se no referido relatório que dá conta, ainda, da morte de 13 crianças por afecções respiratórias, 12 por doenças do sistema nervoso central e 13 por traumatismos e envenenamentos.

As doenças metabólicas, endócrinas e nutricionais mataram 7 crianças. Por outras causas mais 4 perderam a vida.

JLC

PREÇO SUBIU 250 POR CENTO EM APENAS UM ANO

|

Praia, 3 Fevereiro – Há comprovadamente especulação com o açúcar no mercado de Cabo Verde. Em apenas um ano, o seu preço subiu de 1 750$ cada saco para 4 250$ - um aumento de 250 por cento! Sobretudo nos últimos dois meses verificou-se uma escalada descontrolada do preço deste produto sem que a ANSA, Agência Nacional de Segurança Alimentar, tomasse posição, como lhe competia.

Perante o amargo disparar do preço do açúcar, um grupo de empresários gravemente afectado pela manobra especulativa decidiu tomar uma posição para pôr cobro a tal situação.


Segundo Liberal soube, está em preparação um consórcio com vista a importar o precioso produto à margem dos canais actuais, estabelecendo a partir daí um preço controlado. Se o Estado não intervém, a iniciativa privada avança para fazer o que ao Estado competia.

São Nicolau: Câmaras apoiam empresários na aquisição de um barco

|

Água, energia e transportes marítimos foram os assuntos que centraram as atenções das câmaras municipais de São Nicolau, no primeiro encontro intermunicipal Tarrafal/Ribeira Brava, realizado no sábado, 30 de Janeiro.

No término do encontro os autarcas elaboraram a "Declaração do Tarrafal", que incentiva os empresários a adquirirem uma embarcação, como forma de promover o desenvolvimento da ilha.

A iniciativa partiu dos dois presidentes de câmara e teve como objectivo discutir e accionar mecanismos para resolver problemas comuns. Américo Nascimento, edil da Ribeira Brava, começou por falar das vantagens geoestratégicas da ilha, da diferença entre o clima social vivido antes e o presente, do espírito empreendedor que deve animar todo o sanicolaense, da confiança que os actores políticos devem transmitir à população e da esperança-certeza que cada um deve depositar no desenvolvimento harmonioso de São Nicolau, que passará pela revolução que se pretende a nível dos três sectores em debate.

Em relação à água, por exemplo, foram abordadas as acções já desenvolvidas, visando a sua qualidade. Os autarcas constataram que é imperioso que as famílias e os agricultores tenham água para consumo e rega e que os mercados estejam fornecidos.

No capítulo energia, é entendimento que São Nicolau é das ilhas mais bem servidas, apesar da rede não ser de boa qualidade e de haver ainda fogos não contemplados devido não só a dificuldades de acesso mas também à distância que os separa da central. São os casos de Fragata, Ribeira Prata, Covoada e Carriçal.

Mais problemática é a ligação marítima entre São Nicolau e as restantes ilhas do país. A situação mereceu destaque na “Declaração do Tarrafal”, documento produzido no término do encontro. “As duas câmaras municipais incentivam os empresários da ilha, para que, em parceria, invistam na aquisição de um barco adaptado às condições de facilidade de embarque e desembarque de cargas e de passageiros e que ainda em 2010 São Nicolau seja servido por uma unidade, propriedade dos seus próprios filhos”, lê-se no documento.

Em jeito de remate, a "Declaração do Tarrafal" reconhece e felicita o excelente desempenho do navio «Marliso» que, na sua carreira regular ligando São Nicolau à ilha de São Vicente e vice-versa, garante um razoável abastecimento principalmente em géneros da primeira necessidade.

Constânça de Pina

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS