Meteorologia

S. Nicolau: Câmara da Ribeira Brava assina protocolo com DGPE e DGOTH

|

Vila da Ribeira Brava, 30 Mar (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava assinou, no último fim de semana, um protocolo de entendimento e cooperação com a Direcção Geral do Património do Estado (DGPE) e a Direcção Geral do Ordenamento do Território e Habitação (DGOTH).

O protocolo estabelece os termos relativos ao processo de delimitação dos terrenos urbanos e à sua transferência do domínio do Estado para o do município.

Na base do protocolo, as partes acordam conjugar esforços “no sentido da perfeita clarificação da situação dos terrenos na área do município, sejam do Estado, ou do Município, ou de particulares, seja a nível das justificações administrativas, da execução do cadastro ou em outra sede”.

As duas Direcções Gerais comprometem-se, à luz do documento rubricado, prestar “todo o apoio técnico que o município necessitar em matéria de terrenos e estiver ao alcance delas, nomeadamente fazendo deslocar equipas técnicas para acções pontuais solicitadas pelo Presidente da Câmara da Ribeira Brava.”

No que toca à Direcção Geral do Património do Estado, esta compromete-se a “prestar à DGOTH e ao Município o apoio jurídico que estiver ao seu alcance em matéria de terrenos, sempre que solicitado”.

A Direcção Geral do Ordenamento do Território e Habitação, por seu turno, “apoiará a DGPE e o Município em matéria fundiária com técnicos sempre que solicitado e tal estiver ao seu alcance”.

A DGOTH compromete-se, por outro lado, dialogar com a DGPE acerca da “inclusão dos planos de desenvolvimento urbanístico das áreas necessárias a reservar para a instalação de serviços do Estado e sociais”.

O Município da Ribeira Brava, por sua vez, compromete-se a prestar às duas Direcções-Gerais “todas as informações solicitadas sobre a situação fundiária municipal e em matéria de ordenamento do território municipal e do património do Estado em geral”.

Na mesma linha, o município ribeira-bravense assegura dispensar todo o apoio que estiver ao seu alcance às equipas de uma ou outra direcção geral, ou mistas, que se deslocarem a Ribeira Brava em missão de trabalho.

O protocolo foi rubricado pelo edil da Ribeira Brava, Américo Nascimento e pelos directores-gerais do Património do Estado e do Ordenamento do Território e Habitação, Paulo Soares e Pedro Delgado, respectivamente.

A assinatura desse protocolo precedeu a um trabalho de terreno realizado pelos responsáveis das duas Direcções Gerais acompanhados das respectivas equipas técnicas.

O mesmo trabalho foi realizado no município do Tarrafal, mas não se assinou nenhum protocolo com este, em virtude da ausência, fora da ilha, do edil António Soares.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau/Futebol: Ultramarina isola-se no comando do regional

|

Vila da Ribeira Brava, 30 Mar (Inforpress) - O Ultramarina deu, sábado, um passo importante na luta para a conquista do título regional de futebol, ao vencer o Belo Horizonte, seu mais directo adversário na disputa do ceptro, por 2-1, em jogo a contar para a décima primeira jornada.

A três jornadas do fim do regional de futebol, a formação encarnada do Tarrafal soma 21 pontos, mais três do que o onze de Juncalinho.

Nos outros jogos da jornada do último fim-de-semana registaram-se os seguintes resultados:

Futebol Club Praia Branca, 0 - Atlético, 3; AJAT-SN, 5 - Talho, 1.

Classificação das equipas após os jogos da 11ª primeira jornada:

Ultramarina, 21 pontos; Belo Horizonte, 18; AJAT-SN, 17; Atlético 17; Ribeira Brava, 16; Praia Branca, 3 e Talho, 1 ponto.

Jogos da próxima jornada (décima segunda)

Atlético x Talho; Praia Branca x Ultramarina; AJAT-SN x Talho.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Câmara Ribeira Brava homenageia varredeiras do município

|

Vila da Ribeira Brava, 27 Mar (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava homenageou, esta tarde, as 22 varredeiras deste município, em reconhecimento pelos serviços prestados na área de saneamento.

O gesto da edilidade ribeira-bravense enquadrou-se na celebração do Dia da Mulher Cabo-verdiana, que se assinala, hoje, 27 de Março.

O acto teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de todas as mulheres trabalhadoras da Câmara Municipal da Ribeira Brava, num total de 52, entre varredeiras, quadros técnicos e pessoal administrativo.

Na ocasião, o edil Américo Nascimento enalteceu o trabalho dessas varredeiras e exortou-as a exercerem a sua função cada vez com maior dedicação e responsabilidade, para que a vila da Ribeira Brava, sede do município, continue a ostentar o estatuto da vila “mais limpa de Cabo Verde” e continue a ser o “postal” do município.

Américo Nascimento lembrou que a profissão de varredeira é tão digna e nobre como qualquer outra profissão, pelo que essa categoria profissional merece todo o respeito e consideração da sua Câmara.

Disse que quando assumiu as funções de presidente da Câmara, havia uma “grave injustiça” em relação às varredeiras, já que elas não tinham direito a férias.

Além de passarem a usufruir desse direito, informou que sua Câmara tem em curso um processo para inscrever todos os trabalhadores dessa edilidade na Previdência Social e que as varredeiras não ficarão de fora.

Além dos diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados no quadro da sua profissão, as varredeiras receberam ramos de flores da equipa camarária ribeira-bravense, num gesto que o edil Américo Nascimento considera de amor no dia da mulher cabo-verdiana.

Esse gesto de amor foi extensivo também às outras trinta mulheres trabalhadoras da Câmara Municipal da Ribeira Brava, as quais tiveram direito igualmente a ramos de flores.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Níveis de radiações electromagnéticas emitidos são baixos

|

Vila da Ribeira Brava, 27 Mar (Inforpress) - Os moradores das vilas de Ribeira Brava e Tarrafal (São Nicolau), que moram perto dos locais onde se encontram as actuais antenas da televisão estatal cabo-verdiana (TCV) e da CVMóvel, podem estão tranquilos quanto aos níveis de radiações electromagnéticas não ionizantes emitidos pelos referidos equipamentos.

Uma equipa técnica da Agência Nacional das Comunicações (ANAC) esteve esta semana em S. Nicolau e procedeu às medições desses níveis de radiações e os resultados do trabalho realizado são pouco expressivos, quando comparados com os valores de referência internacional.

Segundo uma fonte da ANAC, o nível mais alto de radiações registado pela equipa ronda 1V/m, “que é um valor bastante baixo quando comparado com os valores de referência internacional (41-42) V/m”.

Esse nível de radiações foi encontrado no município do Tarrafal, nos locais onde se encontram as antenas da CVMóvel, T+ e TCV.

No município da Ribeira Brava, as medições foram feitas no Calejão, onde estão as antenas da TCV e da CVMóvel, no monte “Manuel António”, na vila da Ribeira Brava, onde se encontram instaladas algumas antenas de TV, e também nas proximidades da rádio comunitária.

CH

Inforpress/fim

“Mãe Nana” de 108 anos é homenageada no Tarrafal de São Nicolau

|

Praia, 27 Mar. (Inforpress) – A Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau homenageia, esta tarde, 27, a mulher mais idosa de São Nicolau. Maria Clara Silva estará nos centros das atenções das festividades comemorativas do Dia da Mulher Cabo-verdiana.

Popularmente conhecida por Mãe Nana, de 108 anos, Maria Clara Silva foi parteira e ex-funcionária do Centro de Saúde do Tarrafal. Nascida em Hortelã, oito quilómetros do Caleijão, a homenageada tem sete filhos, sendo cinco vivos, 47 netos, 115 bisnetos e 20 trinetos.

Mãe Nana foi notícia nesta página, aquando das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Mãe Nana estará esta tarde no centro das atenções da Tarde de Chá que a edilidade tarrafalense leva a cabo no salão nobre dos Paços do Concelho. Será realizada uma série de actividades culturais como teatro, música tradicional e debate sobre a “Mulher Mãe”.

A par desta homenagem, a autarquia tarrafalense preparou um leque de actividades desportivas no polivalente São Francisco de Assis, que teve início a 17 de Março. A prova virada para a modalidade de futsal feminino, conta com a participação de nove equipas.

A equipa da rua de São Pedro foi a grande vencedora deste torneio, ao relegar a concorrência, Marel Pintado e Praia Branca, respectivamente, para o segundo e terceiro planos.

SR

Inforpress/Fim.

Estado e autarquias de S. Nicolau analisam transferência de terrenos

|

Vila da Ribeira Brava, 26 Mar (Inforpress) - Uma delegação integrada pelos directores gerais e técnicos do Património do Estado e do Ordenamento do Território e Habitação chegou, quarta-feira, em S. Nicolau, com a missão de discutir com as duas Câmaras Municipais a problemática da transferência de terrenos do domínio do Estado para o dos dois municípios.

No âmbito dessa transferência, será analisada com as duas autarquias a delimitação dos perímetros urbanos e discutida as áreas de expansão urbana.

Durante a sua estadia nesta ilha, a delegação analisará ainda com as duas Câmaras Municipais os trabalhos relativos ao lançamento dos concursos para a elaboração dos planos directores municipais (PDM) da Ribeira Brava e do Tarrafal.

Os responsáveis e técnicos das duas direcções gerais deverão permanecer nesta ilha até sábado, 28.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Palestras/debate e convívios no Dia da Mulher Cabo-verdiana

|

Vila da Ribeira Brava, 26 Mar (Inforpress) - A “mulher mãe” é tema de um debate a ter lugar, amanhã, na vila do Tarrafal, no quadro da celebração do Dia da Mulher Cabo-verdiana, que se assinalado a 27 de Março.

Além desse debate, a data será celebrada naquela vila com um vasto programa cultural-recreativo e com uma mensagem/homenagem da edilidade local às mulheres do município tarrafalense.

Dos outros pontos do programa da comemoração da efeméride no Tarrafal, destacam-se ainda uma tarde de chá, desfile de mulheres profissionais em diferentes ramos de actividade e teatro.

Na localidade do Calejão, onde a tradição da celebração do Dia Internacional da Mulher e do Dia da Mulher Cabo-verdiana é das mais arreigadas em S. Nicolau, as mulheres locais juntam as duas comemorações e realizam as actividades no fim de semana seguinte ao 27 de Março, caso esta data não caia num feriado.

Este ano, as duas datas serão comemoradas nos dias 28 e 29 Março.

O programa será aberto com um convívio-dançante, sábado à noite, e prosseguirá durante toda a tarde de domingo, com actividades culturais e recreativas.

Do programa de domingo, constam, entre outras actividades, palestra sobre alcoolismo e cancro da mama, lanche com pratos tradicionais, teatro e danças tradicionais.

A comemoração das duas datas no Calejão é promovida pela associação comunitária local “Água de Canal”.

Nas comemorações deste ano, as mulheres de Calejão tem como convidadas as suas colegas de Morro e Belém.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Comissão Concelhia das Cantinas Escolares procura alternativas ao PAM

|

Vila da Ribeira Brava, 25 Mar (Inforpress) - A Comissão Concelhia das Cantinas Escolares (CCCE) em S. Nicolau iniciou, hoje, uma campanha de sensibilização da população local, com vista a obter o seu apoio para a continuidade das refeições aos alunos do Ensino Básico Integrado (EBI).

Essa campanha vem na sequência do anúncio do desengajamento do Programa Alimentar Mundial (PAM) das cantinas escolares em 2010.

Segundo uma nota da CCCE, o objectivo fundamental dessa campanha é “sensibilizar os pais e/ou encarregados de educação e toda a comunidade para a necessidade de um engajamento geral em torno da problemática do funcionamento das cantinas escolares”.

Além dos membros da CCCE e professores, participam na referida campanha os responsáveis locais dos Ministérios da Educação e da Saúde, e representantes das Câmaras Municipais e do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos.

Nesse quadro, a CCCE elaborou um programa de reuniões com as diferentes comunidades de S.Nicolau, o qual teve inicio esta quarta-feira nas localidades de Fragata, Ribeira Prata, Praia Branca e Tarrafal.

Para os referidos encontros, foram convidados, além dos pais e/ou encarregados de educação, comerciantes, agricultores e sociedade civil em geral.

O programa terá prosseguimento amanhã, quinta-feira, nas localidades de Lompelado, Fajã e Estância Brás, com encontros com as comunidades locais.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Qualificação dos recursos humanos constitui prioridade PLPR em 2009

|

Vila da Ribeira Brava, 24 Mar (Inforpress) - O Programa da Luta contra a Pobreza no Meio Rural (PLPR) em S. Nicolau estabelece como prioridade para este ano a qualificação dos recursos humanos, pelo que tem previsto a realização de várias acções de capacitação e formação de curta duração.

As referidas acções terão como público-alvo as pessoas em exercício nas áreas de construção civil (pedreiros, concretamente), culinária, pastelaria, panificação, produção de doces e compotas, estética e beleza e nadadores/salvadores.

Segundo a gestora local do PLPR, para as acções de capacitação e formação previstas, o programa entrará com um montante de dez mil, 914 contos.

Cecília Moreno disse que os cursos de capacitação e formação serão realizados em parceria com as duas câmaras municipais da ilha, que entrarão com a quantia de dois mil, 931 escudos.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Clube Desportivo Praia Branca pede ajuda para apoiar família de vítima de incêndio

|

Vila da Ribeira Brava, 23 Mar (Inforpress) - A direcção do Futebol Club Praia Branca tem em curso, naquela localidade e no Tarrafal, uma campanha para a recolha de donativos destinada ajudar a família de Praia Branca cuja habitação pegou fogo em Fevereiro último.

Segundo a presidente daquele clube desportivo, Leonilda Fernandes, a referida família perdeu todos os seus haveres nesse incêndio, cuja causa se supõe ter origem numa vela, já que era hábito daquele agregado familiar dormir com a vela acesa.

A dirigente do Futebol Club Praia Branca disse que a Câmara Municipal do Tarrafal apoiou aquela família com um cabaz de géneros alimentícios e com o mobiliário básico, uma vez que todos os recheios da casa foram destruídos pelas chamas.

Leonilda Fernandes informou que, com a presente campanha, pretende-se recolher vestuários, géneros alimentícios ou ajuda monetária.

A família vítima do incêndio tem um agregado familiar composto por nove pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau/futebol: Ultramarina e Belo Horizonte continuam à frente do regional

|

Vila da Ribeira Brava, 23 Mar (Inforpress) - A décima jornada do campeonato regional de futebol, cujos jogos realizaram-se no último no fim de semana, foi marcada pela derrota do Atlético frente ao Futebol Club Ultramarina, por duas bolas a três (2-3).

Com esse resultado, a formação encarnada do Tarrafal manteve a sua posição na liderança do poule regional, e o onze do Atlético viu-se empurrado para o quinto lugar da tabela de classificação.

O Belo Horizonte, de Juncalinho, que venceu, sábado, o Futebol Club do Talho por duas bolas a zero (2-0), soma os mesmos 18 pontos que a formação encarnada do Tarrafal, mas esta tem menos um jogo.

Na terceira posição vem agora o Desportivo Ribeira, que derrotou, domingo, a AJAT-SN por três bolas a uma (3-1).

Classificação das equipas após os jogos da 10ª jornada:

Ultramarina, 18 pontos

Belo Horizonte, 18

Desportivo Ribeira Brava, 16

AJAT-SN, 14

Atlético, 14

Praia Branca, 3

Talho, 1 ponto

Jogos da próxima jornada: Belo Horizonte x Ultramarina; Praia Branca x Atlético e AJAT-SN x Talho.

O Desportivo Ribeira Brava ficará de fora nessa jornada.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau comemora Dia Mundial da Água sob o signo da poupança

|

Vila da Ribeira Brava, 21 Mar. (Inforpress) - O Dia Mundial da Água e o Dia Mundial da Árvore serão comemorados em S. Nicolau com actividades de sensibilização da população para a necessidade da poupança da água e da preservação da biodiversidade.

Quer no município da Ribeira Brava, quer no do Tarrafal, o programa alusivo às duas datas terá lugar, domingo, e será marcado com actividades culturais, com destaque para o teatro.

Na Ribeira da Brava as actividades serão desenvolvidas pelos alunos da Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva”, com patrocínios da Câmara Municipal e da delegação local do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos.

Na sede do município ribeira-bravense, para além do teatro, a abordagem dos dois temas (água e biodiversidade) será feita também através de um concurso de slogans, em que os alunos vencedores serão premiados.

Na vila do Tarrafal, do programa comemorativo das duas datas destaca-se também a realização de uma palestra, que terá por tema “Saúde e Água”. A palestrante será a médica Samira Morais.

No município tarrafalense, as actividades alusivas às duas efemérides são organizadas pelo Serviço Autónomo de Água, que conta com o apoio da edilidade local.

O Dia Mundial da Árvore assinala-se hoje, 21, e o Dia Mundial da Água, amanhã, 22.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Centro de Saúde da Ribeira Brava vai ter pequena unidade cirurgia nos próximos meses

|

Vila da Ribeira Brava, 20 Mar (Inforpress) - O Centro de Saúde da Ribeira Brava, na Ilha de São Nicolau, poderá ter a sua unidade de cirurgia dentro de três meses, soube hoje a Inforpress no local.

Trata-se da criação do bloco operatório para pequenas cirurgias que os responsáveis da saúde vêm anunciando desde há, pelo menos, dois anos.

Segundo o delegado local de Saúde, Ivanildo Leite de Melo, as obras no espaço da estrutura hospitalar da Ribeira Brava que acolherá a referida unidade operatória iniciaram-se, esta semana, pelo que a mesma entrará em funcionamento no próximo Verão, caso não haja demora na chegada dos equipamentos em S. Nicolau.

Com a entrada em funcionamento desse bloco operatório, espera-se que as pequenas intervenções a nível cirúrgico que tem levado à evacuação de pacientes aos hospitais de S. Vicente e Praça se façam nesta ilha.

Na perspectiva do Ministério da Saúde, as referidas intervenções serão realizadas durante as visitas periódicas de médicos especialistas a S. Nicolau.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Avaria no cabo subterrâneo da Electra deixa quatro povoações sem energia

|

Vila da Ribeira Brava, 19 Mar (Inforpress) - As localidades de Fajã de Baixo, Queimadas, Estância Brás e Carvoeiros, no município da Ribeira Brava, estão privadas de electricidade desde a madrugada de ontem, quarta-feira, devido a uma avaria no cabo subterrâneo de energia que alimenta as referidas povoações a partir da central eléctrica do Tarrafal.

Segundo uma fonte local da Electra, o cabo tem como linha de percurso a estrada do vale de Fajã, encontrando-se o mesmo, por conseguinte, debaixo do asfalto.

A mesma fonte disse que a equipa técnica dessa empresa, por sorte, não falhou ao prever o ponto da estrada onde o referido cabo poderia estar com a avaria, pelo que, na sua detecção para o concerto, não houve necessidade de se romper o asfalto daquela via em mais do que um sítio.

Conforme essa fonte da Inforpress, a equipa técnica da Electra está a fazer tudo para que o fornecimento de energia eléctrica volte à normalidade naquelas povoações até o fim da tarde de hoje.

CH

Inforpress/fim

Futebol/S. Nicolau: Cinco equipas perseguem o título regional

|

Vila da Ribeira Brava, 16 Mar (Inforpress) - A nona jornada (2ª da segunda volta) do campeonato regional de futebol foi marcada pelo empate a zero bola entre o Belo Horizonte e o Sport Club Atlético.

Nos outros jogos da ronda, AJAT-SN derrotou o Futebol Club Praia Branca por 2-0 e o Desportivo Ribeira Brava venceu o Futebol Club do Talho por 3-1.

O Futebol Club Ultramarina ficou de fora nessa jornada, mas mantém-se na liderança com os 15 pontos que trás da jornada anterior.

Na segunda posição, com igual número de pontos, mas com um jogo a mais, está o Belo Horizonte.

A AJAT-SN e o Futebol Club Atlético dividem o terceiro lugar, ambos com 14 pontos cada.

Na quarta posição, vem o Desportivo Ribeira Brava com 13 pontos.

Os dois últimos lugares são ocupados pelo Futebol Club Praia Branca e pelo Futebol Club do Talho, o penúltimo com 3 pontos e o da cauda com apenas um ponto.

Jogos da próxima jornada (10ª.):

Belo Horizonte x Talho; Atlético x Ultramarina; Ribeira Brava x AJAT-SN.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Obras do MCA paralisadas em 2008 arrancam com outro empreiteiro

|

Vila da Ribeira Brava, 10 Mar (Inforpress) - A Delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos (MADRRM) em S. Nicolau e o empreiteiro “Lambelho & Ramos” assinaram, esta tarde, o auto de consignação destinado à retoma das obras físicas de mobilização de água na bacia hidrográfica do vale de Fajã.

As obras, que estavam a cargo de “Moreno e Furtado, Construções”, foram iniciadas em Fevereiro de 2008 e deveriam estar prontas antes do período das chuvas desse mesmo ano.

O empreiteiro “Moreno e Furtado”, que ganhara o concurso para a sua execução, viu o contrato rescindido poucos meses após o arranque das obras, por incumprimento das cláusulas contratuais.

Trata-se do primeiro pacote de obras físicas do programa Millennium Challenge Account (MCA) naquela bacia hidrográfica, onde se pretende mobilizar a água das chuvas, através de reservatórios e diques de captação, para a rega de compensação.

Esse primeiro pacote de obras, com um orçamento inicial à volta dos 36 milhões de escudos, inclui a construção de três reservatórios, sendo um de mil metros cúbicos e dois de 500 m3, e um dique de captação.

CH

Inforpress/fim

S.Nicolau: Idosa com mais de 108 anos, com lucidez e apetite para comer

|

Vila da Ribeira Brava, 09 Mar (Inforpress) - Maria Clara Silva, moradora na vila do Tarrafal, festeja hoje cento e oito anos de idade, mas, pelas contas dos familiares, ela não tem menos do que 112 anos.

Segundo a neta Hermínia, Maimana, como a avó é conhecida, tem como único documento de identificação a certidão de baptismo. Informou que ela recebeu esse sacramento da igreja católica no dia 9 de Março do ano de 1901.

A neta de Maimana disse à Inforpress, esta tarde, que a avó se recorda ainda do dia em que fora baptizada. Conta Hermínia que a avó morava em Hortelã e foi a pé com os padrinhos e os pais à localidade de Calejão onde recebera o baptismo. "Levava um vestido branco e fez o percurso a pé", acrescenta.

Refere-se que Hortelã não fica muito perto de Calejão, talvez a uns oito ou mais quilómetros de distância. O caminho que liga uma localidade à outra é irregular e, nalguns pontos, impróprio para os cardíacos, sobretudo quando se sobe a ladeira Calejão/Cabeçalinho.

Hermínia disse ainda que a avó recorda ainda que a bandeja (tabuleiro com ofertas) dos padrinhos, longe das guloseimas e bebidas de hoje, levava batata-doce assada, cuscus e leite.

Maria Clara Silva, com ou mais de 108 anos de idade, é a pessoa mais idosa de S. Nicolau. Seguramente, se não é também mais idosa de Cabo Verde é das mais idosas.

Vive há mais de 20 anos na vila do Tarrafal. Tem cinco filhos vivos, 47 netos, 115 bisnetos e 20 trinetos. Viu morrer dois filhos.

Segundo Hermínia, a avó teve os sete filhos com dois homens e os recorda com saudades. “Ela chora os seus dois maridos”, afirma a neta.

Dos cinco filhos vivos, quatro são mulheres e a mais velha tem 78 anos. O filho varão vive na Holanda.

Das quatro filhas, duas vivem em Hortelã, uma em Angola e outra na vila do Tarrafal. É com esta que ela vive.

Em Hortelã, além das duas filhas, tem uma irmã, que tem mais de 80 anos. Uma segunda irmã viva tem ainda Maria Clara Silva, essa com residência em Canto de Fajã e com idade também acima dos 80 anos.

Hermínia disse que a sua avó goza de uma boa saúde, só sofrendo de uma ferida que tem na perna desde quando era rapariga nova e que, nos últimos anos, a põe na cama com dores e não a deixa movimentar-se facilmente.

A neta afirma que a avó come tudo, embora já não disponha de dentes. “Ela diz que a sua gengiva é rija, por isso come tudo, inclusivamente, cachupa”, acrescenta.

Segundo Hermínia, todos os pratos são preferidos da sua avó, mas adora comer iogurte, que ela chama “coisinha de plástico”.

Quando falecer, Maria Clara Silva não quer que ninguém se vista de preto em sinal de luto.

A neta Hermínia disse que avó quer um funeral alegre, sem choros. Quer ser acompanhada até a sua última morada com música e o caixão transportado por homens, pelo menos, até sair da vila do Tarrafal.

Uma outra recomendação da anciã Maria Clara Silva, segundo a neta, é que não haja aulas para as crianças do seu bairro (Escada) no dia do seu funeral. Deseja que todas as crianças desse bairro se vistam de branco nesse dia e formem um cortejo fúnebre com duas filas paralelas. Cada criança levará uma flor nas mãos e o caixão irá no meio das duas filas. Os adultos seguirão as crianças.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau/campeonato futebol: Ultramarina continua na liderança

|

Vila da Ribeira Brava, 09 Mar (Inforpress) - O campeonato regional de futebol em S. Nicolau foi marcado no último fim-de-semana por dois clássicos da modalidade: no sábado, o Atlético defrontou e venceu o Desportivo Ribeira Brava por 3-2; no domingo, a AJAT-SN, no confronto com o seu rival Ultramarina, perdeu por 0-1.

No outro jogo da semana finda, a contar para a oitava jornada, o Belo Horizonte derrotou o Futebol Club Praia Branca por 2-0.

Quanto à classificação das equipas após os jogos do último fim-de-semana, o Ultramarina continua no comando, agora somando 15 pontos.

O Belo Horizonte vem na segunda posição, com 14 pontos, seguido pelo Atlético, que soma menos um ponto.

A AJAT-SN posiciona-se na quarta posição, com dez pontos, seguido pelo Futebol Club Praia Branca, que soma três pontos.

Na última posição, continua a formação do Talho, com apenas um ponto.

Jogos da próxima jornada (nona).

AJAT-SN x Praia Branca; Desportivo Ribeira Brava x Talho; Belo Horizonte x Atlético.

O Futebol Club Ultramarina ficará de fora nessa jornada.

CH

Inforpress/fim

ANAC considera valores radioeléctricas das antenas de telemóveis irrisórios

|

Os valores máximos detectados pelos técnicos da Agência Nacional de Comunicações (ANAC) nas medições radioeléctricas efectuadas na Praia não chegam a um por cento do valor recomendado internacionalmente. De acordo com o coordenador de Fiscalização e Controlo do Espectro Radioeléctrico da ANAC, Luís Ramos, a situação é preocupante quando ultrapassa os 42 volts/metro. Estes dados deitam por terra os argumentos utilizados, sobretudo por grupos de moradores que contestam a colocação das torres em prédios residenciais.



O coordenador de Fiscalização e Controlo do Espectro Radioeléctrico da ANAC, Luís Ramos, garante que não foi detectado nenhum caso digno de alarme, que possa prejudicar a saúde das populações, já que os valores de frequência encontrados estão longe de atingir os 40 volts/metros. “Se ultrapassar os 42 volts metros começa a ser preocupante e a primeira acção seria determinar qual é a fonte real de radiação e só depois fazer com que os operadores regularizem a situação”, fez saber, Luís Ramos.

Na medição radioeléctrica realizada em cima do prédio da operadora da T+, em Achada de Santo António, ficou comprovado que a existência da estação de rede móvel naquele local não traz nenhum perigo para os moradores deste ou de outros prédios. Isto porque, segundo os técnicos, os valores detectados, no caso desta empresa que funciona com a GSM de 900 megaherts e cujo valor de frequência para o público anda à volta de 41 a 42 volts/metros, atingem 0,12 por cento (- 2 volts/metros), um valor “irrisório” comparado com os valores que poderiam causar algum dano na saúde das pessoas.

Com estes resultados, a ANAC desmistifica eventuais dúvidas, segundo as quais, as antenas de comunicações móveis estariam a provocar efeitos de radiações nas pessoas. Para os testes, a ANAC recorreu a tecnologias de ponta internacional, com referência da ICNIRP (Comissão Internacional para Protecção contra Radiações Não-Ionizantes”, que serve de referência, igualmente, à Organização Internacional da Saúde.

Refira-se que, os problemas começaram desde que a empresa T+, a segunda operadora de rede móveis, iniciou actividades em Cabo Verde. É que essa empresa optou por colocar as suas antenas em prédios residênciais, o que despoletou a ira dos moradores e da vizinhança. Em São Vicente, por exemplo, os contestatários recorreram à Câmara Municipal para tentar impedir a colocação de uma antena nas proximidades do Largo dos Bombeiros. Sem sucesso, o grupo recorreu ao Tribunal de S. Vicente, mas ainda não há despacho sobre o assunto.

Constânça de Pina

S.Nicolau: Património Tanque D`Abera vai ser transformado em piscina municipal

|

O património construído «Tanque D’Abera» do Tarrafal de Nicolau vai ser transformado numa piscina municipal. A nova infra-estrutura vai somar-se ao projecto de ligações domiciliárias a 200 famílias na localidade Praia Branca.



O edil local assegura que esse pacote está orçado em cerca de 20 mil contos e foi financiado pela Câmara Municipal, pelo PANA-II, pela Cooperação Luxemburguesa e pelo INGRH.

António Soares garante que está prevista a chegada, para breve, de uma motobomba, que irá levar a água do furo da Pamada, com a capacidade máximo para 150 toneladas/dia, até ao reservatório de Portal. A partir deste far-se-á, por meio da gravidade, a distribuição do líquido aos fogos habitacionais da Praia Branca.

Depois de fornecer água à população, a CMTSN parte para reabilitar o património Tanque D`Arbera, construído em 1948 na zona da Ribeira, em Praia Branca. «Com a reabilitação desse património, vamos construir uma piscina municipal, tendo ao lado um quiosque e um parque para estacionamento de viaturas», avança o presidente da Câmara do Tarrafal.

O entrevistado deste diário digital acrescenta que a agua a ser depositada nessa piscina será ainda aproveitada para a rega no Fundo da Ribeira Baixo. Isto tudo no âmbito de um projecto integrado do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, que prevê a reactivação de árvores fruteiras (mangueiras, goiabeiras, papaieiras, figueiras) que existiam no local.

ADP

S. Nicolau: Emigrante envia, pela segunda vez, donativo à escola Juncalinho

|

Vila da Ribeira Brava, 05 Mar (Inforpress) - António Gonçalves, emigrante, radicado em Algarve, Portugal, nutre um carinho especial para com as crianças que estudam na escola do Ensino Básico Integrado (EBI) da localidade de Juncalinho.

Nelito, como é mais conhecido, é descendente de cabo-verdianos, mas nas suas veias nem corre sangue das gentes de S. Nicolau.

Conheceu esta ilha e aquela localidade não faz muito tempo. Veio visitar um amigo que tem em Juncalinho e ficou sensibilizado com as carências dos alunos da escola local, sobretudo em termos de materiais escolares.

De regresso a Portugal, preparou uma encomenda contendo uma boa quantidade de materiais escolares e brinquedos e remeteu para a escola de Juncalinho, com a recomendação de que uma parte dos utensílios escolares fosse canalizada para as escolas do EBI de Morro Brás e Belém.

Segundo o gestor do pólo escolar de Juncalinho, Henrique Nelson, ultimamente, se algum aluno do EBI daquela localidade vem comprando no comércio algum caderno e caneta o faz por gosto, uma vez que o stock dos primeiros materiais escolares enviados por Nelito não se esgotou ainda.

Em Dezembro do ano passado, o referido emigrante fez chegar em Cabo Verde uma segunda encomenda destinada à escola de Juncalinho. A encomenda veio distribuída em seis volumes, dos quais cinco bidões e um cartão.

A intenção de Nelito era que essa sua segunda encomenda, contendo brinquedos, materiais desportivos diversos, roupas, sapatos e algum material didáctico chegasse em S. Nicolau antes das festas do Natal e distribuída durante a quadra natalícia.

Infelizmente, a encomenda só chegou, esta semana, ao seu destino, e a sua distribuição está-se a fazer três meses depois.

Conforme Henrique Nelson, desta vez não só as crianças matriculadas no EBI estão a beneficiar da encomenda de Nelito, pois há também prendas para aquelas que frequentam o jardim infantil e para as de mais tenra idade.

As crianças de Juncalinho receberam as suas prendas, hoje, e as das crianças de Belém e Morro Brás serão entregues amanhã.

CH

Inforpress/Fim

Governo vai investir mais de um milhão contos na agricultura em S. Nicolau

|

Vila da Ribeira Brava, 04 Mar (Inforpress) - O Governo prevê investir mais de um milhão de contos na agricultura em S. Nicolau, no período que vai de 2009 a 2012.

Esse montante será investido no quadro do Plano de Acção para o Desenvolvimento de Agricultura na ilha de S. Nicolau (PADA-SN), validado, terça-feira, durante um atelier realizado no Centro de Extensão Rural de Fajã.

O PADA-SN tem como objectivo geral o “melhoramento das condições de vida das comunidades rurais pelo combate à pobreza” e, como objectivo específico, o “aumento da produção, da produtividade e a valorização dos produtos da agricultura, da pecuária e da pesca”.

Com vista a atingir esses objectivos, esse plano elege três prioridades: aumento da disponibilidade de água; valorização dos produtos agro-pecuários e pesca e maior acesso ao mercado; e reforço e coordenação institucional.

A primeira prioridade inclui quatro grandes acções, ou sejam: construção massiva e concentrada de infra-estruturas hidráulicas e de conservação de solos e água; massificação dos sistemas de rega localizada; melhoria da rede física de distribuição de água para a rega; e maior disponibilidade e gestão dos solos e produção animal.

A segunda prioridade vai pela melhoria das condições gerais da produção e pela melhoria geral das condições de distribuição e comercialização.

Relativamente à terceira prioridade, esta abrange acções que vão desde o reforço institucional do Ministério do Ambiente à criação duma estrutura organizacional de coordenação institucional do desenvolvimento da ilha.

O PADA-SN será executado através de três programas, estes subdividindo-se em subprogramas e projectos.

O primeiro programa contempla o Ordenamento das Bacias Hidrográficas e o Desenvolvimento Rural Integrado. Neste particular, o plano considera prioritários os estudos das bacias hidrográficas de Ribeira Brava e Queimadas e a preparação dos seus programas e projectos.

O segundo programa contempla a elaboração de estudo e projecto de desenvolvimento dos sistemas de produção silvopastoris nas Zonas Agro-ecológicas (ZAE) de Campo Preguiça, Belém, Morro Brás, Juncalinho, Carriçal e Praia Branca.

Já o terceiro programa aborda medidas de acompanhamento do plano, destacando-se, entre outras, apoio na instalação de infra-estruturas de acondicionamento e transformação de produtos agro-pecuários; reforço da capacidade empresarial das mulheres rurais; micro-crédito especiais para as mulheres com vocação para as actividades geradoras de rendimento; reforço institucional do Ministério do Ambiente e criação de um Gabinete Técnico Intermunicipal, esta uma estrutura organizacional de coordenação institucional do desenvolvimento da ilha.

O PANA-SN será executado em quatro anos (2009-2012) e o seu orçamento é de um milhão, 68 mil, 770 contos.

Quase metade desse montante (503.580 mil contos) está garantida pelo Banco Árabe de Desenvolvimento (BADEA), Programa Millennium Challenge Account (MCA) e o governo de Cabo Verde, através do programa de investimento público para o corrente ano.

O BADEA garantiu o financiamento para a bacia hidrográfica da Ribeira Prata, enquanto os investimentos no âmbito do MCA concentram-se na bacia hidrográfica de Fajã.

Os programas e projectos do PANA-SN, conforme vem referido no próprio documento, serão financiados pelo BADEA, MCA, BAD (Banco Africano de Desenvolvimento), FAO, União Europeia, Cooperação Portuguesa, Cooperação Francesa, FIDA, através do Programa da Luta Contra a Pobreza, e pelos Fundos de Contrapartida – FCP e Programas Adicionais de Emprego Público para o Desenvolvimento.

O acto de abertura do atelier de validação do PANA-SN foi presidido pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, substituto, Carlos Centeio Babosa, e contou com a participação do representante da FAO (Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) em Cabo Verde.

No debate do documento participaram, além dos técnicos locais do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos em S. Nicolau, a equipa de consultores nacionais contratada pela FAO para apoiar na sua elaboração, agricultores, criadores e representantes das associações comunitárias de desenvolvimento local.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Delegação MADRRM paga dívida de empreiteiro

|

Vila da Ribeira Brava, 02 Mar (Inforpress) - A delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos (MADRRM) em S. Nicolau decidiu assumir os salários que o empreiteiro “Moreno e Furtado” ficou a dever aos trabalhadores do vale de Fajã, até o caso seja resolvido na justiça.

Segundo apurou hoje a Inforpress junto de uma fonte da estrutura local do MADRRM, os salários em divida, num montante que ascendeu os dois mil e 300 contos, foram pagos sexta-feira última aos cerca de 50 trabalhadores que o tinha empregue, em Canto de Fajã, na execução de um pacote de obras físicas destinadas à mobilização de água, no quadro do programa Millennium Challenge Account (MCA).

O empreiteiro “Moreno e Furtado”, que ganhara o concurso público promovido pelo MCA para a execução do primeiro pacote de obras físicas na bacia hidrográfica do vale de Fajã, viria a ver, meses após o início das obras, o contrato rescindido, por incumprimento das cláusulas contratuais.

Com a rescisão do contrato, o empreiteiro da ilha de Santiago deixaria S. Nicolau e um montão de dividas por pagar, entre as quais os salários dos trabalhadores que empregara na construção de um reservatório com capacidade para 1000m3 de água e dois de 500m3 cada.

Segundo a fonte da delegação local do MADRRM, além dos salários dos trabalhadores, o empreiteiro ficou a dever aos fornecedores de materiais, a estes um montante que se aproxima dos quatro mil contos.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Assembleia Municipal da Ribeira Brava em reunião descentralizada na Fajã

|

Vila da Ribeira Brava, 27 Fev (Inforpress) - A Assembleia Municipal da Ribeira Brava reúne-se hoje, na Fajã para, entre outros pontos da ordem do dia, apreciar o relatório de actividades da Câmara Municipal referente ao ano 2008.

A reunião terá como local de realização o Centro de Extensão Rural de Fajã, cujas novas instalações foram recentemente inauguradas.

Trata-se da primeira reunião descentralizada da Assembleia Municipal da Ribeira Brava saída das autárquicas de 18 de Maio último.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Grupo carnavalesco “Copa Cabana” foi rebaptizado em 1959

|

Vila da Ribeira Brava, 26 Fev (Inforpress) - O grupo carnavalesco “Copa Cabana” foi baptizado com esse nome no ano 1959, portanto, com 50 anos a carregar o nome da extensa e bela praia do Rio de Janeiro, Brasil.


Segundo António Pedro Livramento (António sacristão), o único dos quatro fundadores do grupo, que se encontra vivo, “Copa” sucedeu ao grupo “Equador”, este fundado no ano de 1952.

Os outros três fundadores do “Copa”, já falecidos, foram: Serafim António Lopes (Negro Sarafe), João Firmino Spencer (Djandja) e Conte de Titoi.

António Livramento disse à Inforpress que a primeira família real do “Copa” (ano de 1959) tinha como rei Ferreirinha e como rainha, Maria Rosário Spencer Fonseca (Lalache). Os dois monarcas eram transportados num coche (primeiro andor do grupo).

Informou que na altura os desfiles carnavalescos realizavam-se com poucos figurantes, porque não havia dinheiro para os trajes.

Segundo esse fundador do “Copa”, o primeiro desfile do grupo não terá contado com mais de 20 figurantes, quando nestes últimos cinco anos só este grupo tem realizado desfiles com cerca de 300 figurantes.

Quanto à escolha dos nomes “Equador” e “Copa Cabana” para o baptismo dos grupos, António Pedro Livramento disse que isso resulta do facto de Negro Sarafe ter vivido algum tempo na América Latina, concretamente, Brasil, e trazido a influência desses lugares sul-americanos para S. Nicolau.

CH

Inforpress/fim

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS