Meteorologia

Sector da Ribeira Brava do PAICV em conferência

|


O Sector da Ribeira Brava do PAICV vai estar reunida, neste Domingo, 31, em conferência ordinária para eleger os novos órgãos da direcção. Mário Tolentino recandidata-se à sua chefia da organização nesse concelho de S. Nicolau.


O encontro começa a partir das 9 horas, na Escola da EBI da vila da Ribeira Brava. O mesmo contará com 120 delegados provenientes das estruturas de base de todas as localidades, representado os cercas de 400 membros do PAICV nessa autarquia.

A conferência terá como objectivo principal analisar a situação política nacional e local, eleger os órgãos dirigentes e traçar uma nova estratégia para a próxima temporada política, sobretudo as eleições legislativas, presidenciais que se avizinham.

«Tendo em conta esses desafios que o PAICV tem de vencer, vou concorrer ao segundo nadando como 1º secretário do sector da Ribeira Brava», anuncia Mário Tolentino, que é actualmente o delegado do Ministério da Educação e Ensino Superior no Município da Ribeira Brava.

O sector do Tarrafal do mesmo partido tem, por seu turno, agendado a sua conferência para 7 de Junho próximo. Tudo com o propósito de eleger uma nova direcção e estabelecer uma estratégia da actuação política local para os próximos três anos.

Essas movimentações todas enquadram-se no processo da montagem da Região Politica de S.Nicolau, cujo processo deve terminar até o dia 30 de Junho, o mais tardar. O edil Américo Nascimento já anunciou (ver última edição de A Semana papel) que vai disputar a liderança dessa nova estrutura dos tamabrinas na ilha do Chiquinho.

ADP


S. Nicolau: Jovem mãe que se atirou ao mar foi a enterrar

|

Vila da Ribeira Brava, 27 Mai (Inforpress) - O corpo da jovem mãe que se atirou, terça-feira, ao mar de Boca Ribeira com a filhinha de dois anos, deu à costa no início desta tarde e sepultado no cemitério dos Carvoeiros cerca de quatro horas depois.


Segundo apurou a Inforpress, um longo cortejo acompanhou Vera Lúcia até a sua última morada, com as pessoas a derramar lágrimas também pela filhinha Camila Helena, cujo corpo não foi ainda encontrado.

Mais dois funerais tristes tiveram lugar, esta tarde, em S. Nicolau: o de Belmiro Oliveira, vitima de acidente de viação ocorrido segunda-feira, na estrada de Topo Vermelha, e o de Nhô Zé Pedro de Cachaço, falecido também nesse dia, mas de doença prolongada.

Belmiro Oliveira, que era emigrante, foi sepultado no cemitério dos Carvoeiros, enquanto o corpo do estimado sacristão da Capela de Nossa Senhora do Monte de Cintinha foi dado terra no cemitério da Tabuga.

Centenas de pessoas de vários pontos de S. Nicolau deslocaram-se ao cemitério da Tabuga para dizerem o último adeus aquele que foi o primeiro sacristão da Capela de Cachaço, de cujas chaves guardou durante mais 50 anos.

CH

Inforpress/fim

S.Nicolau: Mãe atira-se ao mar com uma filhinha de dois anos

|

Vila da Ribeira Brava, 27 Mai. (Inforpress) – Uma jovem mulher da localidade de Queimadas, em S. Nicolau, lançou-se ao mar na Boca Ribeira, no fim da tarde de terça-feira, 26, arrastando consigo a filhinha, de dois anos de idade, num acto de desespero.


As buscas continuam esta quarta-feira e nem o corpo da mãe, nem o da pequenina Camila Helena, deu à costa da Boca Ribeira.

Segundo apurou a Inforpress, a jovem mulher, Vera Lúcia, com idade compreendida entre os 30 e os 35 anos, dirigira-se à Boca Ribeira, por volta das 18:00 horas de terça-feira, com a pequenina Camila nos braços e com um filho, este um rapaz de 12 anos de idade.

Chegados à Boca Ribeira, apercebendo-se dos intentos da mãe, que pretendia pôr fim à vida dos três, Renato fugiu em direcção aos estaleiros da empresa que asfalta a estrada Ribeira Brava/Tarrafal e que não fica muito longe do local onde Vera se atirou ao mar levando consigo a filha.

Conforme uma fonte policial, quando os trabalhadores dos estaleiros chegaram ao local da tragédia avistaram ainda o corpo da pequena Camila a boiar sobre as ondas, antes de desaparecer. Mas nada podiam fazer por ser noite e o mar bastante revolto.

Ainda não se conseguiu determinar a razão que levou esta mãe a este tresloucado acto.

Pessoas na vila da Ribeira Brava, que conheciam a malograda, afirmam que se tratou de uma atitude movida por uma paixão doentia. Ela e o pai da Camila, um emigrante de Stancha, não se entendiam ultimamente.

Poucas horas antes do fatídico acto, Vera Lúcia tinha estado na vila da Ribeira Brava.

A Inforpress apurou que a malograda, nos últimos dias, mal conversava com as amigas em Queimadas.

Vera e os dois filhos viviam com um tio idoso de quem ela cuidava.

CH

Inforpress/fim.

Inisabel de Barros Marques é nova procuradora da República de S. Nicolau

|


Vila da Ribeira Brava, 26 Mai (Inforpress) - Inisabel de Barros Marques foi empossada hoje no cargo de procuradora da República junto da Comarca de S. Nicolau, em substituição de Mara Sanira Teixeira Gomes, transferida para S. Vicente.


A jovem Inisabel Marques, que formou-se em Rio de Janeiro, Brasil, foi empossada no cargo pelo procurador-geral adjunto, Alcindo Soares.

No próximo dia 15 de Junho, Mara Sanira Teixeira Gomes, esta também uma jovem magistrada, completaria oito meses à frente da Procuradoria da Comarca desta ilha.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Sacristão Pedro José da Cruz vai a enterrar amanhã, terça-feira

|


Vila da Ribeira Brava, 26 Mai (Inforpress) - O funeral do sacristão da capela de Nossa Senhora do Monte de Cintinha, falecido na madrugada de hoje, na sua residência no Cachaço, S. Nicolau, realiza-se esta terça-feira, no cemitério da Tabuga.


O corpo de Pedro José da Cruz encontra-se em câmara fria no Centro de Saúde da Ribeira Brava, à espera dos filhos que vivem no estrangeiro. As exéquias estão marcadas para as 15:00 horas.

Nhô Zé Pedro de Cachaço, como era mais conhecido, sucumbiu-se no dia seguinte às festas de Nossa Senhora do Monte de Cintinha, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.

Faleceu no ano do nonagésimo aniversário da sua capela e no dia seguinte à homenagem de que lhe foi prestada pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em reconhecimento pelos longos anos de trabalho e dedicação prestados à igreja local.

Segundo o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, frei João Araújo, Pedro José da Cruz só esteve ausente da sua capela no período em que fora chamado para cumprir o serviço militar.

A longa ligação de Nhô Zé Pedro à referida capela fez dele um homem conhecido em toda a ilha de S. Nicolau.

Conforme o mesmo pároco, o saudoso sacristão assumiu a responsabilidade daquela igreja, com a guarda das chaves, quando tinha apenas 14 de idade.

Pedro José da Cruz deixa viúva e nove filhos, dos quais sete varões. Destes, um seguiu a vida sacerdotal, o frei Herculano, que pode acompanhar os últimos momentos de vida do pai.

CH

Inforpress/fim

Cooperação Luxemburguesa financia obra social no Tarrafal de São Nicolau

|


Praia, 26 Mai. (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau inicia na próxima quinta-feira, 28, os trabalhos para a construção da via de acesso ao matadouro Municipal, orçada em 10 mil contos.


Financiado pela Cooperação Luxemburguesa e a municipalidade local, o projecto consiste, essencialmente, no calcetamento de um troço de estrada em uma extensão de 510 metros de terra batida já existente e devidamente delimitada no plano urbanístico da Vila do Tarrafal.

O abate do gado (caprino, bovino e, particularmente, suínos) considerado suporte financeiro de muitas famílias carenciadas, a construção de pocilgas comunitárias na zona circunvizinha do Matadouro Municipal e do Mercado Municipal, são considerados pela edilidade infra-estruturas básicas justificativas para a construção de esta via de acesso.

Esta via irá favorecer uma expressiva franja da população contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, da salubridade, da saúde pública, do saneamento do meio, e, particularmente, do desenvolvimento comunitário.

SR

Inforpress/Fim.

São Vicente: Atelier-Mar promove intercâmbio entre associações comunitárias

|

Mindelo, 26 Mai (Inforpress) - O Atelier-Mar, organização não governamental sedeada na cidade do Mindelo, promove no próximo fim-de-semana, em São Vicente e em Santo Antão, um intercâmbio entre associações comunitárias das ilhas de São Vicente, Santo Antão e S. Nicolau, as quais integram a Rede de Animação Social Solidária (RASSOL).


Esta iniciativa, desencadeada em parceria com a Solidarité Socialiste da Bélgica, dinamizadora, por seu lado, do projecto de reforço das organizações comunitária de base, vai permitir melhor conhecimento do trabalho das associações e estreitar os laços de colaboração solidária, de acordo com Maria Miguel Estrela, do Atelier-Mar.

O encontro, que decorre de 28 a 30 na ilha de São Vicente, e no dia 31 com uma visita de estudo à ilha de Santo Antão, objectiva, ainda, reflectir sobre a importância da criação de associações comunitárias e o papel que desempenham nas comunidades bem ainda o desenvolvimento de parcerias para o reforço institucional.

O intercâmbio deverá ainda potenciar o fortalecimento da RASSOL, seus recursos e capacidades, e identificar possíveis intervenções nas comunidades rurais.

A convite do Atelier-Mar devem ainda participar no encontro três associações de S. Tomé e Príncipe.

Organização autónoma criada em 1979, em São Vicente, o Atelier-Mar aposta na valorização da cerâmica e da formação profissional, integração social, preservação dos recursos hídricos, ambientais e da cultura e identidade das populações rurais.

AA
Inforpress/Fim

S. Nicolau: Acidente viação provoca morte de ocupante da viatura

|

Vila da Ribeira Brava, 26 Mai (Inforpress) - O único ocupante da viatura que sofreu acidente no fim da tarde de segunda-feira, pelos lados do Topo Vermelho, no vale de Fajã, em S.Nicolau, faleceu na madrugada de hoje no hospital “Baptista de Sousa” (S. Vicente), para onde fora evacuado, com ferimentos graves.


A vítima, de nome Belmiro Oliveira, fazia o percurso Fajã/Stancha, na sua viatura de caixa “Toyota”, que descambou num fundo da estrada de Topo Vermelho que toma a direcção da Boca de Ribeira.

Pessoas que estiveram no local do acidente, disseram que Belmiro Oliveira não conseguiu desfazer a curva perto do desvio que dá para a localidade de Estância de Brás e levou a viatura directamente para o fundo, que tem entre dois a três metros de profundidade.

A polícia atribui esse acidente à negligência do condutor.

Bei, como a vitima era mais conhecida, completava 55 anos em Dezembro próximo. Segundo apurou a Inforpress, o malogrado era emigrante na Europa e havia regressado definitivamente à sua ilha natal, não faz muito tempo.

É o terceiro acidente de viação que se regista naquele local. O segundo acidente, que envolveu também uma viatura Toyota, registou-se no ano passado.

CH

Inforpress/fim

Paróquia Nossa Senhora Rosário comemora 90 anos da Capela de Cachaço

|


Vila da Ribeira Brava, 25 Mai (Inforpress) - As festas de Nossa Senhora do Monte Cintinha, no Cachaço, em S. Nicolau, tiveram, este ano, um significado particular, por ser este o ano do nonagésimo aniversário da capela local.

A sua edificação data do período 1917/1919, conforme a inscrição que vem na parede da sua fachada



Neste ano de júbilo para os fiéis do Cachaço e de toda a ilha de S. Nicolau no geral, as cerimónias eucarísticas que marcaram as festas religiosas de domingo, estiveram a cargo dos freires Samuel Lima, João Araújo e Herculano Cruz, este último filho da aldeia do Monte da Cintinha e, presentemente, a exercer o sacerdócio em Itália.


O grande ausente nas festas de Na. Sra. do Monte deste ano foi o sacristão da capela local, Pedro José da Cruz. Nhô Zé Pedro, como é mais conhecido na sua localidade, encontra-se enfermo já faz tempo e, ultimamente, acamado.

Embora ausente nas cerimónias religiosas, foi alvo de homenagem durante a missa das 11:00 horas, por parte da Paróquia de Nossa Sra. do Rosário, em reconhecimento pelos seus longos anos de trabalho e dedicação à capela da sua aldeia natal, à qual está ligado desde criança.

Segundo apurou a Inforpress, o acto da homenagem ao sacristão de Cachaço foi muito comovente, levando muitos dos presentes a verter lágrimas.

O sacristão da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, António Pedro Livramento, que esteve na organização das celebrações religiosas deste ano, disse à Inforpress de que não tem lembrança de ver tanta gente dentro e nos limítrofes da capela como este ano.

A Inforpress apurou, por outro lado, que na véspera e nas primeiras horas de domingo, Cachaço registou frio e nevoeiro como antigamente, o que poderá significar sinal de que os tempos áureos do passado, em termos da produção agrícola, poderão ser vividos de novo na ilha.

A Capela de Nossa Senhora do Monte da Cintinha foi mandada construir por Cónego Bouças, na altura colocado em S. Nicolau.

Segundo apurou a Inforpress, o referido clérigo, que era natural de Braga, Portugal, terá trazido o nome da Santa da sua terra natal (Nossa Senhora do Monte Sameiro de Braga), para a capela que mandou construir.

CH

Inforpress/fim

Académica vence Ultramarina por 3-1 e Mindelense ganha Santa Maria

|


Praia, 23 Mai. (Inforpress) – A Associação Académica da Praia recebeu e venceu esta tarde a formação do Futebol Clube Ultramarina de São Nicolau por três bolas a uma, em jogo da segunda jornada do Campeonato Nacional realizado no Estádio da Várzea.


A partida teve duas fases distintas: a primeira pautou-se por um equilíbrio e um futebol mais vistoso e a segunda foi marcada pela eficácia da Micá, não obstante ter abusado do anti jogo.

O ala esquerdo Lucas, tornou-se no homem do jogo ao abrir o activo, aos 26 minutos da etapa primeira, para depois bisar aos 32 da segunda parte. Foram dois grandes golos. Entretanto, a formação campeã de São Nicolau havia restabelecido a igualdade, aos 70 minutos, quando num lance de insistência protagonizada por Adir, Saulo bateu o guarda-redes Traoré.

O golo da confirmação da vitória da Micá foi apontado pelo médio campistas Lambreta já no período de compensação das neutralizações.

Com esta vitória, a Académica soma seis pontos nas duas partidas realizadas e reparte a liderança no Grupo-A com o Mindelense que foi a ilha do Sal ganhar o Santa Maria por duas bolas a uma.

Também a contar para o mesmo grupo, a formação dos Onze Unidos, da ilha do Maio, levou de vencida a equipa de Foguetões, campeã regional de Santo Antão Norte.

Mindelense e Académica da Praia comandam com seis pontos, seguidos dos Onze Unidos com três. Foguetões, Santa Maria e Ultramarina ainda não pontuaram, mas as duas últimas equipas disputaram até agora um jogo cada.

Ficha do Jogo

Académica das Praia, 3 – Ultramarina, 1

Constituição das equipas

Arbitragem: Fernando Semedo, coadjuvado por César Lima e Graciano Silva (trio da ilha do sal). Quarto árbitro: Luís Barbosa, de Santiago Sul.

Académica: Traoré, Body, Nesta, Zequinha, Fili, Lucas, Batany, Aramis, Lambreta, Wando e Gerson.

Suplentes. Césaro, Titiu, Bruno, Tó, Edmar, Faby e Scoty

Marcadores: Lucas (bisou) e Lambreta.

Treinador: Celestino Mascarenhas e Dino

Ultramarina: Ilídio, Land, Jailson, César “cap”, Codjinha, Adir, Nené, Mailon, André, Vany e Saulo.

Suplentes: Djoka, Toy Man Djinha, Chand e Juvaly.

Marcador: Saulo.

Treinador: Djell.

SR

Inforpress/Fim.

S. Nicolau: Presidente da Câmara da Ribeira Brava prepara visita aos Estados Unidos

|


Vila da Ribeira Brava, 19 Mai (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava inicia a partir de sexta-feira, 22, uma visita de duas semanas aos Estados Unidos da América, a convite da comunidade do seu município radicada em Rhode Island e Connecticut.


No Estado de Rhode Island, Américo Nascimento irá encontrar-se com a comunidade ribeira-bravense radicada no município de East Providence, o que acontecerá também no município de Warterbury, no Estado de Connecticut.

O edil da Ribeira Brava, que fez o anúncio da sua visita aos Estados Unidos, esta tarde, à comunicação social, informou que, além dos encontros com os seus patrícios, encontrar-se-á com os mayors dos dois municípios.
Em Waterbury, o autarca ribeira-bravense visitará uma escola e um hospital locais.

Quanto aos encontros agendados, que serão alargados a comunidade sanicolauense e cabo-verdiana no geral, radicada em Rhode Island e em Connecticut, Américo Nascimento disse que irá fazer aos seus patrícios um balanço do seu primeiro ano de mandato e fazer as projecções das realizações futuras para Ribeira Brava.

CH

Inforpress/fim

Município do Tarrafal de S.Nicolau recebe ajuda das Canárias

|


Materiais didácticos para os alunos mais carenciados, dois autocarros de 55 lugares, um aparelho de Raio X, mobiliários para as moradias sociais, computadores para as escolas do E.B.I., um camião para recolha de lixo são ajudas que o presidente da Câmara de Tarrafal de São Nicolau conseguiu durante a visita de dez dias às Canárias.


O autarca António Soares, que esteve nas Canárias no passado mês de Abril, recebeu das autoridades da ilha de Fuerteventura dois autocarros com 55 lugares para apoiar no transporte dos alunos das localidades mais distantes. Soares discutiu também com as autoridades a hipótese das Canárias disponibilizar vagas e bolsas de estudo aos estudantes de São Nicolau.

O edil encontrou-se ainda com vários empresários, associações, clínicas privadas e conseguiu uma máquina de Raio X para o Centro de Saúde, mobílias e computadores destinados aos alunos do Ensino Básico Integrado.

Das Canárias, Soares trouxe igualmente a garantia da oferta de um camião para recolha de lixo na localidade de Fragata. O autarca assinou ainda protocolos que permitirão concluir moradias sociais em Campo Pedrada e outros porjectos.


S. Nicolau: Projecto Unidade Formativa arranca com curso a nível agro-pecuária

|


Vila da Ribeira Brava, 14 Mai (Inforpress) - Quarenta e sete jovens, na sua maioria candidatos a um primeiro emprego, inscreveram-se no curso de formação profissional, a nível da agro-pecuária, que se inicia dentro em breve em S. Nicolau.


O curso enquadra-se no Projecto Unidade Formativa, cujo lançamento teve lugar segunda-feira última, na Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva”, em acto presidido pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

Segundo apurou a Inforpress, a maioria dos candidatos a esse curso reside em Fajã de Baixo (12), vila da Ribeira Brava (11) e Tarrafal (10).

Do Tarrafal, apenas dois foram, entretanto, seleccionados.

O delegado do Ministério da Educação e Ensino Superior em S. Nicolau, Mário do Rosário Tolentino, disse, a propósito, à Inforpress de que a maior parte dos inscritos daquela vila encontra-se dentro do sistema do ensino, com possibilidade de transitar de classe, daí a sua exclusão durante a fase de selecção.

Conforme esse responsável, na selecção dos candidatos deu-se prioridade aos jovens que estão fora do sistema do ensino e sem oportunidades. Com relação ainda aqueles que estão dentro do sistema, disse que a primazia foi para os com dificuldade em transitar, este ano, de classe.

Desse primeiro curso de formação profissional, no quadro do Projecto Unidade Formativa, vão sair 25 jovens preparados para se integrarem no mercado do trabalho, concretamente nos sectores da agricultura e pecuária.

A ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade, Madalena Neves, disse no lançamento do Projecto Unidade Formativa que os investimentos já realizados pelo Governo em Cabo Verde e em S. Nicolau, nos dois sectores, “exigem uma mão-de-obra qualificada”.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Praia Branca com mais água e energia eléctrica

|


Vila da Ribeira Brava, 13 Mai (Inforpress) - A localidade de Praia Branca, no município do Tarrafal, passa ter mais água para o consumo e dentro em breve estará ligada à rede pública da central eléctrica da Electra.


Os dois projectos que irão melhorar a qualidade de vida à sua população foram inaugurados na tarde de ontem, num acto conjunto presidido pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

Com a água agora disponível e a luz eléctrica durante 24 horas/dia, Praia Branca entra na moda e numa nova era, conforme o edil António Lopes Soares.

O projecto da ligação domiciliária de água aquele povoado, no valor de 12 mil contos, foi financiado pelos governos de Cabo Verde e de Luxemburgo e pela Câmara Municipal tarrafalense.

Nem todas as famílias locais tiveram recursos para, neste primeiro tempo, ligarem as torneiras das suas casas à rede mãe de distribuição do precioso líquido, mas António Soares garante que nenhuma ficará sem água canalizada.

O edil disse que a sua Câmara vai apoiar as famílias com parcos recursos a meterem água nas suas casas.

Quanto à energia eléctrica, Praia Branca já desfruta da electricidade durante 24 horas, fornecida por uma micro central local subsidiada pela Câmara Municipal tarrafalense.

O projecto lançado ontem pelo primeiro-ministro para ligar aquela povoação à rede da Electra é financiado pelo governo de Cabo Verde e está orçado em 15 mil contos.

O edil António Lopes Soares disse que a desactivação da micro central da Praia Branca vai aliviar a sua Câmara, que todos os meses gasta entre 700 a 800 contos só em combustíveis e lubrificantes para a manter em funcionamento.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Governo constrói primeira obra de retenção de água na Ribeira Prata

|


Vila da Ribeira Brava, 13 Maio (Inforpress) – A pequena barragem do vale da Ribeira Prata, no município do Tarrafal, fica pronta, em Julho, e tem capacidade para armazenar 50 mil metros cúbicos de água.


A construção da barragem iniciou-se em Abril e o custo da obra é estimado, segundo o delegado do Ministério de Ambiente, Adilson Melício, em vinte mil contos (182 mil euros).

A mini barragem da Ribeira Prata terá nove metros de largura e cerca de trinta metros de cumprimento. Trabalham nela 25 trabalhadores e foi visitada pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.

CH

Inforpress/fim.

Tarrafal de S. Nicolau vai ter terceiro ciclo do Ensino Secundário

|


Vila da Brava, 13 Mai. (Inforpress) – O concelho do Tarrafal de S. Nicolau passará a ter, no próximo ano lectivo, o terceiro ciclo do Ensino Secundário, ou seja o 11º e 12º anos de escolaridade.


A garantia foi dada, terça-feira, 12, pelo primeiro-ministro ao afirmar que o Governo está a trabalhar para que o liceu do Tarrafal leccione o terceiro ciclo a partir do próximo ano lectivo, enquanto o Executivo mobiliza recursos para construir na vila do Tarrafal um liceu de raiz.

A necessidade da construção de um liceu no Tarrafal dominou o encontro que José Maria Neves manteve com os alunos daquela vila, os quais em vez de centrarem as suas intervenções no tema proposto para a reunião, preferiram confrontar o chefe do Governo com a problemática do espaço físico onde funciona o ensino secundário na vila.

Á semelhança do encontro realizado com os alunos da Ribeira Brava, José Maria Neves queria conhecer as preocupações dos estudantes tarrafalenses em relação ao seu futuro, isto é, se os jovens têm ou não oportunidades para o futuro.

O liceu do Tarrafal funciona como um anexo da Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva”, da vila da Ribeira Brava. Tem uma população escolar de 423 alunos, inscritos no 1º. e 2º. Ciclos.

Dispõe de apenas quatro salas de aula, pelo que parte das 15 turmas constituídas recebem aulas no edifício escolar do ensino básico integrado (EBI) de Telha.

No presente ano lectivo, 60 alunos do Tarrafal deslocam-se, diariamente, à vila da Ribeira Brava, para frequentar o terceiro ciclo. No encontro da Ribeira Brava, uma aluna do Tarrafal disse ao chefe do Governo que a sua deslocação diária à Stancha representa para os pais uma despesa mensal de sete mil escudos.

CH

Inforpress/fim.

São Nicolau: José Maria Neves quer elevar Ribeira Brava à categoria de Património Nacional

|

Praia, 13 Mai. (Inforpress) - A Vila de Ribeira Brava, em São Nicolau, deverá ser elevada à categoria de Património Nacional, conforme a intenção comunicada, terça-feira, pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves, após um encontro com o edil local, Américo Nascimento, no Paços do Concelho.


De acordo com o Primeiro-ministro, que falava à comunicação social, após o encontro com Américo Nascimento, as partes decidiram pela promoção da vila da Ribeira Brava à condição de Património Nacional.

Essa é uma forma encontrada para proteger todo o património arquitectónico e cultural dessa localidade histórica, por muitos, considerado o "Berço da Intelectualidade cabo-verdiana".

A medida, defende, ajudará a "criar as condições para o seu desenvolvimento e a sua afirmação no plano nacional".

Entretanto, outras resoluções importantes também saíram dessa reunião e que muito irão contribuir para o processo de desenvolvimento da vila e da ilha, processo esse que considera irreversível.

Uma conclusão importante é o "engajamento" para a criação de condições para a construção do anel rodoviário da vila da Ribeira Brava. O anel ligará a vila ao aeroporto e ao povoado da Preguiça. Para além dessa infra-estrutura, será construída uma outra via alternativa para essa comunidade.

Inforpress/Fim

São Nicolau: Governo financia Centro Social de Água das Patas

|


Praia, 13 Mai. (Inforpress) - José Maria Neves presidiu, segunda-feira, em São Nicolau, o acto de lançamento da primeira pedra da obra de construção do novo Centro Social de Água das Patas, bem como da requalificação do chafariz daquela localidade em Ribeira Brava.

Trata-se de uma obra orçada em cerca de 4 milhões de contos, financiados pelo Ministério da Descentralização, através da Cooperação Espanhola e que colocará ao dispor dos moradores, especialmente os jovens, um centro equipado com um espaço multiuso e uma lavandaria no primeiro piso que servirá toda a comunidade.

O Governo deixa, também, em aberto a possibilidade, segundo José Maria Neves, da integração de um Telecentro naquela infra-estrutura, inserido no Programa "Mundu Novu".

O espaço também integrará instalações sanitárias para o uso da população local.

Uma iniciativa que partiu da Câmara Municipal de Ribeira Grande e que muito agrada aos habitantes locais que vêm realizada uma promessa de campanha, um ano após a eleição de Américo Nascimento.

"Os compromissos são para cumprir...Temos que transformar as campanhas políticas em algo sério", disse o edil, na presença, também, da Ministra Sara Lopes, que reafirma a intenção de neste mandato, fazer um pouco em todas as localidades de Ribeira Brava.

Nascimento recorda que a obra que ora vai iniciar é uma reivindicação da população de Água das Patas e que é um "pequeno grande investimento" que vai disponibilizar melhores condições higiénicas para as suas gentes para além de um espaço de lazer e de ocupação dos tempos úteis e de um espaço de encontros.

Nascimento indicou que a infra-estrutura trará grandes benefícios para os jovens estudantes da região que terão ao seu dispor um espaço multiuso para as suas actividades e de acesso à Internet, a ser integrado o Telecentro ali.

O Primeiro Ministro, acompanhado das Ministras da Educação e Ensino Superior, Vera Duarte, e do Trabalho, Solidariedade e Formação Profissional, Madalena Neves, inaugurou, também, a primeira Unidade Formativa em Agro-Pecuária numa escola secundária do país, no caso o Liceu Baltasar Lopes.

O curso que inicia com 23 formandos é o primeiro passo, segundo o Chefe do Governo, para integrar a vertente técnica em todas as escolas de via geral do país, transformando-as em pólos de formação profissional.

Outros cursos deverão ser introduzidos nessa e outras unidades formativas a serem lançadas, como turismo e outras áreas de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e de formação de mão-de-obra qualificada.

Neves pôde ainda interagir com os alunos, através da já habitual aula magna e promoveu um encontro com os professores para auscultar sobre as suas dificuldades. Uma reivindicação de alunos e professores é a criação de melhores condições para a Escola Secundária Baltasar Lopes e a instalação do terceiro ciclo na escola do Tarrafal.

Necessidades essas das quais o Governo está ciente e que já mexe à busca de financiamento para essas empreitadas.

"Neste momento a Ministra das Finanças está fora do país e leva com ela esses dossiers para financiamento" afirma. A ministra encontra-se em Dakar, Senegal, a participar duma reunião do BADEA.

Inforpress/Fim .

Primeiro-ministro leva luz e água à Praia Branca

|


O primeiro-ministro, José Maria Neves, vai levar esta terça-feira 12, luz e água à aldeia de Praia Branca, Tarrafal de S.Nicolau. Assim, num acto simbólico acenderá o primeiro poste de iluminação pública nessa localidade que, apesar de já contar largas centenas de pessoas, ter um enorme potencial turístico, até agora vivia às escuras. A água também chegará com a inauguração do sistema de adução de água para a zona. Mas estas são apenas duas das actividades que o chefe do executivo irá protagonizar na ilha de Chiquinho, no decurso de uma visita oficial de quatro dias.


Ainda no município do Tarrafal de São Nicolau, JMN reunir-se-á com a Câmara Municipal, visitará algumas obras e ministrará uma aula magna para alunos do 9º e 10 ano, sob o tema “Um Cabo Verde de Oportunidades para jovens”. No mesmo dia, 12 de Maio, o PM inteirar-se-á do andamento das obras da mini-barragem de Ribeira Prata.

Já ontem, domingo, data do início da sua visita oficial a São Nicolau, JMN inaugurou o relvado do Estádio “Dideus”. À noite, o chefe do governo ofereceu um jantar convívio aos clubes, associações de futebol, trabalhadores do Estádio e convidados.

Ainda na Vila da Ribeira Brava, o PM inaugura esta segunda-feira a Unidade Formativa da Escola Baltazar Lopes da Silva (ESBLS), visita o liceu e repõe a sua aula para alunos do 3º ciclo. O PM terá ainda encontro com operadores económicos e personalidades. Ocasião também para o lançamento das habituais primeiras pedras. Neste caso elas anunciarão o chafariz/Centro Social Água das Patas e o balneário São João.


S. Nicolau: Primeiro-ministro promete operações de protecção a Ribeira Brava

|


Vila da Ribeira Brava, 12 Mai. (Inforpress) – O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves anunciou, segunda-feira, 11, que o Governo vai mobilizar recursos para a construção da estrada que atravessa a Ladeira da Igreja fechando o anel rodoviário da vila da Ribeira Brava.


A proposta da edificação dessa via partiu da edilidade Ribeira-bravense, que defende a sua construção com um duplo objectivo: servir de tampão para proteger a sede deste município das pedras e enxurradas que poderão deslizar do Monte Fora, durante a época das chuvas, e descongestionar o trânsito na vila da Ribeira Brava.
A protecção desta urbe implica também uma intervenção no Monte Fora, sobranceiro à Ladeira de Igreja, pelo que recursos serão mobilizados pelo Governo para a correcção de toda a encosta a montante, prometeu José Maria Neves.

Reiterou a disponibilidade do Governo em construir, em 2009, a estrada vila da Ribeira Brava/Aeroporto e o asfaltamento de todo o traçado, Preguiça/Tarrafal.

Também para este ano, prevê-se a efectivação do projecto da dessalinização da água, cujo orçamento exige um acréscimo de 80 mil contos, ainda por mobilizar. Para 2010, promete executar o projecto de electrificação das povoações de Covoada e Carriçal. Para esta última, recorre-se à energia renovável.

O primeiro-ministro desloca-se, esta terça-feira, 12, ao Município do Tarrafal, onde cumprirá um programa de trabalho à semelhança da agenda que teve na Ribeira Brava.

Para esta manhã, tem programado um encontro com a Câmara Municipal tarrafalense e outro com as forças vivas locais.

No período da tarde, José Maria Neves procederá ao lançamento do primeiro poste da ligação energética da localidade de Praia Branca à Central Eléctrica da Electra.

Na mesma localidade, preside ao acto da inauguração do sistema de adopção de água domiciliária ao povoado.

Da Praia Branca, o chefe do Governo seguirá para a Ribeira Prata onde visitará os trabalhos em curso da construção naquela localidade de uma barragem de pequeno porte.

CH

Inforpress/Fim.

S. Nicolau: Município da Ribeira Brava recebe novo apoio de Abrantes

|


Vila da Ribeira Brava, 11 Mai. (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava recebeu, da sua irmã gémea de Abrantes, Portugal, um cheque no valor de 14 mil e 100 euros (cerca de mil e 500 contos), destinado a ajudar na vedação do Estádio Municipal “Dideus” e na electrificação de duas placas desportivas.


O cheque foi entregue sábado, pelo edil abrantino, Nelson Carvalho, a Américo Nascimento, no final de um encontro para a apresentação, por parte da Global Stadium, das características técnicas da relva sintética instalada no estádio da Chãzinha.

É a terceira visita que o presidente da Câmara Municipal de Abrantes realiza num espaço de um ano a S. Nicolau, o que, por si, demonstra o nível de relações que existe entre os municípios da Ribeira Brava e de Abrantes.

A última visita de Nelson Carvalho a S. Nicolau foi em Setembro do ano passado e realizou-se no quadro das comemorações do décimo aniversário da assinatura do acordo de geminação entre os dois municípios.

Desta vez, o edil de Abrantes deslocou-se a S. Nicolau para assistir à inauguração das obras de melhoramento e arrelvamento do Estádio Municipal “Dideus”.

CH

Inforpress/fim

Estádio Municipal Ribeira Brava já pode receber provas internacionais

|


Vila da Ribeira Brava, 11 Mai. (Inforpress) – O estádio municipal “Dideus” no município cabo-verdiano de S. Nicolau está relvado e pode receber jogos internacionais.


As obras de ampliação e arrelvamento do estádio custaram 65 mil contos 590 mil euros), graças a parceria entre a Câmara da Ribeira Brava e o Ministério da Juventude e Desportos. Perante milhares de pessoas, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, presidiu, domingo, 10, à cerimónia da inauguração do estádio “Dideus” requalificado.

“Estamos a realizar os sonhos dos cabo-verdianos e o nosso destino é espalhar grandes obras por todas as ilhas”, afirma o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Para o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Américo Nascimento, o sonho de há um ano foi concretizado. “Temos um relvado de elevada qualidade, um sistema de rega e drenagem modernos”, garante o edil.

A estreia do relvado do Estádio Municipal “Dideus” ficou por conta das selecções de futebol de S.Nicolau e Sal, numa partida amistosa, em que a equipa da casa venceu a sua congénere salense por uma bola a zero (1-0).

Na sua alocução, o primeiro-ministro José Maria Neves, reiterou a pretensão do Governo em construir portos e aeroportos, estradas, liceus e hospitais em todas as ilhas cabo-verdianas.

Em relação a S. Nicolau, comprometeu-se coma população de que estará, nos próximos meses, para lançar a primeira pedra das obras de ampliação e asfaltagem do troço da estrada vila da Ribeira Brava/aeroporto de Preguiça, bem como a primeira pedra das obras da dessalinização da água, com vista a abastecer toda a ilha com água potável e de qualidade.

Enquanto isso não acontece, nas próximas semanas regressa à ilha do “Chiquinho” para inaugurar a remodelada e ampliada estrada que liga as vilas da Ribeira Brava e Tarrafal se S. Nicolau. O Governo vai durante esta legislatura, electrificar 95 por cento da ilha de S. Nicolau.

CH

Inforpress/fim.


Futebol: Selecção de S. Nicolau bem guarnecida em termos de equipamentos

|


Vila da Ribeira Brava, 11 Mai (Inforpress) - A selecção de futebol de S. Nicolau foi brindada, no último fim-de-semana, com três equipamentos, incluindo camisolas, calções e meias.


As ofertas foram da Global Stadium, empresa portuguesa que meteu o relvado sintético no estádio “Dideus”, da Associação de Futebol de Santarém, Portugal, e do emigrante sanicolauense radicado em Holanda, Celestino Peres Santos (Tchilin).

O presidente da Associação Regional de Futebol de S. Nicolau, Manuel Morais, disse que os referidos equipamentos “chegaram em boa hora”, porque a selecção desta ilha não dispunha sequer de um equipamento e logo de uma só vez recebe três.

Além do equipamento para a selecção desta ilha, Tchilin enviou mais dois outros, estes para o seu clube de coração, o Sport Club Atlético de S. Nicolau, de cujo plantel fizera parte antes de partir para a emigração.

CH

Inforpress/fim

Visita do Presidente da Câmara às Ilhas Canárias

|

Acompanhado do Vereador da Juventude, Cultura e Desporto da Câmara Municipal e do Sr. Juan Cazorla ex- Presidente do Município da Antigua em Fuerteventura durante muitos anos, actualmente residente na ilha da Boa Vista, o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau deslocou ás ilhas Canárias, de 18 a 28 de Abril do corrente ano.


Esta visita tinha como objectivo principal, conhecer as autoridades governamentais de Canárias, algumas Câmaras Municipais e organizações não governamentais locais, com vista a adquirir conhecimento da realidade e desenvolvimento daquelas ilhas, dar a conhecer a nossa realidade, apresentar as dificuldades e potencialidades do Município do Tarrafal numa visão de cooperação e parceria institucional.

- No dia 21, em Fuerteventura, pelas 11 horas realizou-se um encontro com o Presidente de Cabildo, Sr. Mário Cabrera Gonzales, que após a intervenção do Presidente, manifestou toda abertura e disponibilidade de Cabildo, que ele dirige, colaborar com o Município do Tarrafal de São Nicolau nos vários domínios de interesse mutuo. Particularmente se disponibilizou em colaborar com diversos materiais didácticos escolares para os alunos mais carenciados bem assim como doar dois autocarros de 55 lugares, cada, de modo a apoiar os alunos nas suas deslocações para frequentar as aulas. Deixou em aberto a sua ajuda, na procura de vagas e bolsas de estudo para alunos do nosso Município, para estudo nas Canárias.

- No Dia 22, acompanhado do empresário local, Sr. Raul Souto Sesar, do Grupo Galfuer de Fuerteventura, encontro com a Sra Presidente da Câmara de Antigua, que se mostrou disponível e de total abertura para estabelecimento futuro de um acordo de cooperação entre os municípios. Ficou o compromisso de um novo contacto para indicação de áreas concretas de cooperação e ajuda.

- No Dia 23, encontro com o Presidente de Puerto del Rosário, Sr. Marcial Morales Martin, que mostrou grande interesse se disponibilizou imediatamente para estabelecer laços de cooperação e geminação com Tarrafal de São Nicolau, o qual poderá vir a acontecer durante as festividades do aniversário do nosso Município, ainda este ano. Da mesma forma também se prontificou em colaborar com material didáctico para as escolas, nomeadamente Kits completos, mochilas entre outros.

Nos dias subsequentes, dos encontros realizados com vários empresários, associações e clínicas privadas conseguiu um aparelho de RX para o centro de Saúde do Tarrafal, alguns mobiliários para as moradias sociais e computadores para as escolas do E.B.I.


- No Dia 27, regresso a Las Palmas
Após a apresentação detalhada do nosso Município, a Dra. Maria Monteiro, Chefe do Gabinete da Conselheira pela área de Saúde do Governo de Canárias, dentro do seu sector, concretamente prometeu ajudar no apetrechamento das USBs de Fragata e Palhal, ficando sob a responsabilidade do PCMTSN a elaboração de uma lista das solicitações. Da lista, e de acordo com as preocupações e necessidades apresentadas afigura-se a obtenção de um camião para recolha de lixo, uma estação total (topografia) para o gabinete Técnico Municipal.

- No Dia 28, 08:30 horas, encontro com César Estevez, gerente da Construções Carolina, empresa responsável pela construção da estrada Praia Branca/Ribeira Prata e moradias sociais de Campo Pedrada, juntamente com a PROEXCA, para Canárias, na pessoa do Dr. Javier Mariscal Anaya, conselheiro Delegado.

O encontro teve por objectivo, saber da situação das obras de construção da estrada e conclusão das moradias sociais de Campo Pedrada.Ficou-se a saber que o atraso adveio da apresentação de uma garantia bancária por parte da empresa construtora, cuja 1ª parte, segundo D. César, será apresentada brevemente bem assim a resposta de aceitação da Engenheira proposta para poder receber do governo o quantitativo dos recibos entregues, pagar os trabalhadores e seguir as obras para a sua conclusão.

No que se refere ás moradias sociais, o Presidente aproveitou para manifestar a sua indignação pelos sucessivos atrasos na entrega das mesmas e apresentou a proposta á empresa de 3.000 contos para o término das moradias, por parte de edilidade, os quais seriam deduzidos nos custos finais.

O representante da PROEXCA presente, sugeriu que a empresa Carolina deverá terminar as obras até 27 de Junho, onde o governo das Canárias se fará representar no acto da entrega.

- 11:30 horas, encontro com a Directora geral da Promoção Económica do Governo das Canárias, Sra. Jimena Delgado Tarama. Conseguiu-se esclarecimento sobre a forma de como apoiar as pequenas e médias empresas, tendo sido disponibilizada a Base de Dados e toda a documentação para o efeito em caso de manifestação de interesses a este respeito.

- No Dia 29, 09:30 horas, encontro com a federação RICAM/FEMEPA, nas pessoas do Secretário-geral Juam Carlos Betancor, Dr. Juan Gaimez e vice-presidente da RICAM, Fernando Cabalhero. Foi apresentado de forma resumida a constituiçãoda federação, constituída por mais de 1200 empresas, com valência para pesquisas, instalção e manutenção de energias renováveis eólica e foto voltaica e dessalinização de água, de entre outros.

- 19:00 horas, regresso a cabo Verde.

- No Dia 30, Cidade da Praia,

A. Assinatura do contrato-programa para a interligação da rede da Praia Branca à rede pública da Electra no valor de 15,000 contos cv;
B. Introdução do projecto no valor de 7,000 contos cv, no âmbito de emprego público na DGP para elaboração dos respectivos contratos-programa.
- No Dia 01/Maio, 19 horas, regresso via Ilha do Sal.

- No Dia 02, antes do regresso a São Nicolau, aproveitando a curta estadia no SAL, inteirou-se dos trabalhos de transformação do camião, oferecido pela empresa NOMELCO (transformação de viatura de lixo para viatura de caixa aberta para transporte de material diverso). O término destes trabalhos está previsto para esta semana, finda a qual o mesmo será embarcado para São Nicolau, via São Vicente.

S. Nicolau: Município do Tarrafal estabelece laços amizade com congéneres das Canárias

|


Vila da Ribeira Brava, 08 Mai (Inforpress) - Uma promissora cooperação desenha-se entre o município do Tarrafal de São Nicolau e alguns municípios e empresas das Canárias


O presidente da Câmara Municipal tarrafalense visitou aquele território espanhol de 18 a 28 de Abril e trouxe em carteira várias promessas de apoio para o seu município, sobretudo para os sectores da educação e saúde.

Conforme informações do gabinete de comunicação e imagem da autarquia tarrafalense, na ilha Fuerteventura, António Lopes Soares "conseguiu um aparelho Raio X para o centro de saúde do Tarrafal" e a promessa de dois autocarros, de 55 lugares cada, para o transporte dos alunos.

Com relação ainda ao sector da educação, o município do Tarrafal viu aberta a possibilidade de os alunos deste município de S. Nicolau serem contemplados com vagas e bolsas para prosseguirem os estudos em Fuerteventura.

O apoio aos alunos carenciados do município tarrafalense com materiais escolares e didácticos foi igualmente prometido ao autarca António Soares, durante a sua estadia em Fuerteventura.

Nessa região de Canárias, poderá nascer, entretanto, o primeiro irmão gémeo do município tarrafalense.

Conforme a autarquia tarrafalense, o presidente de Puerto del Rosário, Marcial Morales Martin, mostrou “grande interesse” em seu município “estabelecer laços de cooperação e geminação com Tarrafal”, o que poderá acontecer, ainda este ano, por ocasião das festividades do aniversário da criação do novel município sanicolauense, ou seja, em Agosto.

Em Las Palmas, ilha também visitada pelo autarca tarrafalense, foi-lhe prometido equipamentos para o apetrecho das unidades sanitárias de base de Palhal e Fragata.

O edil António Lopes fez-se acompanhar nessa sua visita às Canárias do vereador da Juventude, Cultura e Desporto, Alcides Rufino Ramos, e por Juan Cazorla, antigo presidente do município de Antigua, em Fuerteventura, com residência em Cabo Verde há vários anos.

CH

Inforpress/fim

José Maria Neves inaugura primeiro estádio relvado de São Nicolau

|


Praia, 07 Mai. (Inforpress) – O primeiro-ministro, José Maria Neves (JMN), preside, este domingo, 10, em São Nicolau , à cerimónia de inauguração do primeiro estádio municipal relvado “Dideus” no Município da Ribeira Brava.


Além do arrelvamento do piso, o projecto da modernização do estádio municipal da Ribeira Brava contemplou o alargamento do rectângulo do jogo, com medidas regulamentares exigidas à realização de qualquer prova de futebol.

A inauguração do estádio “Dideus”, que se insere num vasto programa de visita de trabalho, de quatro dias, do chefe do governo à ilha de “Chiquinho”, culmina com a realização de várias actividades desportivas e culturais.

Na segunda-feira, 11, o primeiro-ministro reúne-se, logo pela manhã, com o elenco camarário, chefiado pelo edil Américo Nascimento. Meia hora mais, José Maria Neves preside à inauguração da Unidade Formativa na Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva”, onde ministra a aula magna sobre “Um Cabo Verde de Oportunidades para os Jovens”.

No período da tarde, o chefe do Executivo encontra-se com os operadores económicos da ilha e lança, ainda, as primeiras pedras para a construção do Centro Social de Águas das Patas e do balneário de São João.

Do programa de visita consta, ainda, para terça-feira, 12, uma deslocação ao município de Tarrafal, estando agendada uma reunião com a Câmara Municipal local, forças vivas e com a população de algumas localidades.

À semelhança da Ribeira Brava, o primeiro-ministro reúne-se com os alunos do 3º ciclo para juntos analisarem as oportunidades existentes no arquipélago para os jovens.

Na agenda de visita ao concelho de Tarrafal está, ainda, prevista a inauguração do sistema de adopção de águas nas zonas de Praia Branca, assim como o lançamento da extensão da rede de electricidade.

ZS

Inforpress/Fim.

S. Nicolau: Câmara da Ribeira Brava prepara balanço do primeiro ano de mandato

|


Vila da Ribeira Brava, 06 Mai (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava vai aproveitar a visita que o primeiro-ministro efectua a S. Nicolau de 10 a 13 deste mês, para fazer o balanço do seu primeiro ano de mandato, informou, esta tarde, à imprensa o edil ribeira-bravense.


Segundo Américo Nascimento, a sua Câmara aproveitará ainda o encontro com José Maria Neves, agendado para o dia 11, para discutir alguns projectos estruturantes previstos para este município, como o da estrada que ligará a vila da Ribeira Brava ao aeroporto de Campo de Preguiça, passando por Maiama.

O autarca iInformou que esta edilidade já apresentou um ante-projecto dessa via ao Governo, cuja construção, na estimativa da Câmara, atingirá os 250 mil contos.

Um outro projecto que será discutido com José Maria Neves é o da dessalinização da água para abastecer a ilha de S. Nicolau, com financiamento já garantido através da cooperação internacional.

Américo Nascimento disse que o encontro com o primeiro-ministro será uma oportunidade também para a sua Câmara colocar ao chefe do Governo algumas preocupações relativas ao desenvolvimento deste município, para as quais não há ainda uma solução enquadrada em projecto.

O edil da Ribeira Brava ressalta o problema ligado à protecção civil da Ribeira Brava, a qual apresenta-se desprotegida em caso de inundações e deslizamento de pedras da Ladeira da Igreja e do monte sobranceiro (Monte Fora).

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Desporto no município do Tarrafal vai ser alvo reflexão

|


Vila da Ribeira Brava, 06 Mai (Inforpress) - O Futebol Club Praia Branca e a Paróquia de S. Francisco de Assis promovem, na próxima sexta-feira, uma reflexão sobre o desporto no município do Tarrafal.


Pretende-se com esta iniciativa, que conta com o envolvimento da edilidade tarrafalense, do Centro de Saúde local e do CCS-Sida do Tarrafal, recolher subsídios para o desenvolvimento do sector desportivo nessa região de S. Nicolau.

A reflexão incidirá sobre a época desportiva finda, as potenciais modalidades desportivas a serem incrementadas naquele município, a saúde dos atletas e os anseios da juventude local em matéria do desporto.

O encontro para a reflexão sobre o desporto no município tarrafalense realiza-se no recinto da igreja católica, com início às 14:00 horas.

Além dessa reflexão, o programa desse encontro inclui um conjunto de outras actividades, designadamente uma palestra sobre as doenças sexualmente transmissíveis, teste de despiste do vírus do HIV e apresentação de uma peça teatral.

O encontro será ainda ocasião para os seus promotores homenagearem a equipa campeã da época desportiva 2008/09, o Futebol Club Ultramarina.

CH

Inforpress/fim

Futebol: Selecções de S. Nicolau e do Sal na inauguração do relvado de Chãzinha

|


Vila da Ribeira Brava, 05 Mai (Inforpress) - Uma partida de futebol entre a selecção de S. Nicolau e a do Sal marca a inauguração do relvado sintético do Estádio Municipal “Di Deus”, da Ribeira Brava, a ter lugar no próximo dia 10.


Segundo informações da Associação Regional de Futebol, além da partida entre as duas selecções, haverá um outro jogo de futebol, este colocando frente a frente as selecções de veteranos dos dois concelhos de S. Nicolau, ou sejam, Ribeira Brava e Tarrafal.

O acto da inauguração do primeiro estádio relvado de S. Nicolau contará com as presenças do primeiro-ministro, José Maria Neves, e do ministro adjunto e da Juventude e Desportos, Sidónio Monteiro.

CH

Inforpress/fim

Crianças da Ribeira Brava apadrinhadas por associação portuguesa

|

Cerca de 100 crianças de Ribeira Brava vão ser apadrinhadas este ano por uma associação de Abrantes, cidade portuguesa geminada com o concelho de São Nicolau.


A Associação de Geminação de Abrantes vai apadrinhar em 2009 cerca de uma centena de crianças de famílias carenciadas da Ribeira Brava. A instituição está a desenvolver uma campanha de escolarização chamada “Projecto Padrinho”.

Cerca de 60 famílias portuguesas, explicou à Agência Lusa o presidente da Associação, vão “contribuir com um mínimo de 30 euros por ano para que as crianças, cujas famílias têm dificuldades económicas, possam mais facilmente cumprir, fruto de melhores condições, a escolaridade obrigatória”. O projecto, referiu José Fernandes, “está a ser realizado no âmbito do 10º aniversário da geminação” entre Abrantes e Ribeira Brava.

“Os donativos, que não serão directamente entregues às famílias, devem ser aplicados na compra de material escolar como batas, lápis, livros, cadernos, pastas, ou outro material escolar”, acrescentou o responsável.

O dinheiro vai ser entregue à Câmara Municipal de Ribeira Brava, que se vai encarregar da sua gestão . “Duas escolas primárias estão apadrinhadas por completo, num total de 52 alunos, e há mais 30 crianças com o processo a decorrer o que permitirá, em breve, alargar o projecto a mais dois estabelecimentos de ensino”, sublinhou Fernandes

S. Nicolau: Não há quem trava a venda bebidas alcoólicas a menores e doentes mentais

|

Vila da Ribeira Brava, 04 Mai (Inforpress) - A lei que proíbe a oferta, fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos em S. Nicolau não passa de letra morta.
No município da Ribeira Brava, o não cumprimento dessa lei é algo que preocupa, sobremodo, muitos ribeira-bravenses, tendo em conta em os males sociais que o alcoolismo engendra.


Na última reunião da Assembleia Municipal da Ribeira Brava, realizada semana passada, um deputado municipal colocou esse problema com alguma acuidade, pois, na sua opinião, a venda de bebidas alcoólicas a menores está a se fazer de forma “descarada”.

Segundo aquele deputado, o mesmo problema coloca-se, também, em relação aos doentes mentais, aos quais ele afirma que existe o mesmo descaramento na venda de bebidas alcoólicas.

Para esse deputado, as placas ostentadas pelos bares e mercearias, dando conta da lei que proíbe a oferta, fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas a menores, são “simples adornos” desses estabelecimentos comerciais.

Na ocasião, o edil ribeira-bravense considerou “correcto” qualquer deputado municipal levar problemas dessa natureza à Assembleia Municipal, embora a sua resolução não seja da competência da Câmara Municipal.

Segundo Américo Nascimento, situação como essa da venda de bebidas alcoólicas a menores e a doentes mentais deve ser denunciada directamente a quem fiscalize e possa tomar medidas para a pôr cobro, ou seja, a policia encarregue da ordem pública.

A Inforpress apurou que a venda de bebidas alcoólicas a menores e a doentes mentais, sobretudo a estes últimos, não se coloca apenas na Ribeira Brava como também em toda a ilha de S. Nicolau.

Além dessa infracção ao artigo 1 da lei 27/97, regista-se também a violação da lei que proíbe a entrada de menores em bailes.

CH

Inforpress/fim

Coimas para animais soltos no município da Ribeira Brava passam a ser mais pesadas

|

Vila da Ribeira Brava, 02 Mai (Inforpress) - A Assembleia Municipal (AM) da Ribeira Brava, por proposta da Câmara Municipal, aumentou, no último fim-de-semana, os valores das coimas previstas no Código de Posturas Municipais (CPM) para o gado apanhado a pastar ou a divagar em terras agrícolas.


A multa de 800 escudos, que era prevista por cada cabeça de gado lanígero e caprino (carneiro e cabra), passa a ser três mil e 500 escudos, enquanto para o gado bovino, muar e asinino (vaca, mula e burro), a coima, por cabeça, passa de mil e 500 para dez mil escudos.

O preâmbulo da proposta Câmara Municipal que levou a AM a alterar o CPM, no tocante às coimas, diz que “a pastagem dos animais no município da Ribeira Brava, de há muitos anos a esta parte, tem sido desregrada, e medidas não tem sido tomadas para se pôr cobro a essa situação”.

Segundo o mesmo preâmbulo, apesar de “existir o código de posturas municipais, este se mostra inadequado e os agricultores queixam dos constantes prejuízos que vem sofrendo com a problemática do vulgarmente fenómeno conhecido por animais soltos”.

Acrescenta ainda aquela nota que, depois da aprovação dessa medida, não será permitida “a pastagem de gado de qualquer espécie em baldios que confinem com propriedades, sem ser acompanhado do respectivo pastor, o qual deve dispor de currais murados e com a solidez necessária para a recolha dos animais durante a noite.”

Essa nova tabela de coimas aprovada entra em vigor no dia 1 Julho próximo.

Durante o período que antecede a sua entrada em vigor, a Câmara Municipal da Ribeira Brava e a Delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos em S. Nicolau prometem fazer uma ampla campanha de informação junto dos criadores e agricultores das novas medidas para se pôr cobro à prática de animais soltos.

CH

Inforpress/Fim

Ribeira Brava vai continuar com estatuto de município mais limpo de Cabo Verde

|

Vila da Ribeira Brava, 30 Abr (Inforpress) - O edil da Ribeira Brava reafirmou hoje a pretensão da sua Câmara em fazer tudo para que o seu município continue com o estatuto de município “mais limpo de Cabo Verde”.


Américo Nascimento respondia assim a uma preocupação de um munícipe local na reunião da Assembleia Municipal, quanto ao vazamento de lixo e entulhos na ribeira entre a sua habitação e a estação de vendas da empresa nacional de combustíveis, ENACOL.

A preocupação do referido munícipe foi de resto apoiada pelos eleitos das duas bancadas na assembleia (PAICV e MpD), que ressaltaram a necessidade de se manter a vila da Ribeira Brava limpa e de se fiscalizar os locais fora da sede municipal, onde as pessoas costumam botar lixo.

Em relação ao deposito de lixo e entulhos denunciado pelo munícipe, no período antes da ordem do dia destinado ao público, um dos deputados municipais intervenientes pediu à Câmara Municipal para não cingir-se apenas à limpeza daquela parte da ribeira, mas toda ela.

O mesmo deputado municipal disse que a referida ribeira foi, em tempos, a principal via de acesso à Prainha e as pessoas poderão vir a utilizá-la de novo, caso seja limpa.

A Prainha é a praia de mar mais perto da vila da Ribeira Brava, onde os habitantes desta costumam fugir ao calor nas épocas mais quentes do ano.

A limpeza daquela ribeira, sobretudo a zona das casas do IFH, impõe-se ainda pelo facto existir ali perto um jardim infantil frequentado por mais de uma centena e meia de crianças.

O edil Américo Nascimento prometeu tomar medidas para manter aquele local e todos os outros locais do município limpo, mas avisou que essa tarefa não é só da responsabilidade da Câmara Municipal.

Disse que os deputados e os munícipes não devem esperar pela realização da reunião da Assembleia Municipal para denunciarem as situações de lixo num ou noutro local, uma vez que o poderão fazer a qualquer momento.

“Qualquer situação do tipo tem que ser eliminada de forma clara”, precisa.

O presidente da edilidade ribeira-bravense lembrou, contudo, que a Câmara Municipal não pode ter em cada esquina um fiscal e outro atrás de cada munícipe.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS