Meteorologia

Voos para São Nicolau cancelados devido aos ventos fortes

|

As rajadas de vento que fustigam as ilhas já obrigaram a TACV – Cabo Verde Airlines a cancelar pelos menos dois voos para a ilha de São Nicolau. Cerca de 40 passageiros estão hospedados em hotéis na ilha do Sal na expectativa de poderem voar para São Nicolau à 13h20 desta terça-feira, 28.


O delegado da TACV no Sal, António Luís Delgado, confirmou ao asemanaonline que, no sábado, um voo partiu da ilha de Santiago em direcção à ilha de São Nicolau, mas teve de regressar ao Sal porque as condições atmosféricas não permitiam uma aterragem em segurança. Os passageiros conseguiram viajar no Domingo.

Ontem, segunda-feira, mais uma ligação retornou a ilha do Sal. “O aparelho não conseguiu aterrar devido às rajadas de vento. Estas não permitiam aterragens em condições de segurança. Os cerca de 40 passageiros foram hospedados em hotéis da ilha do Sal e deverão seguir viagem para São Nicolau, se o tempo permitir, às 13h20 desta terça-feira”, informou o delegado da TACV na ilha do aeroporto.

Também na ilha de São Nicolau estão retidos muitos passageiros que deveriam seguir nos voos cancelados para as ilhas do Sal e Santiago. Enquanto isso, o Departamento de Protecção Aeronáutica do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica não prevê alterações no tempo até às 24 horas de hoje. O meteorologista José Augusto informa que o céu está parcialmente nublado, por vezes e localmente muito nublado. A visibilidade é boa (igual ou superior a 10Km), podendo apresentar-se moderada (igual ou inferior a 8 Km), devido a poeira. O vento sopra fresco (17-21 Nós), ou muito fresco (22 a 27 Nós) com rajadas.

O mar apresenta-se cavado, localmente grosso, com ondulação de Nordeste e/ou Norte com 2 a 3,5m de altura. A temperatura mínima situa-se nos 19/20º, enquanto a máxima ronda os 25/27º Celsius.


S. Nicolau: Projecto Unidades Formativas arranca na primeira semana de Maio

|

Vila da Ribeira Brava, 28 Abr (Inforpress) - O Projecto Unidades Formativas arranca na primeira semana de Maio em S. Nicolau com um curso no domínio agro-pecuário, soube hoje a Inforpress

Este primeiro curso de formação profissional, a realizar-se no quadro do citado projecto, irá formar 20 jovens e terá uma duração de dez meses.

Está aberto a todos os jovens na faixa etária que vai dos 16 aos 25 anos e tenham como habilitações literárias mínimas o oitavo ano de escolaridade, estejam eles dentro ou fora do sistema de ensino.

Este primeiro curso irá funcionar no Centro de Extensão Rural de Fajã.

O Projecto Unidades Formativas tem como objectivo capacitar e inserir os jovens no mercado do trabalho e promover o empreendorismo no seio da camada juvenil.

Trata-se de um projecto do Ministério da Educação e Ensino Superior e contempla nesta sua fase inicial (fase piloto) quatro escolas secundárias do País: Ribeira Brava/S. Nicolau; Coculi/Santo Antão; João Teves/Santiago, e Sal Rei/Boa Vista.

Esta fase é financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e terá a duração de três anos.

Em S. Nicolau, o Projecto Unidades Formativas, no seu primeiro ano de funcionamento, prevê a realização de dois cursos para a formação profissional de quarenta jovens, ou sejam, 20 em cada curso.

O segundo curso previsto para esta ilha será no domínio ecoturismo.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Rajadas de ventos cruzados impedem aterragem de avião

|

Vila da Ribeira Brava, 27 Abr (Inforpress) - Uma ventania fustiga os lados de Preguiça e zona do Campo de Preguiça (São Nicolau) desde sábado, impedindo a aterragem do avião no aeródromo local.


Sábado, o aparelho ATR, que fazia o percurso Sal/S. Nicolau, já perto da zona do aeródromo, teve que regressar ao aeroporto internacional “Amílcar Cabral”, acontecendo o mesmo nesta manhã de segunda-feira.

Segundo a apurou a Inforpress, as fortes rajadas de ventos cruzados registadas sábado naquela zona voltaram a soprar hoje.

No domingo, o tempo esteve melhor por aqueles lados, tendo o avião conseguido aterrar no referido aeródromo.

A vila do Tarrafal foi também fustigada pela ventania, sábado, impedindo o término do jogo da Super Taça de S. Nicolau, entre o Sport Club Atlético e o Desportivo Ribeira Brava, que decorria no estádio municipal tarrafalense.

O árbitro viu-se obrigado a interromper a partida aos primeiros 13 minutos do jogo, devido às rajadas do vento, que impediam aos jogadores dominar a bola.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Ribeira-bravenses aprendem a ler música na pauta

|

Vila da Ribeira Brava, 26 Abr (Inforpress) - Mais de quarenta aprendizes de música, na sua maioria adolescentes e jovens, recebem aulas de solfejo no município da Ribeira Brava ministradas por um antigo membro da banda musical da Igreja Salesiana em S. Vicente.
As aulas são ministradas em Queimadas, a cerca de 15 adolescentes e jovens locais, e na vila da Ribeira Brava, a um número aproximado de 30 de aprendizes, incluindo crianças e pessoas adultas.

A iniciativa partiu do próprio músico, agora emigrante reformado e de volta à sua aldeia natal, Queimadas.

No regresso à sua terra natal, depois de muitos anos labutando no estrangeiro, primeiramente em Portugal e depois nos Estados Unidos da América, Sabino Gomes achou que podia dar o seu contributo para o desenvolvimento da sua aldeia e optou então parar ensinar a musica a quem se mostrasse interessado.

Em Agosto próximo, faz um ano que ele ministra aulas a um grupo de adolescentes e jovens da sua aldeia.

Disse que, inicialmente, eram mais de 20, mas o número foi se diminuindo e, actualmente, são cerca de 15 adolescentes e jovens aos quais, uma vez por semana, ministra aulas de solfejo.

Não obstante as desistências verificadas, Sabino Gomes, mostra-se satisfeito, porque cerca de metade dos que ficaram já solfeja.

Animada com a experiência de Queimadas, a Câmara Municipal da Ribeira Brava convida-o para fazer o mesmo na sede municipal, convite que ele aceita prontamente.

Abre-se então a “escola” de música da vila da Ribeira Brava. As aulas iniciam-se no passado mês de Março e a média dos participantes nos primeiros dias foi da ordem dos 30: crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Na sede municipal, os participantes recebem aulas duas vezes por semana.

Sabino Gomes considera, entretanto, que a tarefa na vila da Ribeira Brava é mais difícil, porque os participantes pertencem a faixas etárias distintas (incluindo crianças) e recebem aulas num mesmo turno.

Afirma que o ideal seria dividir os participantes em dois turnos, mas isso seria difícil para ele, uma vez que não mora na vila da Ribeira Brava.

CH
Inforpress/fim

S. Nicolau: Tarde cultural encerra programa comemorativo do Dia do Professor

|

Vila da Ribeira Brava, 23 Abr (Inforpress) - Os professores dos diferentes subsistemas de ensino em S. Nicolau - secundário, básico integrado e pré-primário - encerram, hoje, na vila do Tarrafal, o programa comemorativo do Mês e Dia do Professor nesta ilha, com uma tarde cultural.


As comemorações alusivas à efeméride tiveram início no passado dia 14 com um encontro de reflexão no município da Ribeira Brava em que classe docente local debateu o tema “Ser professor hoje”.

A reflexão dos professores sobre temas ligados à formação continuou nos dias subsequentes, tendo a vila do Tarrafal acolhido nos dias 17 e 18 um fórum sobre o exercício da cidadania.

No dia 19, realizou-se na Ribeira Brava um debate sobre o tema “O Professor e os Desafios do Ensino Moderno”.

No quadro das comemorações do Mês e Dia do Professor, foi lançado, ontem, na vila do Tarrafal o site da Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva” (www.esblc.com), e posto a circular o número 3 do jornal “Entrelinhas”, da mesma escola.

Desse programa, destaca-se, também, a inauguração, na passada segunda-feira, da rádio dessa escola secundária.

CH

Inforpress/fim

Jovens acompanham arrelvamento do Estádio Municipal Ribeira Brava com interesse

|

Vila da Ribeira Brava, 22 Abr (Inforpress) - Os trabalhos em curso destinados ao arrelvamento do Estádio Municipal “Dideus”, da Ribeira Brava, tem despertado um grande interesse e entusiasmo na camada juvenil local, tendo em conta a novidade da relva em campo de futebol nesta ilha.

Na impossibilidade de poderem entrar no recinto do estádio, para verem de perto e apalparem o material utilizado no processo do arrelvamento, muitos jovens tem se deslocado à Lambona (elevação sobranceira ao estádio) e desse ponto acompanharem os trabalhos.

Quem, também, tem acompanhado a par e passo o processo do arrelvamento do campo da Chãzinha são os alunos do liceu “Baltazar Lopes da Silva”, que fica a pouca distância do estádio.

Muitos aproveitam os intervalos entre as aulas para darem um pulo ao local e espreitarem o que está a se desenrolar dentro do estádio. Os portões deste andam fechados, mas fora do recinto não falta um ponto alto de onde se pode dar uma espreitadela para o interior do recinto.

O tapete verde começou a ser estendido ontem, e espera-se que todo o trabalho esteja pronto a 10 de Maio próximo, data que o elenco camarário de Américo Nascimento escolheu para inaugurar o primeiro estádio de futebol relvado em S. Nicolau.

Segundo apurou a Inforpress junto de uma fonte municipal, o primeiro-ministro, José Maria Neves, já confirmou a sua presença no acto.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva” reforça acção formativa

|

Vila da Ribeira Brava, 21 Abr (Inforpress) - A direcção da Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva” (ESBLS), da vila da Ribeira Brava, está a apostar forte na área de informação, com o objectivo de contribuir não só para a formação dos seus alunos e professores, como também da própria comunidade

Nessa linha de preocupação, essa escola fez publicar um boletim informativo, cujo terceiro número será posto a circular, amanhã, na vila do Tarrafal, no quadro das comemorações do Dia do Professor, que se assinala a 23.

“ENTRELINHAS” é o nome desse jornal escolar, de publicação bimestral. Além de temas de carácter cultural e formativo, trás notícias de índole local, nacional e internacional. Tem como redactores os professores e alunos dessa escola.

A aposta da direcção da ESBLS na informação e formação, não termina com a publicação de “ENTRELINHAS”, já que essa escola já conta também com uma rádio, inaugurada, ontem, segunda-feira.

Com recursos próprios e com apoios da ASA e de um emigrante sanicolauense radicado na Europa, a Escola adquiriu um equipamento sonoro e com este montou a sua rádio.

Com altifalantes colocados em pontos estratégicos do pátio escolar, a rádio escolar lança a as suas “emissões” a partir da sala de professores.

Segundo o director da ESBLS, Amílcar Barreto, aquela rádio funciona durante os intervalos escolares e sua programação inclui música, informação, debates e programas culturais.

Um terceiro órgão de formação e informação disporá a Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva”, da Ribeira Brava, a partir de amanhã. Trata-se agora de uma publicação “on-line”, cujo acto de lançamento realiza-se também na vila do Tarrafal, no quadro das comemorações do Dia do Professor.

CH

Inforpress/fim

São Nicolau terá dessalinizadora de 133 mil contos

|

13/04/2009 - A assinatura do contrato do projecto de dessalinização de água para toda a ilha de São Nicolau acontece nesta quarta-feira, 15, durante uma visita da coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Petra Lantz, e o Secretário de Estado da Economia, Humberto Brito. O projecto é financiado pelas Nações Unidas no valor de 133 mil contos.


Petra Lantz e Humberto Brito iniciam hoje, 13, uma visita de três dias à ilha de Chiquinho para observar projectos que estão a ser implementados nos municípios da Ribeira Brava e de Tarrafal.

O ponto da visita, no entanto, é a assinatura do documento que permitirá instalar em São Nicolau a tão desejada dessalinizadora de água para abastecer todas as localidades da ilha.

Já no ano passado uma equipa técnica da Direcção-Geral da Indústria e Energia tinha estado a estudar o projecto no terreno e definiram que o mesmo deveria arrancar este ano

Câmara da Ribeira Brava e agricultores querem pôr cobro a prática de animais soltos

|

Vila da Ribeira Brava, 18 Abr (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava vai propor à Assembleia Municipal, o agravamento das coimas previstas no código de posturas municipais vigente, a fim de desencorajar os criadores de gado a terem os seus animais soltos.


A proposta para alteração das posturas municipais, no capítulo das coimas, saiu do encontro que o edil Américo Nascimento e o delegado do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos em S. Nicolau, Adilson Melício, mantiveram, sexta-feira, na vila da Ribeira Brava, com cerca de trinta agricultores de vários pontos desde município.

O encontro foi convocado expressamente para se debater a problemática dos animais soltos nesta parcela do território municipal, tendo em conta as frequentes queixas e reclamações dos agricultores quanto aos animais soltos, sobretudo cabras e vacas, que invadem as suas hortas e devoram as culturas.

Há muitos anos que os homens de lavoura vêm se reclamando desse mal junto das autoridades municipais e, recentemente, num abaixo assinado com mais de uma centena de pessoas ligadas à agricultura, os subscritores desse documento exigiram à Câmara Municipal a tomada de medidas para pôr cobro a essa situação, sob pena de a actividade agrícola deixar de se fazer nas terras deste município.

Além do agravamento das coimas, e como forma também de combater o pastoreio em sítios não delimitados por lei, os participantes desse encontro alertaram para a necessidade do cumprimento da norma do código de posturas que trata do manifesto de gado, isso como forma de ajudar na identificação daqueles que largam os animais à solta.

Além da proposta do agravamento das coimas previstas no código de posturas municipais, os participantes do referido encontro propõem que aos donos dos animais soltos seja dado um prazo de dois meses para retirarem o gado das zonas de culturas agrícolas.

A proposta foi aceite pelo edil Américo Nascimento, que avançou mais duas medidas a serem tomadas pela sua Câmara: realização de uma campanha para o manifesto gratuito do gado e divulgação das zonas de pastagens.

Relativamente ao agravamento das coimas, as propostas vão no sentido de, no caso do gado miúdo (designadamente gado caprino), elevar os actuais 800 escudos de multa por cabeça para cinco mil escudos; no caso do gado grosso (designadamente gado bovino), elevar os actuais mil e 500 escudos de multa por cabeça para dez mil escudos.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Parcelas de regadio nascem em Morro Brás

|

Vila da Ribeira Brava, 17 Abr (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava e a delegação local do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos (MADRRM) entregam, hoje, 14 parcelas de perímetros irrigados a igual número de famílias de Morro Brás.


As referidas parcelas, que já receberam as primeiras sementes para a produção hortícola, são irrigadas com água proveniente do furo de Campo de Porto, à semelhança das parcelas da povoação vizinha de Belém, estas cultivadas desde o ano passado e beneficiando oito famílias.

Em Morro Brás, além da entrega das 14 parcelas irrigadas, a edilidade ribeira-bravense e a delegação local do MDRRM procederão ao lançamento da primeira pedra da implantação da rede de distribuição de água aos domicílios de Morro Brás.

CH

Inforpress/fim

Secretário de Estado da Economia e Representante da ONU em visita a S. Nicolau

|

Vila da Ribeira Brava, 14 Abr. (Inforpress) - O secretário de Estado da Economia, Humberto Brito, e a representante das Nações em Cabo Verde, Petra Lantz Bernardis, cumprem hoje o seu segundo dia de visita a S. Nicolau, destacando-se do seu programa de trabalho para esta manhã visitas ao perímetro irrigado de Fajã e ao Parque Natural de Monte Gordo.


Humberto Brito e Petra Lantz Bernardis deslocam-se, no período da tarde, ao município do Tarrafal. Para além de um encontro com o edil tarrafalense, António Lopes Soares, visitam os principais centros locais de interesse.

O primeiro dia da visita do secretário de Estado e da representante das Nações Unidas foi marcado com um encontro com a Câmara Municipal da Ribeira Brava. Visitaram também algumas infra-estruturas sociais financiadas por aquele organismo internacional, nomeadamente, a construção do chafariz de Juncalinho e a remodelação e equipamento do Centro da Cruz Vermelha, na vila da Ribeira Brava.

Além dessas duas infra-estruturas, as Nações Unidas financiaram no município da Ribeira Brava a reconstrução do chafariz do Morro, a rede domiciliária da água no bairro de Memorial e a remodelação da Unidade Sanitária de Base de Covoada.

A visita a S. Nicolau do secretário de Estado da Economia e da representante das Nações Unidas em Cabo Verde termina amanhã, com a assinatura do documento que determina a passagem do projecto de dessalinização do Governo à Câmara Municipal da Ribeira Brava.

O referido projecto é financiado pela Índia, Brasil e África de Sul (IBSA), sendo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a agência de implementação. A Câmara Municipal da Ribeira Brava é a beneficiária directa.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: DG dos Desportos entrega equipamentos às escolas desportivas

|

Vila da Ribeira Brava, 11 Abr (Inforpress) - A Direcção Geral dos Desportos procedeu, esta manhã, à entrega de oito bolsas atletas a igual número de alunos carenciados de S. Nicolau, bem como um conjunto de equipamentos desportivos às três escolas de iniciação desportiva existentes.


A bolsa-atleta foi instituída pelo Ministério da Juventude e Desportos (MJD) com o fito de apoiar os alunos carenciados que se destacam no aproveitamento escolar e estejam inscritas numa escola de iniciação desportiva.

Além de equipamentos desportivos, os alunos tem direito a propinas pagas pelo MJD.

As escolas de iniciação desportiva existentes em S. Nicolau e contempladas, esta manhã, com equipamentos desportivos são: Escola “Augusto Almeida”, da vila do Tarrafal, Escolinha de Futebol “AJS”, da vila da Ribeira Brava, e a escola “Primatas”, também da sede do município ribeira-bravense.

A escola “Augusto Almeida” foi fundada por Francisco Spencer (Chico Nikita) no ano de 2003 e conta, actualmente, com 92 crianças e adolescentes inscritos, sendo 50 do sexo masculino e 42 do sexo oposto. Esta escola de iniciação ao futebol abarca a faixa etária que vai dos nove aos 13 anos.

A escolinha de futebol “AJS”, que veio substituir a escola “Doca e amigos”, foi fundada em 2008, e contando, presentemente, nas suas fileiras com um total de 102 crianças e adolescentes, oriundas da vila da Ribeira Brava e Preguiça. Esta escola abarca a faixa etária que vai dos 10 anos 14 anos, e tendo, recentemente, estendido a sua acção ao basquetebol.

A escola “Primatas”, por último, está ligada a modalidade de andebol e abarca no seu seio apenas os alunos do liceu “Baltazar Lopes da Silva”.

A entrega das oito bolsas atletas e dos equipamentos às escolas de iniciação desportiva esteve a cargo da representante da Direcção Geral dos Desportos em S.Vicente, Amídia Lubrano.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Relvado estádio “Dideus” será inaugurado a 10 de Maio

|

Vila da Ribeira Brava, 09 Abr (Inforpress) - O estádio municipal da Ribeira Brava, com relva sintética, será inaugurado no dia de 10 de Maio próximo, conforme já fez saber o edil ribeira-bravense.


A data da inauguração do estádio relvado para daqui um mês foi decidida, esta semana, pelo elenco camarário da Ribeira Brava, que já prepara o programa desportivo que marcará o evento.

Segundo uma fonte municipal que, no dia a dia, tem acompanhado a execução do projecto da modernização do estádio “Dideus”, os trabalhos estão em fase avançada e que amanhã, sexta-feira, será feito o ensaio do sistema da rega da relva.

Além do arrelvamento do piso, o projecto da modernização do estádio municipal da Ribeira Brava contempla o alargamento do rectângulo do jogo, com medidas regulamentares exigidas à realização de qualquer prova de futebol.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Projecto moradias sociais para Preguiça prestes a sair do papel

|

Vila da Ribeira Brava, 09 Abr (Inforpress) - O projecto que prevê a construção de dez moradias sociais na aldeia piscatória de Preguiça, no âmbito da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal da Ribeira Brava e as associações “Intercâmbios Internacional” e a “Woonbron”, da Holanda, poderá concretizar-se dentro em breve.


No quadro desse projecto, encontra-se em S. Nicolau, um representante da Intercâmbios Internacional e outro da Woonbron, com o objectivo de discutirem com a edilidade ribeira-bravense questões que se prendem com o avanço do projecto.

Segundo o edil Américo Nascimento, com a visita dessa delegação, “estão criadas as condições para avançarmos de forma concreta com a construção dessas dez moradias”.

Américo Nascimento avança que a primeira pedra para a construção dessas habitações sociais será lançada por ocasião das festas de Santo António, que se comemoram a 13 de Junho, e com tradição naquela localidade.

As dez habitações serão do tipo T2 e para sua edificação a parte holandesa vai disponibilizar um montante de 105 mil euros (cerca de 11 mil, 550 contos).

O edil da Ribeira Brava disse que o custo real dessas habitações poderá ascender os 105 mil euros, pelo que a Câmara Municipal cobrirá o que faltar.

Américo Nascimento informou que os próprios beneficiários vão ter que dar alguma participação, a fim de se sentirem donos das casas.

Embora as habitações sejam deles, cada um irá pagar uma renda simbólica mensal de dois mil e 500 escudos.

Segundo Cláudia Cruz, da Intercâmbios Internacional, a ideia da realização desse projecto de moradias sociais surgiu em 2006, quando um grupo de jovens daquela associação visitou S. Nicolau e ter constatado o problema da habitação na Preguiça.

A proposta para a edificação das referidas habitações foi avançada pela então Câmara Municipal e desde daquela altura até a presente data vários contactos foram encetados pelos responsáveis deste município junto das duas associações holandesas, com vista à realização do projecto.

Intercâmbios Internacional é uma associação de jovens descendentes de cabo-verdianos radicados em Holanda, mas tendo no seu seio também jovens holandeses.

Quanto a Woonbron, esta uma é associação holandesa privada ligada à construção de vivendas sociais em Roterdão.

A delegação das duas associações ora de visita a S. Nicolau é constituída por Cláudia Cruz, da Intercâmbios Internacional, e Marten Treeffers, da Woonbron.

CH

Inforpress/fim

Sanicolauenses primam pelo exercício da cidadania no Tarrafal

|

Praia, 08 Abr. (Inforpress) – O Centro Cultural Paulino Vieira, na vila do Tarrafal, acolhe nos dias 14 e 15 o Fórum “Exercício da Cidadania no Município do Tarrafal – Novos Paradigmas e Desafios”.

Iniciativa do centro local da juventude e da autarquia sanicolauense, o Fórum pretende envolver todas as instituições locais e representação das instituições nacionais ligadas à problemática das crianças e adolescentes em um debate amplo e participativo.

A organização está já a trabalhar para que o fórum seja um espaço de partilha de ideias e procura de estratégias para uma mudança de atitude e comportamento da sociedade civil.

O evento insere-se no quadro das actividades comemorativas do Dia do Professor Cabo-verdiano, que se assinala, anualmente, a 23 de Abril. Terá como principais oradores a presidente do Instituto Cabo-verdiano das Crianças e Adolescência, Marilena Baessa e o psiquiatra Manuel Faustino.

SR

Inforpress/Fim.

S. Nicolau: Jovens nazarenos em retiro na Praia Branca

|

Vila da Ribeira Brava, 07 Abr (Inforpress) - Mais de sessenta jovens e adolescentes das igrejas nazarenas de S. Nicolau encontram-se reunidos em retiro, desde sábado, 4, na localidade de Praia Branca, município do Tarrafal.

O objectivo do retiro é alertar os demais membros da camada juvenil sanicolauense para os males sociais que afectam a juventude cabo-verdiana, como a droga, o alcoolismo e o sida.

O programa desse retiro, que decorrerá até o próximo dia 9, inclui, além de cultos, palestras sobre esses mais males sociais, actividades recreativas e culturais.

Segundo apurou a Inforpress junto de uma fonte da organização do evento, durante este encontro será feita uma despistagem do VIH/Sida por técnicos do centro de saúde do Tarrafal.

É a primeira vez que a localidade de Praia Branca acolhe um retiro de adolescentes e jovens nazarenos, o qual tem por lema “Juventude Saudável”.

Além das quatro igrejas nazarenas de S. Nicolau, o retiro de Praia Branca tem como patrocinadores o comité municipal do Tarrafal da luta contra o sida e a edilidade tarrafalense que apoia em termos de transportes e fornecimento de água.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Jorge Santos dá alento às estruturas locais MpD e JpD

|

Vila da Ribeira Brava, 06 Abr (Inforpress) - As estruturas de base do Movimento para a Democracia (MpD - oposição) e da Juventude para a Democracia (JpD), em S. Nicolau, ganharam no último fim-de-semana um novo alento com a visita a esta ilha de Jorge Santos e de Fernando Elísio.

O presidente do MpD foi à S. Nicolau para conferir posse às comissões políticas provisórias desse partido nos dois municípios da ilha: Ribeira Brava e Tarrafal.

Na Ribeira Brava, a tarefa de reorganizar o partido está a cargo de uma comissão presidida por Maria de Jesus Morais, enquanto no outro município igual tarefa tem a comissão presidida por Nelson Brito, este que é vice-presidente Nacional da JpD e deputado para esta ilha.

Além da posse das duas comissões politicas provisórias desse partido, Jorge Santos conferiu posse, também, no último fim-de-semana, aos dois presidentes das estruturas locais da JpD.

No município da Ribeira Brava, a Juventude para a Democracia tem como líder o jovem Porfírio Mestre, enquanto no município tarrafalense Elton Sequeira é quem lidera a organização juvenil ventoinha.

Um outro objectivo da visita de Jorge Santos e Fernando Elísio a S. Nicolau é a apresentação à sociedade sanicolauense do projecto desse partido para a revisão constitucional, tarefa esta a cargo do líder da bancada parlamentar do MpD.

Para hoje, segunda-feira, consta da agenda de trabalho de Jorge Santos e Fernando Elísio a S. Nicolau visitas de cortesia aos dois autarcas da ilha: Américo Nascimento e António Lopes Soares.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau/Futebol: Ultramarina a um passo do título regional

|

Vila da Ribeira Brava, 06 Abr (Inforpress) - O Futebol Club Ultramarina está a um passo de conquistar o título regional de São Nicolau, o que poderá acontecer no próximo fim de semana, caso ganhe ou empate o jogo da penúltima jornada, com o Desportivo Ribeira Brava.

No último fim-de-semana, a formação encarnada tarrafalense derrotou o Futebol Club Praia Branca por três bolas a uma, e ficou, confortavelmente, na posição de vencer a poule regional.

Agora leva uma vantagem de quatro pontos em relação ao segundo classificado, o Atlético. Esta formação ganhou no último fim-de-semana, mas já está fora da corrida ao título, pois só tem mais um jogo para pontuar.

De fora da disputa do título já estão também o Belo Horizonte e a AJAT-SN. O onze de Juncalinho empatou, domingo, com o Desportivo Ribeira Brava, e desceu para a terceira posição na tabela de classificação. Está agora a cinco pontos do primeiro classificado e com um só jogo para disputar.

A AJAT-SN, mesmo que venha a ganhar os dois jogos que ainda tem para disputar, não chegará à pontuação do Ultramarina, já que a diferença entre as duas formações é de nove pontos.

Quanto ao Desportivo Ribeira Brava, esta formação, teoricamente, ainda poderá sagrar-se campeão. Neste caso, teria que ganhar os dois jogos que tem para disputar, um dos quais com o Futebol Club Ultramarina, que só precisa de um empate para vencer o regional.

Resultados dos jogos do último fim-de-semana:

Atlético, 5 – Talho, 1; Praia Branca, 1 – Ultramarina, 3; Ribeira Brava, 1 - B. Horizonte, 1. Classificação:

Ultramarina, 24 pontos; Atlético, 20; Belo Horizonte, 19; Ribeira Brava, 19; AJAT-SN, 17; Praia Branca, 3 e Talho, 1 ponto.

Jogos da próxima jornada (penúltima):

Talho x Praia Branca; Belo Horizonte x AJAT-SN; Ribeira Brava x Ultramarina.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Vila Ribeira Brava completa em Agosto 278 anos

|

Vila da Ribeira Brava, 03 Abr (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava passará, a partir deste ano, a comemorar a data da elevação da antiga povoação da Ribeira Brava à categoria de vila, a qual completa, no dia 30 de Agosto, 278 anos como vila.

A decisão da edilidade ribeira-bravense em instituir a comemoração dessa histórica data saiu da reunião camarária de quinta-feira, e tem como propósito valorizar esta vila.

Segundo informações da Câmara Municipal, a vila da Ribeira Brava constitui “um património nacional a preservar, dada a sua beleza arquitectónica, a sua história e cultura de transcendente importância para o Município, para a ilha de S. Nicolau e para Cabo Verde”.

Refira-se que vila da Ribeira Brava, sede do município do mesmo nome, foi capital de S. Nicolau até a divisão administrativa desta ilha em dois municípios, em 2005: o de Ribeira Brava e o de Tarrafal.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Mestre João Rosa Victor foi a enterrar em Tabuga

|

Vila da Ribeira Brava, 03 Abr (Inforpress) - João de Rosa Victor, falecido quinta-feira à tarde na sua residência na vila do Tarrafal, São Nicolau, aos 85 anos, foi a enterrar ao anoitecer de ontem, no cemitério de Tabuga, no município da Ribeira Brava.

João Victor, como era conhecido na ilha, foi um dos mestres de construção civil mais respeitados na vila da Ribeira Brava, onde se impôs durante as décadas de 60 a 80, sobretudo nas duas últimas, pelo dinamismo que imprimia às obras que dirigia.

Nas décadas de 70 e 80, João Victor era de tal modo solicitado que poucas são habitações erguidas na sede daquele município, durante aquele período, que não tem as mãos do falecido mestre.

Nos inícios da década de 90, já no final da sua carreira profissional, esse respeitado operário da construção civil transferiu-se para a vila do Tarrafal, onde foi juntar-se à mãe dos seus oito filhos e viver os seus últimos anos de vida com a sua companheira de sempre.

João de Rosa Victor sofreu um AVC nos últimos anos. Apesar de desgastado pela doença, o velho mestre da construção civil não se encontrava acamado, tanto é que tinha se deslocado à Stancha, sua povoação natal, poucos dias antes do seu falecimento.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Câmara da Ribeira Brava quer disciplinar pastagem do gado

|

Vila da Ribeira Brava, 02 Abr (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava quer levar à próxima reunião da Assembleia Municipal, a ter lugar este mês, uma proposta de alteração do código de posturas municipais, no concernente à pastagem do gado fora dos locais determinados por essa lei.

O elenco camarário da Ribeira Brava tomou essa decisão na reunião desta quinta-feira, mas quer que a solução para a problemática seja encontrada juntamente com os agricultores e criadores.

Nesse sentido, a equipa de Américo Nascimento acha por bem reunir-se primeiro com os agricultores e criadores para, juntos, analisarem as possíveis propostas de alteração do código de posturas municipais, antes de submeter a questão à apreciação da Assembleia Municipal.

A problemática dos animais soltos tem sido nos últimos uma das maiores inquietações dos agricultores em S. Nicolau, os quais, por toda a ilha e em todas as reuniões públicas, sejam com as autoridades municipais, sejam com membros de instituições do Estado, tem levantado essa questão.

O problema de animais soltos em S. Nicolau já levou muitos agricultores a desistirem de cultivar as suas terras.

Terras consideradas férteis como, por exemplo, as da bacia de Caramujo, e as de Cume e Jalunga, na zona leste da ilha, já se voltaram campos de pastagem, contra a vontade dos seus donos.

CH

Inforpress/fim

Tarrafal de São Nicolau: População de Palhal com agente sanitário e visita médica

|

Praia, 31 Mar. (Inforpress) – A construção do Centro Social da povoação do Palhal, no Tarrafal de S. Nicolau, vai custar 5 mil contos (46 mil euros). Depois de concluído, a população de 280 indivíduos passa a receber uma visita médica periódica.

Na segunda-feira, 30, seis agentes sanitários do Tarrafal de S. Nicolau receberam o certificado do fim da formação que vinha decorrendo desde 9 de Fevereiro. Esta acção de formação foi promovida pela Câmara Municipal e vai beneficiar as localidades de Fragata, Praia Branca, Hortelã, Cabeçalinho, Palhal e Vila do Tarrafal.

Outros agentes sanitários submeteram-se a uma acção de capacitação. As localidades de Palhal e Fragata passam a ter, pela primeira vez, ao seu serviço um agente sanitário residente.

SR

Inforpress/Fim.

S. Nicolau: Autoridades do Tarrafal desencadeiam campanha contra paludismo

|

Vila da Ribeira Brava, 31 Mar (Inforpress) - O Centro de Saúde do Tarrafal e a Câmara Municipal local iniciam, hoje, naquele município, uma campanha de combate ao mosquito vector do paludismo, o anopholes gambiae.



Segundo Leonilda Fernandes, do gabinete de comunicações e imagem da edilidade tarrafalense, a campanha tem duas vertentes, sendo uma de sensibilização da comunidade quanto à importância do combate aquele mosquito e outra de acção com vista à eliminação dos focos do seu desenvolvimento e reprodução.

A campanha será desencadeada em todas as localidades do município, com encontros com a população adulta e com a população escolar.

Leonilda Fernandes informou que a sensibilização das populações e dos alunos estará a cargo dos funcionários da Câmara Municipal, enquanto a eliminação dos focos de mosquitos, através do tratamento dos poços, tanques e das águas estagnadas, estará sob a responsabilidade de uma equipa técnica do Centro de Saúde.

O anopholes gambiae existe em toda ilha, mas autoridades locais de saúde não tem registado, felizmente, casos de paludismo.

A campanha de combate ao mosquito vector do paludismo vem na sequencia do alerta dado às autoridades locais pelo do ministro de Estado e da Saúde, Basílio Mosso Ramos, em Fevereiro último, quanto à vulnerabilidade desta ilha em matéria dessa doença, tendo em conta a existência do anopholes gambiae.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS