Meteorologia

Futebol: Atlético e Belo Horizonte na final da Taça S. Nicolau

|

Vila da Ribeira Brava, 23 Fev (Inforpress) - O Sport Club Atlético derrotou no último fim-de-semana a formação da AJAT-SN, do Tarrafal, por três bolas a zero, em jogo a contar para as meias-finais da Taça S. Nicolau.

O Atlético irá disputar a final da taça com o Belo Horizonte, de Juncalinho, cujo jogo está marcado para o dia 18 de Abril.

Devido às festas do Carnaval, no último fim-de-semana só se realizou o jogo das meias-finais da Taça S. Nicolau, ficando suspensa a prova do campeonato regional de futebol, que será retomado no próximo fim-de-semana.

A próxima jornada (sétima), recorde-se, abarca os seguintes jogos:

Talho x Ultramarina; Praia Branca x Desportivo Ribeira Brava; AJAT-SN x Atlético.

O Belo Horizonte é o actual líder do regional, com 11 pontos, seguido da AJAT-SN, que tem menos um ponto.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: “Copa” e “Estrela Azul” maravilham o público no primeiro dia de desfiles

|

Vila da Ribeira Brava, 23 Fev (Inforpress) - O “Copa Cabana” e o”Estrela Azul” maravilharam o grande público que assistiu aos seus desfiles da madrugada de domingo e do anoitecer desse mesmo dia com uma beleza e fantasia contagiantes.

O contrário não seria de esperar, já que a capacidade criativa dos artistas desses dois grupos já habituou os sanicolauenses com um carnaval de muita beleza e qualidade.

O que os fãs e os admiradores desse sui generis carnaval sanicolauense não compreendem é o facto de os seus promotores, criadores e artistas não darem o devido valor ao trabalho que fazem, pois, preparar-se e trabalhar no duro durante um mês para um desfile de poucas horas numa festa de três dias e nas horas mais impróprias nem ao diabo lembraria.

Porque na madrugada todo o povo não está presente para apreciar a sua arte e, à noite, com as ruas mal iluminadas, a sua beleza fica meia às escuras.

Nesses períodos de desfile, nenhum fotógrafo tira uma boa fotografia, nenhum camara man, por mais ágil e bom que seja consegue captar uma boa imagem. Depois vem as más e escassas imagens nos ecrãs dos nossos televisores, emitidas pela nossa TV, e as pessoas barafustam-se porque queriam ver coisa melhor.

Este ano, toda a gente, incluindo os dirigentes dos grupos, acreditava que seria diferente, pois os grupos sairiam na noite de sábado. Em concertação com a Câmara Municipal, marcaram-se horários de saída e da entrada no Terreiro (largo da Igreja Matriz), fez-se propaganda, as pessoas se convenceram e a expectativa, está claro, aumentou. Pura ilusão. Os mesmos atrasos, a mesma irresponsabilidade dos últimos anos. Meia noite, ainda um dos grupos estava a costurar.

O desfile do outro grupo poderia até começar antes da hora marcada, porque os trajes estavam prontos. Quem, entretanto, não estavam prontos eram os figurantes. Cada um escolheu a sua própria hora para se apresentar no local onde deviam vestir-se, não obstante os insistentes apelos dos responsáveis dos grupos feitos ao longo dos dias da preparação do carnaval no sentido de respeitarem os horários.

Na madrugada de domingo, quando os dois grupos entraram no Terreiro os ponteiros do relógio já caminhavam para as quatro horas de madrugada.

Com a dimensão que o carnaval sanicolauense atingiu nos últimos anos, certos aspectos da organização dessa grande manifestação cultural começam a sair do controlo das direcções dos grupos, às quais faltam pulso para imporem a sua autoridade.

Se alguns anos atrás nem o “Copa”, nem o “Estrela Azul”, conseguia pôr nos seus desfiles, quiçá, mais do que oitenta figurantes, nos últimos cinco anos cada um deles, sobretudo o primeiro, tem desfilado com perto de trezentos figurantes.

Organizar um desfile 50 ou 80 figurantes não é organizar um desfile de 300 figurantes. A capacidade organizativa e a autoridade tem que ser, naturalmente, muito maiores.

CH

Inforpress/fim

Ministro da Saúde alerta pela existência em S. Nicolau do mosquito transmissor do paludismo

|

Vila da Ribeira Brava, 21 Fev (Inforpress) - O ministro de Estado e da Saúde, Basílio Mosso Ramos, disse hoje à Inforpress, que o seu ministério está “extremamente sensível” à situação das análises laboratoriais em S. Nicolau, tendo em conta que a fragilidade existente nesse sector, nesta ilha, perturba a toda a população local e incomoda o próprio ministério da saúde.

Segundo Basílio Ramos, trata-se de uma “questão fulcral” que o Ministério da Saúde tem neste momento para resolver, embora reconheça as dificuldades do ministério nessa matéria.

Além do “deficit muito grande” que existe em termos de determinados técnicos, disse que as “pessoas não estão interessadas em ir trabalhar em determinados espaços do território nacional”.

Outra preocupação que o titular da pasta da saúde leva de S. Nicolau tem a ver com a possibilidade da introdução do paludismo nesta ilha.

Basílio Ramos disse que do levantamento cartográfico do vector transmissor dessa doença realizado em todo o país, constatou-se a existência do mosquito transmissor (anophelis Gâmbia”) nesta ilha, o que quer dizer que há um “risco real da introdução do paludismo em S. Nicolau”.

Sobre esse perigo, o ministro de Estado e da Saúde considera “urgente” que as estruturas locais da saúde, as duas Câmaras Municipais, e a delegação do Ministério do Ambiente e Agricultura “façam uma acção de desinfestação” dos sítios e lugares propícios ao desenvolvimento de mosquitos e façam também um trabalho de educação junto da própria população.

O ministro de Estado e da Saúde que se encontra desde quarta-feira em S. Nicolau, regressa amanhã à Praia, depois de cumprir uma visita de quatro dias a esta ilha, acompanhado de altos responsáveis daquele ministério e de um técnico em epidemiologia.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: PLPR forma jovens em beleza e estética

|

Vila da Ribeira Brava, 20 Fev (Inforpress) - Treze jovens de S. Nicolau seguiram este mês para S. Vicente, a fim participarem numa formação sobre beleza e estética que a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OM-CV) está a realizar naquela ilha.

A participação das jovens sanicolauenses na formação, que abarca cursos de manicuro e pedicuro, capacitação básico cabeleireiro e reciclagem cabeleireiro, enquadra-se no Programa da Luta contra a Pobreza no Meio Rural (PLPR), que é o seu principal financiador.

Das treze jovens, onze estão a frequentar o curso de capacitação básico cabeleireiro, com a duração de entre trinta a 45 dias.

Quanto às outras duas jovens, uma frequenta o curso de reciclagem cabeleireiro e a outra, o de manicuro e pedicuro, ambos com a duração de duas semanas.

O projecto da formação das 13 jovens sanicolauenses nos domínios de beleza e estética está orçado em mil 350 contos e tem como principal financiador o PLPR, que entra com cerca de 941 contos desse valor.

A referida formação tem também como parceira a Câmara Municipal do Tarrafal, cujo patrocínio está à volta dos trezentos e seis mil escudos.

Das 13 jovens contempladas com os cursos, apenas duas não são do município tarrafalense, daí o patrocínio daquela edilidade.

São jovens das localidades de Fragata (2), Ribeira Prata (2), Praia Branca (3), Tarrafal (2), Hortelã (1), Cabeçalinho (1), Estância Brás (1) e Covoada (1).

Os custos da sua estadia em S. Vicente são por conta própria.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau/Carnaval: Grupos querem estar no Terreiro antes da meia-noite

|

Vila da Ribeira Brava, 19 Fev (Inforpress) - As direcções dos grupos carnavalescos em S. Nicolau estão a fazer os esforços para que os desfiles deste ano comecem ainda na noite de sábado e não no amanhecer do domingo, como o foi nos últimos anos.

Quer a direcção do “Copa Cabana”, quer a do “Estrela Azul”, estão animadas com o andamento dos trabalhos nos seus grupos e afirmam que este ano não haverá atrasos nem por causa dos trajes nem por causa dos andores, uma vez que as tarefas estão avançadas, quer num, quer noutro sector.

Para as direcções dos dois grupos, os desfiles só poderão atrasar-se se os figurantes não respeitarem a hora de concentração.

“Estamos a fazer tudo para que o “Copa” chegue ao Terreiro o mais tardar até meia-noite”, afirma o presidente desse grupo, Carlos Andrade.

A mesma perspectiva tem também os responsáveis do “Estrela Azul”, que querem ver o seu grupo chegar ao Terreiro antes da meia-noite.

O presidente do grupo que tem a estrela como o seu símbolo afirma que “tudo está a correr bem no grupo”, mas que os horários de saída dos grupos serão definidos amanhã num encontro com a Câmara Municipal.

Manuel Morais só se queixa dos “apoios que não entraram ainda”.

Em S. Nicolau, refira-se, os desfiles dos chamados grupos oficiais do Carnaval realizam-se sábado (primeiro antes da terça-feira do Entrudo), domingo e terça-feira.

CH

Inforpress/fim

Ministro Estado e da Saúde inteira-se da situação sanitária em S.Nicolau

|

Vila da Ribeira Brava, 18 Fev (Inforpress) - O ministro de Estado e da Saúde, Basílio Mosso Ramos, iniciou, esta tarde, uma visita de quatro dias a S. Nicolau, com o objectivo de tomar o pulso da situação sanitária nesta ilha.

Durante essa visita, o titular da pasta da Saúde manterá encontros com os presidentes das duas Câmaras Municipais da ilha, a fim de conhecer as preocupações que cada edilidade tem para com o seu município em matéria da saúde e saneamento e, em audiências, ouvirá a população para conhecer os sentimentos desta em relação aos cuidados que lhe é prestada a nível sanitário.

Com os profissionais da saúde nesta ilha, Basílio Ramos discutirá o relatório estatístico da saúde em Cabo Verde, com relação ao ano de 2007, a fim de comparem a evolução sanitária local com a situação a nível nacional.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Empreiteiro prega calote a dezenas de trabalhadores

|

Vila da Ribeira Brava, 18 Fev (Inforpress) - O grupo de trabalhadores do vale de Fajã ao qual o empreiteiro “Moreno e Furtado” deve entre dois a três meses de salários decidiu não partir para qualquer acção reivindicativa do montante que lhe é devido sem discutir, primeiro, esse seu caso com o sindicato.

Segundo um dos representantes desse grupo, José António, o encontro com o responsável do sindicato local (SICOTAP) está marcado para a próxima sexta-feira, pelo que antes dessa data nenhuma atitude reivindicativa será tomada pelos referidos trabalhadores.

O empreiteiro “Moreno e Furtado”, de origem da ilha de Santiago, que vinha executando um conjunto de obras físicas na bacia hidrográfica do vale de Fajã, no quadro do programa Millennium Challenge Account (MCA), viu rescindido o contrato da execução dessas obras, por incumprimento das cláusulas contratuais, deixando um considerável número de trabalhadores em apuros pelo não pagamento dos seus salários.

José António afirma que os salários em divida vão dos meses de Maio a Julho e que o número de trabalhadores afectados atinge algumas dezenas, muitos deles chefes de família.

O mesmo trabalhador adianta que as dívidas de “Moreno e Furtado” não são só em relação aos trabalhadores como também em relação aos fornecedores de materiais, aos quais o montante em dívida ele supõe seja elevado.

O referido empreiteiro, que deixou já esta ilha, tinha a seu cargo a construção de dois reservatórios de água (um de 1000 m3 e dois de 500 m3) e um dique de retenção de água.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Centro Extensão Rural Fajã com instalações novas e equipamentos modernos

|

Vila da Ribeira Brava, 17 Fev (Inforpress) - O Centro de Extensão Rural de Fajã reabriu as suas portas, segunda-feira, depois de quase um ano encerrado, para obras de remodelação.

Apresenta-se, agora, uma infra-estrutura moderna dispondo de vários gabinetes e salas para reuniões e acções de formação, todos devidamente equipados.

Está equipado com computador ligado à internet, a fim de permitir aos agricultores e aos criadores de gado elevar os seus conhecimentos técnicos a nível da agricultura e da pecuária e acompanhar os avanços que os dois sectores vêm registando na produção e na melhoria da qualidade dos produtos.

O acto de inauguração do agora moderno Centro de Extensão Rural de Fajã foi presidido pelo ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos, José Maria Veiga, e contou com presença do edil da Ribeira Brava, Américo Nascimento.

Segundo o delegado local do Ministério da Agricultura, Adilson Melício, a remodelação e equipamento desse centro custou mais de nove mil contos.

Trata-se de mais um investimento feito pelo governo de Cabo Verde na bacia hidrográfica do vale de Fajã, no quadro do programa Millennium Challenge Accout, financiado pelo governo norte-americano.

O programa MCA tem por objectivo a modernização da agricultura naquele vale, tendo em vista o aumento da produção.

Além da remodelação e equipamento do referido centro, o programa MCA na bacia hidrográfica de Fajã inclui acções nos domínios da mobilização de água e da correcção de solos, criação de uma unidade de embalagem e certificação de produtos e acções de formação dos agricultores.

CH

Inforpress/fim

São Nicolau: Ribeira Prata vai ter Mini-Barragem de 16 mil contos

|


Foi lançada esta semana a primeira pedra para a construção de uma mini-barragem na Bacia Hidrográfica da Ribeira Prata com objectivo de reter a água das chuvas. A obra está orçada em 16 mil contos e terá entre 7 e 8 metros de altura e 6 de largura.

Esta obra responde ao anseio dessa população e do executivo camarário, que, há muitos anos, se mostram preocupados com a quantidade de água das chuvas que anualmente desemboca no mar.


A barragem vai ter entre 7 a 8 metros de altura e 6 de largura e deve ficar com uma espessura de 2 a 3 metros. Vai permitir armazenar água, que poderá ser aproveitada nas actividades agro-pecuárias.

Este projecto faz parte de uma aposta para desenvolver a agricultura em São Nicolau, ilha que o governo quer transformar em um centro gerador de produtos agrícolas para serem exportados para outras regiões do país, como Sal e Boa Vista.

S. Nicolau/Futebol: Belo Horizonte sofre primeira derrota no regional futebol

|

Vila da Ribeira Brava, 16 Fev (Inforpress) - O Belo Horizonte, de Juncalinho, sofreu a sua primeira derrota no campeonato regional de futebol, ao perder, domingo, frente à AJAT-SN, do Tarrafal, por 2-0.

A formação de Juncalinho mantém-se, no entanto, na liderança da prova, agora só com um ponto de diferença do onze que lhe foi carrasco neste último fim de semana.

Nos outros jogos da jornada (sexta), o Futebol Club Ultramarina e o Desportivo Ribeira Brava empataram a duas bolas, enquanto o Futebol Club Praia Branca entregou a ‘lanterna vermelha’ ao Futebol Club do Talho, a quem venceu por 2-1.

Classificação geral das equipas após os jogos do último fim-de-semana:

Belo Horizonte, 11 pontos.

AJAT-SN, 10

Ultramarina, 9

Atlético, 9

Desportivo daRibeira Brava, 7

Futebol Club Praia Branca, 3

Futebol Club Talho, 1 ponto.

Jogos da próxima jornada (sétima):

Talho x Ultramarina; Praia Branca x Ribeira Brava e AJAT-SN x Atlético.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Ministério Agricultura constrói barragem pequeno porte em Ribeira Prata

|

Vila da Ribeira Brava, 14 Fev (Inforpress) - A delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos (MADRRM) em S. Nicolau quer reter parte da água que, anualmente, durante um ou dois meses, após as chuvas, corre no vale da Ribeira Prata rumo ao mar, e colocá-la à disposição dos agricultores para a irrigação.

A água será retida por uma barragem de pequeno porte, cuja construção teve início, esta semana, com os trabalhos de escavação para os alicerces da sua implantação.

Segundo o responsável do MADRRM na ilha, Adilson Melício, essa obra hidráulica terá sete metros de altura e 22 de largura.

A barragem localiza-se em Barreiro e custará à volta de dez mil contos.

Conforme Adilson Melício, se não se registar nenhum imprevisto, a obra será executada em três meses.

Assim, se nos próximos períodos de chuva, chova no vale da Ribeira Prata como nos anos anteriores, os agricultores locais passarão a ter mais água para a agricultura, pelo menos, durante um certo tempo.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Pecuária dá para viver e bem

|

*** Por Carlos Henrique, da Agência Inforpress ***
Vila da Ribeira Brava, 13 Fev. (Inforpress) – Zé de Teodora é por todos conhecido em São Nicolau, dada à sua afeição por animais. Mora na localidade de Cachaço onde cria porcos, cabras, carneiros e vacas.

É também um grande aficionado de cavalos, tendo sempre dois exemplares em casa. Treina os cavalos para competição, pelo que não há corrida de cavalos por ocasião das festas e São Pedro em que esses seus animais não participam. Quando não arrebatam o prémio de primeiro lugar, ficam entre os três primeiros classificados.

Zé afirma, que está ligado a animais desde criança, porque os encontrou em casa, mas começa a dedicar-se a sério à criação a partir do ano 2000.

Identifica-se como agricultor e criador, mas diz que o seu ponto forte está na pecuária porque é desta última actividade que tira maiores rendimentos.

Embora cria diversos tipos de gado, aposta sobretudo na criação de cabras por considerar gado caprino o que mais lucros gera.

Anda sempre à procura das melhores raças, porque, “quanto melhor é a raça, maior é o rendimento”. Nesse sentido, já se deslocou uma vez à ilha de Santo Antão, onde diz haver boas raças, e mantém contactos regulares com um criador em São Vicente, que costuma vender raças melhoradas.

Conforme realça, uma cabra de raça em São Vicente fica por dez mil escudos.

Entretanto, Zé de Teodora é dos poucos criadores em São Nicolau que encara a criação de animais como sendo uma actividade económica.

Os seus animais são criados em currais, porque deixá-los soltos “só dá prejuízos”. Segundo esse criador, os animais soltos, no caso concreto, gado caprino, estão a mercê dos ladrões e de cães viciados, que andam a comer cabras no campo. “Se me roubarem duas cabras, o prejuízo será de vinte mil escudos”, sublinha.

Zé de Teodora tem, em currais, doze cabras de raça melhorada e uma vaca açoriana.

Diz que ordenha diariamente de cada uma dessas cabras 2,5lt de leite, no mínimo. Fabrica dez queijos diários e vende cada um por duzentos e trinta escudos. E qual é o lucro? Quis saber a Inforpress. “Em média, posso dizer que metade desse valor é o lucro”, responde.

O plano desse criador é duplicar esse efectivo de cabras, porque o seu objectivo é chegar a um rendimento mensal de cem contos.

“Actualmente, com as raças existentes, quem se dedica a sério à criação de animais não vive mais ou menos, vive bem”, garante.

Para o ajudar a cuidar dos animais tem uma pessoa empregada à qual paga dez contos mensais.

“Quando eu aumentar o número de cabras, darei emprego a mais uma pessoa”, faz saber.

O momento actual da criação de animais em São Nicolau, dá a Zé de Teodora uma enorme satisfação, porque não há problemas com a sua alimentação. “Cachaço está cheio de pasto e até o mês de Junho ou Julho não vamos ter problemas”, anota.

A única preocupação desse criador de Cachaço prende-se com a assistência técnica. Segundo disse, no que se refere a esse aspecto, “os criadores de São Nicolau continuam ainda à espera de melhores dias”.

“Os animais de raça melhorada requerem um acompanhamento técnico e nós os criadores não temos preparação para os seguir”, sustenta.

CH

Inforpress/fim

Unidade Formativa da ES da Ribeira Brava vai arrancar com cursos nas áreas de eco turismo

|

Vila da Ribeira Brava, 11 Fev (Inforpress) - O Projecto Unidades Formativas, que contempla quatro escolas secundárias do país, entre elas a Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva”, da Ribeira Brava, foi hoje apresentado em S. Nicolau, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Presentes no acto as ministras do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, e da Educação e Ensino Superior, Madalena Neves e Vera Duarte, respectivamente.

O projecto da criação das Unidades Formativas (UF) enquadra-se no plano estratégico do IEFP para a educação e visa responder aos novos desafios que se interpelam à educação, no sentido de capacitar os jovens para o mercado trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Com a sua implementação, pretende-se formar técnicos em áreas específicas de acordo com as necessidades e especificidades de cada localidade onde estiver inserida.

As UF tem como objectivo ainda incentivar e promover o empreendedorismo dos jovens formandos.

Numa primeira fase (fase piloto), prevê-se a criação de Unidades Formativas em quatro pontos do país, com a instalação nas Escolas Secundárias do Coculi (Ribeira Grande/Santo Antão), Baltazar Lopes da Silva (Ribeira Brava/S. Nicolau), Sal Rei (Boa Vista) e João Teves (S.Lourenço dos Órgãos/Santiago).

Nesta fase, cada uma dessas UF irá dispor de quarenta beneficiários directos, o que dará 20 jovens para cada curso e com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.

Os beneficiários serão jovens em idade escolar que se encontram dentro e fora do sistema educativo e de acordo com os critérios de acesso e permanência no ensino secundário.

A Unidade Formativa da Escola Secundária da Ribeira Brava irá, nesta fase piloto, ministrar cursos nas áreas de Eco Turismo e Tecnologia de Lacticínios/Produção agrícola Animal.

Na perspectiva do IEFP, os cursos propostos para a UF da Escola Secundária da Ribeira Brava irão permitir que os jovens formandos passem a dominar as técnicas e as metodologias capazes de despertar nas populações mudanças comportamentais, com vista à defesa e protecção do meio ambiente, por um lado, e à criação de uma atitude empreendedora nos jovens, por outro.

Como saídas profissionais para os referidos cursos, o projecto do IEFP aponta a gestão de espaços verdes, eco turismo, controlo de qualidade, produção e desenvolvimento do produto, produção animal e saúde animal.

Quanto aos resultados que se espera desses cursos, a perspectiva do IEFP é que deles venham a sair jovens capacitados e qualificados com formação profissional de nível II e devidamente preparados para entrarem no mercado de trabalho.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: IEFP entrega certificados de formação profissional a 86 formandos

|

Vila da Ribeira Brava, 11 Fev (Inforpress) - O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) encerrou, terça-feira, o seu primeiro programa de formação profissional em S. Nicolau, com a entrega de certificados de formação a 86 formandos, dos dois municípios desta ilha.
As cinco formações levadas a cabo abrangeram as áreas de gestão documental, electromecânica, construção civil, contabilidade e formação pedagógica inicial de formadores.

Quatro desses cursos foram realizados na vila do Tarrafal, colhendo a vila da Ribeira Brava apenas o da electromecânica, que contou com 18 participantes.

A formação que teve maior número de participantes foi a da contabilidade, da qual saíram 22 formandos.

Quanto às outras três formações, a da construção civil foi a menos concorrida, com apenas oito participantes.

A formação pedagógica inicial de formadores contou com 17 participantes e a da gestão documental com 21.

O acto de encerramento dessas formações, que teve lugar na vila do Tarrafal, foi presidido pela ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, Madalena Neves, e contou com as presenças da ministrada Educação e Ensino Superior, Vera Duarte, da directora geral do IEFP, Fátima Timas, e dos presidentes das duas Câmaras Municipais de S. Nicolau, Américo Nascimento e António Lopes Soares.

Madalena Neves informou na ocasião que o seu Ministério, através do IEFP, vai incluir no programa de formação profissional para S. Nicolau, em 2009, novas áreas de formação e manter as áreas de construção civil e mecânica.

Quanto às novas áreas de formação, referiu-se ao turismo rural, ao ecoturismo e agro-pecuária.Segundo esse membro do governo, o programa de formação profissional para este ao ano vai dar atenção também às mulheres chefes de família que têm dificuldade em ter um rendimento ao longo do ano.

CH
Inforpress/fim

Belohorizonte lidera à condição

|

SNNEWS (10 Fev) - O campeona to Ragional de futebol de São Nicolau continua muito renhido, numa forte disputa entre os cinco primeiros da tabela.

O Belohorizonte continua a liderar após a vitoria sobre o rival Desportivo da Ribeira por 2-0 o que atrasou ainda mais a equipa da Vila da Ribeira na corrida ao titulo ao ficar a 5 pontos do lider Belohorizonte, embora com menos um jogo!!!

Nos outros jogos da jornada o Ultramarina bateu a Praia Branca pela diferença minima de 1-0 mantendo assim na corrida pela liderança, ficando a 3 pontos do lider e com menos um jogo. O mesmo acontece com o Atletico que venceu o Talho por 4-2 subindo assim para a 2.ª posição da tabela classificativa, mas com mais um jogo de que o 3.º Ultramarina.

Quanto ao Ajat-SN, equipa da Vila do Tarradal, folgou essa semana, e ve a liderança agora a 4 pontos, mas com menos um jogo do que o Belohorizonte!!!

Distante da disputa neste campeonato e no fim da tebela encontra-se o Talho e o Praia Branca, que quando se encontrarem no campeonato deverão apenas a disputar a fugida à ultima posição!!!

S. Nicolau entra na era da formação profissional

|

Vila da Ribeira Brava, 10 Fev (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinaram, segunda-feira, um protocolo de parceria com vista à realização conjunta de cursos de formação profissional que respondam aos desafios do desenvolvimento do município da Ribeira Brava e da ilha de S. Nicolau.



Na base do protocolo, o IEFP e a Câmara Municipal da Ribeira Brava “acordam no interesse mútuo, desenvolver uma actuação conjunta no domínio da formação profissional, com o principal objectivo de incrementar a formação profissional no Município da Ribeira Brava, em áreas estratégicas de desenvolvimento do Município e da ilha de S. Nicolau”.

O documento, rubricado pelo edil ribeira-bravense, Américo Nascimento, e pela directora-geral do IEFP, Fátima Timas, refere que a actuação conjunta das duas instituições “assenta na realização conjunta de cursos ou acções de formação profissional, em áreas que tenham pertinência para o Município e a ilha, nomeadamente no domínio da agricultura e a pecuária”.

A acção profissional irá desenvolver-se a partir do Centro de Fomento Agro-pecuário de Calejão, pelo que o IEFP, através do referido protocolo, compromete-se a apoiar o equipamento desse centro, “por forma a dotar a ilha de S. Nicolau de condições para o incremento da formação profissional, em áreas estratégica de desenvolvimento, nomeadamente nos sectores da agricultura e da pecuária”.

Nesse sentido, o IEFP disponibiliza cinco mil e 27 contos para a aquisição dos equipamentos destinados ao referido centro.
Além dos recursos financeiros, o IEFP, através do protocolo ora assinado, compromete-se a apoiar técnica e pedagogicamente aquele centro, enquanto a Câmara Municipal assume o compromisso de “criar as condições para a materialização dos planos operacionais a serem elaborados no âmbito do presente protocolo”.

O protocolo ora assinado é válido por dois anos, a contar da data da sua assinatura, sendo renovável, automaticamente, por igual período, se não for denunciado por nenhuma das partes até 30 dias do termo de cada período, através de comunicação escrita.

O acto da assinatura desse protocolo, que se realizou no salão nobre dos Paços do Concelho da Ribeira Brava, contou com as presenças da ministra da Educação e Ensino Superior e da Ministra do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, Vera Duarte e Madalena Neves, respectivamente.

CH
Inforpress/fim

S. Nicolau: Câmara Ribeira Brava apresenta traçado nova via para o aeroporto

|

Vila da Ribeira Brava, 09 Fev (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava apresentou à imprensa, no último fim-de-semana, o traçado da futura via que ligará a estrada de Mormorial ao aeroporto de Campo de Preguiça, sem passar pelo centro da Stancha (sede municipal).

A referida via começará com a construção de uma rotunda frente à actual residência do senhor João Bol, de onde partirá até a passadeira da Ribeirinha, passando pelos terrenos sobranceiros à Maiama.

Daquela passadeira, a via seguirá o traçado existente para o aeroporto e terminará no desvio da estrada de Campo Preguiça que dá para a localidade de Calejão, onde será construída uma rotunda.

A nova via terá 4,5 quilómetros e será toda asfaltada.

O edil da Ribeira Brava, Américo Nascimento, informou na ocasião que a elaboração do projecto da construção dessa via, a cargo do gabinete técnico municipal, estará pronta na primeira quinzena de Março e entregue logo a seguir ao Governo que procurará o financiamento para sua execução.

CH

Inforpress/fim

Ministras Vera Duarte e Madalena Neves visitam São Nicolau

|

Vila da Ribeira Brava, 09 Fev (Inforpress) - As ministras da Educação e do Ensino Superior e do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, Vera Duarte e Madalena Neves, respectivamente, iniciam, hoje, uma visita de três dias à S. Nicolau.

A visita será marcada pela apresentação do projecto da introdução da via técnica no Escola Secundária “Baltazar Lopes da Silva”, da Ribeira Brava, e pela assinatura de um protocolo entre a edilidade ribeira-bravense e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), para a criação de um centro de formação agro-pecuário, no Calejão.

Segundo apurou a Inforpress no local, nos termos do referido protocolo, o governo, através do IEFP, vai disponibilizar à Câmara Municipal da Ribeira Brava um montante superior a sete mil contos, destinado a equipar uma sala do futuro centro de formação profissional de Calejão e a remunerar os seus professores no seu primeiro ano de funcionamento.

Outro ponto de destaque da visita das duas governantes a S. Nicolau será o lançamento do projecto “uma câmara por Concelho”.

Esse projecto, que está na fase de arranque, visa dotar os concelhos de Cabo Verde, que não têm cobertura televisiva, de uma câmara de filmar e de um operador desse equipamento (câmara men).

CH

Inforpress/fim

Idosa encontrada morta na sua residência

|

Vila da Ribeira Brava, 09 Fev (Inforpress) – Uma mulher idosa foi encontrada morta na manhã de domingo na sua residência em Chãzinha, na vila da Ribeira Brava, com indícios a apontar para um caso de homicídio.


A vítima trata-se de Maria Almeida Barros, mais conhecida por Bia Chica.

A polícia, que esteve local juntamente com a Procuradora da República e o delegado de Saúde, para o levantamento do cadáver, limitou-se a informar à Inforpress que na casa da malograda foram encontrados “fortes indícios” que apontam para um crime de homicídio.

Segundo o chefe da Esquadra Policial, Leandro Fortes, o caso está sob a investigação e que as causas da morte daquela anciã serão esclarecidas pela autópsia a ser feita ao cadáver, por determinação da Procuradora da República.

Bia Chica, que completaria 97 anos no próximo dia 30 de Março, vivia sozinha e apresentava-se ainda uma mulher rija. Era ela quem governava a sua casa e tinha vitalidade ainda para descer ao centro da Stancha para fazer as suas compras.

O alegado crime ter-se-á ocorrido na noite de sábado para domingo, tendo a polícia tomado conhecimento do macabro caso entre as 10h00 e as 11h00 de ontem.

A Inforpress apurou, por outro lado, que o corpo da vítima apresentava-se com vestígios de sangue e escoriações no pescoço.

Rota S. Nicolau/Sal/Boa Vista com novo navio esta semana

|

Mindelo, 03 Fev (Inforpress) - O navio “Conceição Maria”, que ainda esta semana inicia viagens na rota São Vicente/S. Nicolau/ Sal/Boa Vista, já se encontra a receber cargas no Porto Grande e deve efectuar a viagem inaugural São Vicente/S. Nicolau já amanhã.


A confirmação foi dada hoje à Agência Inforpress no Mindelo pelo armador Manuel Monteiro.

O armador espera com este passo minimizar as reclamações dos comerciantes daquelas regiões, que há muito pedem um navio, já que “Conceição Maria” vai-se ocupará exclusivamente daquela rota.

No entanto, nesta primeira viagem a embarcação recebe cargas apenas para os portos de S. Nicolau e Sal.

De acordo com Manuel Monteiro, esta nova embarcação, adquirida na Noruega, oferece boas condições e já está “totalmente legal” perante as autoridades marítimas e portuárias.

Trata-se de um barco para transporte de cargas, de 30 metros e capacidade de 200 toneladas de carga, operado por sete tripulantes.

“A minha vida desde 1984 tem sido o mar, fui proprietário do “Janela” e da “Núbia”, fiz esta aposta agora e, com ajuda de Deus e muita sorte, espero ter sucesso”, concluiu Manuel Monteiro que acaba de homenagear a mãe Conceição Maria ao baptizar o barco com o seu nome.

Campeonato Regional - neste Sabado

|

SNNEWS (07 Fevereiro - 2009)
Em S. Nicolau, realizaram-se dois jogos, que terminaram os seguintes resultados: Belo Horizonte 2 – Ribeira Brava 0 e Ultramarina – Praia Branca 0.

Madalena Neves visita Ilha de S.Nicolau

|

07 Fev (SNNEWS) - A ministra do Trabalho Formação Profissional e Solidariedade Social, Madalena Neves, vai efectuar, a partir da proxima segunda-feira, 9 a 11, uma visita à Ilha de S.Nicolau. Para alem de um encontro de trabalho com os presidentes das câmaras municipais da Ribeira Brava e do Tarrafal, Americo Nascimento e Antonio Soares, a ministra vai entregar habitação social na zona de Morro e visitar moradias sociais em construção em Campo Pedrada.

Durante esses dois dias de visita, Madalena Neves irá presenciar a assinatura do protocolo de cooperação entre IEFP e a Camara Municipal da Ribeira Brava, participará no lançamento do projecto uma Camara por Concelho e visitará o Centro Agro-pecuario de Caleijão.

Constam ainda do programa, uma serie de visitas, entre as quais destacamos, a Comissão Regional de Parceiros (CRP), os serviços da promoção sociais, Centro Cruz Vermelha, delegação do INPS, centro dos idosos, cais de pesca em remodelação, e irá presidir o encerramento de formação profissionais com entraga de diplomas e certificados.

Madalena Neves vai tambem assistir a apresentação do projecto Unidades Formativas da Escola Secundaria Baltazar Lopes da Silva (UF-ESBLS) e visitar as suas instalações, aproveitando ainda a sua estada na Ilha de Chiquinho para fazer uma apresentação publica do Eixo Coesão Social do Orçamento de Estado para 2009 e a III.ª fase do programa de Luta contra a Pobreza no meio rural (PLPR), à semelhança daquilo que aconteceu em outros municipios dos quais tem visitado nos ultimos dias.

SNNEWS
J.M

Cabo Investimentos quer S. Nicolau na rota do turismo

|

Vila da Ribeira Brava, 06 Fev (Inforpress) - A Cabo Verde Investimentos (CI) quer apostar no desenvolvimento do turismo em S. Nicolau, a fim de diversificar os produtos turísticos que Cabo Verde poderá oferecer ao turismo mundial.

O tipo de turismo que a CV advoga para esta ilha foi defendido, quinta-feira, durante o encontro que o presidente dessa instituição, Alexandre Fontes, manteve com o edil da Ribeira Brava, Américo Nascimento, e com um pequeno grupo de operadores turísticos locais.

“Achamos que S. Nicolau pode diversificar os produtos do turismo em Cabo Verde e vamos fazer tudo para apostar nesta ilha, com vista a alargar a gama de produtos que Cabo Verde poderá oferecer ao turismo a nível mundial”, garantiu na ocasião Alexandre Fontes.

O presidente da CI defende que se deve tudo para não se cair nos erros cometidos nas ilhas do Sal e Boa Vista, advogando para esta ilha um turismo de qualidade e selectivo, tanto mais que as potencialidades são outras.

Entre as potencialidades desta ilha para o desenvolvimento do turismo aponta a cultura, onde se destaca o Carnaval, que Alexandre Fontes considera um “ponto forte” de S. Nicolau, e sobre o qual promete apoiar a Câmara Municipal da Ribeira Brava na sua promoção.

Disse que S. Nicolau possui uma riqueza em termos de potencialidades turísticas, pelo que promete trabalhar no sentido de encontrar parcerias com vista à sua transformação em realidade económica e em benefício das populações.

Alexandre Fontes considera, no entanto, que esta ilha tem ainda algumas limitações para o desenvolvimento do turismo, designadamente em termos infra-estruturas portuárias e aeroportuárias.

Referiu-se, por outro lado, às ligações aéreas, que deverão ter mais regularidade, porque para o turismo “o acesso é muito importante”.

Quanto às infra-estruturas rodoviárias, considera que esta ilha tem um “potencial já apreciável”.

O presidente da CI chegou ontem em S. Nicolau para uma visita de quatro dias a esta ilha, e tendo iniciado o seu programa de trabalho pelo município da Ribeira Brava.

Alexandre Fontes faz-se acompanhar nessa sua visita a S. Nicolau do administrador da CI, António Pedro Silva.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Programa MCA introduz fruteiras melhoradas em Fajã

|

Vila da Ribeira Brava, 04 Fev (Inforpress) - Algumas variedades de fruteiras estão a ser testadas no perímetro irrigado de Fajã, para a vulgarização de plantas melhoradas, no quadro de um plano de investigação agrícola do programa Millennium Challange Account (MCA).

O plano abarca os concelhos de S. Nicolau, Mosteiros e Paul, e tem como objectivo testar algumas variedades de fruteiras como papaieira e ananás e tubérculos como mandioca e batata-doce.

No vale de Fajã, onde o programa do MCA se desenvolve em S. Nicolau, já foi testada uma variedade de papaieira anã, cujos resultados, na opinião do delegado do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos (MADRRH) nesta ilha, Adilson Melício, “foram um sucesso”.

Depois da papaieira está-se agora a testar uma variedade de ananás proveniente da França e produzida “in vitro”.

Conforme aquele responsável, a fase de climatização dessa planta fruteira já passou, pelo que se deu início a sua introdução em Fajã.

Em todo o vale de Fajã serão introduzidas três mil plantas dessa variedade de ananás, tendo a experimentação iniciada, entretanto, no perímetro irrigado daquele vale e em parcelas definidas pela delegação local do MADRRH.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Corte energia paralisa serviços públicos

|

Vila da Ribeira Brava, 03 Fev (Inforpress) - Grande parte do município da Ribeira Brava, incluindo a sede municipal, esteve sem energia eléctrica desde a madrugada de hoje até por volta das 16:00 horas, devido a uma avaria num cabo subterrâneo da rede pública de electricidade.

Por falta de electricidade, muitos dos serviços públicos locais estiveram praticamente paralisados nesta terça-feira.

Sempre que se regista interrupção no fornecimento de energia eléctrica os responsáveis locais de saúde entram em aflição, tendo em conta que a estrutura hospitalar da Ribeira Brava não dispõe de um gerador de emergência para fazer funcionar os equipamentos existentes e se poder assistir, devidamente, a casos complicados de doentes que estejam ou entrem nessa estrutura de saúde.

Desta vez, o corpo de um cadáver que se encontrava na câmara fria daquela estrutura hospitalar, com sepultura marcada para amanhã, teve que ser levantado pelos familiares, quando estes tinham marcado o funeral para amanhã, para que uma irmã do falecido, que vive em Portugal, pudesse assistir ao enterro do irmão.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Vento seco impede maior produção de feijões

|

Vila da Ribeira Brava, 02 Fev (Inforpress) - O vento seco que soprou durante quase todo o mês de Janeiro em S. Nicolau deu cabo de uma parte das culturas de feijões nesta ilha.

Segundo alguns agricultores contactados pela Inforpress, há muitos anos que não soprava tanto vento assim em S. Nicolau e durante um período tão largo.

Américo Silva, do Centro de Extensão Rural de Fajã, disse hoje à agência cabo-verdiana de notícias de que naquele vale o vento seco deu cabo da cultura de ervilha (feijão Congo) e dos outros feijões não haverá mais produção com a actual cultura, porque o suão tostou as plantas.

Os agricultores contactados pela Inforpress, consideram, entretanto, que houve muita produção de feijão de pedra até o vento seco ter dado cabo das plantas.

A abóbora, sim, é que produziu em grande quantidade, lamentando os agricultores pela falta de mercado para a sua colocação.

CH

Inforpress/fim

Carnaval já mexe em São Nicolau

|

Os grupos carnavalescos Copacabana, Estrela Azul e Brilho da Zona de São Nicolau já iniciaram os preparativos para o Carnaval 2009, que é festejado na vila da Ribeira Brava nos dias 21, 22 e 24 de Fevereiro. Mas a tradicional festa do Rei Momo na ilha de São Nicolau só ganhou força após uma reunião na Câmara Municipal em que todos os participantes rubricaram um memorando que define as regras do Carnaval 2009 naquele município.



Conforme o memorando, as partes garantem empenho na organização do Carnaval e prometem trabalhar em concertação e com apoio da Câmara da Ribeira Brava para que a festa seja um sucesso e continue a ser uma das maiores manifestações culturais da Ilha. “Decidiram ainda trabalhar para que a festa continue a ser feita pelo povo e para o povo, cada vez com maior participação espontânea da juventude, com base na criatividade artística, tradição e cultura da ilha. E mais, a fazer do Carnaval 2009 um cartaz de promoção da ilha, no país e no estrangeiro”, lê-se no documento.

Certo mesmo é que, após esta reunião, os grupos carnavalescos começaram os trabalhos e tudo indica que o Carnaval 2009 será uma festa em grande na Vila da Ribeira Brava. Os emigrantes sanicolauenses também aderiram a esta festa e, segundo informações que circulam na ilha, são esperados um grande número de patrícios por ocasião do Rei Momo, inclusive já se fala na possibilidade de aumentar as ligações aéreas para a ilha.

Constânça de Pina
A Semana

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS