Meteorologia

Câmara de Tarrafal de São Nicolau aposta forte em 2009

|

O arranque da construção do Liceu do Tarrafal constitui uma das realizações de destaque da Câmara Municipal de Tarrafal de S.Nicolau para o ano 2009. O anúncio é do executivo de António Soares, que perspectiva cumprir um vasto programa de actividades, em parceria com o governo central, a cooperação internacional, o sector privado e a sociedade civil local.



O programa da CMTSN para este ano preconiza uma forte na educação. É que, além de arrancar com os trabalhos do esperado Liceu do Tarrafal, o executivo camarário vai apoiar alunos carenciados de ensino básico e superior com transporte e bolsa de estudos dentro e fora de Cabo Verde e incentivar a formação profissional, principalmente nas áreas do turismo, comércio, pesca e agricultura.

No domínio social, a edilidade vai construir 20 moradias sociais distribuídas pelas diferentes localidades e igual número de casas de banho para carenciados daquele município. Deve ainda concluir e entregar as moradias sociais de Campo Pedrada e apoiar a terceira idade.

A Câmara do Tarrafal programa também desenvolver, nos domínios da água, agricultura e saneamento, uma série de actividades. Além de levar a água às torneiras da Praia Branca, a CMTSN vai estender a rede desse líquido aos domicílios de várias outras localidades. Reabilitar o aterro sanitário, melhorar a recolha de resíduos sólidos, construir fossas comunitárias são outras iniciativas para diminuir os problemas de saneamento no local.

O cultivo do árvores fruteiras no concelho é porta que pretende dar sustentabilidade económica a uma zona que até agora navega quase sem rumo entre o mar e um campo deserto de ideias e de pão.

Mas as acções não ficam por aí. A Câmara preconiza elaborar o Plano Director Municipal, os PUDs das zonas de expansão da Vila do Tarrafal e o projecto dos Paços do Concelho. Vai concluir a reestruturação do Cais de Pesca, construir um alpendre para protecção das redes e botes de pesca, arrelvar o Campo de Futebol do Tarrafal, equipar o Matadouro Municipal e continuar os trabalhos da requalificação urbana.

A edilidade vai igualmente elaborar o Plano de Desenvolvimento Turístico de Tarrafal, reabilitar todas as placas desportivas do Concelho, equipar o Centro Cultural, criar uma escola de música no Concelho, melhorar os campos de futebol nas diferentes localidades e estabelecer parcerias com o Ministério da Saúde para obter uma máquina de RX e implementar um Laboratório de Análises Clínicas no concelho. Outras iniciativas: edificar o Centro de Idosos, a placa desportiva de Cabeçalinho e construir o Centro Social de Palhal.

Adquirir uma viatura de combate ao incêndio, colocar um Despachante Oficial no Tarrafal, estender a estrada da Ribeira Prata até Fragata e iniciar a via de acesso a Hortelã são outras das várias acções constantes do plano de actividades da Câmara de Tarrafal de S.Nicolau para o ano de 2009.

ADP

S. Nicolau: Pesca artesanal no Tarrafal com perspectivas de dias melhores

|

Vila da Ribeira Brava, 30 Jan (Inforpress) - A pesca artesanal no Tarrafal (São Nicolau) vai conhecer dias melhores com a criação naquela vila piscatória, por parte do Fundo de Desenvolvimento das Pescas (FDP) e da Câmara Municipal local, de algumas condições de apoio a esse sector de actividade económica que mais emprego gera naquele centro urbano.

No quadro de um projecto desenvolvido pelo FDP e a edilidade tarrafalense, foi adquirida uma máquina para a produção do gelo e beneficiadas as câmaras de congelação e armazenamento do pescado existentes.

A máquina de gelo, em fase de teste, tem capacidade para a produção diária de duas toneladas e meia de gelo.

Além desses equipamentos, o projecto contemplou a remodelação de um dos espaços externos do centro multifuncional de pesca existente, onde foram construídos 25 cacifos para pescadores e erguida uma bancada para o tratamento de peixe.

Um dos espaços interiores do referido centro foi adaptado para a venda de peixe e verduras.

Segundo o edil António Lopes Soares, as pessoas que andam a vender peixe e verduras nas ruas serão encaminhadas para aquele espaço até a construção do mercado municipal.

A gestão das infra-estruturas e os equipamentos contemplados no projecto desenvolvido pelo FDP e a Câmara Municipal do Tarrafal vai estar a cargo da associação dos pescadores “Cagarra”, que os receberá no dia14 de Fevereiro próximo.

Conforme António Lopes Soares, o custo do referido projecto rondou os oito mil contos.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Estudantes universitários organizam programa férias

|

Vila da Ribeira Brava, 28 Jan (Inforpress) - Cerca de duas dezenas de estudantes universitários de S. Nicolau no Brasil encontra-se de férias na sua ilha natal, a maioria deles alunos do segundo ano de universidade.

Quatro deles são, entretanto, alunos do quarto ano do ensino universitário e seis do terceiro ano.

Os referidos estudantes querem aproveitar as presentes férias não só para convívios juntos, porque no Brasil “cada um vive o dia-a-dia da sua universidade”, mas também para fazerem algo de útil para a sua ilha.

Nesse sentido, elaboraram um programa de actividades que inclui visitas a vários lugares e centros de interesse histórico, cultural e turístico da ilha, designadamente Calejão, Preguiça, trapiches de Queimadas e Água das Patas, vales de Covoada, Ribeira Prata e Fragata, Fajã, Cachaço, Parque Natural de Monte Gordo e Tarrafal.

Com essas visitas, os estudantes universitários de S. Nicolau no Brasil tem vários objectivos em mente, como o de conhecerem melhor a realidade da sua ilha e promoverem esta parcela do território nacional através das imagens e informações que recolherão dos lugares a visitar.

Os universitários de S. Nicolau nas terras de Vera Cruz tem programado também um encontro com os alunos contemplados, no corrente ano lectivo, com vagas e bolsas para o Brasil, a fim de lhes pôr a par da vida, no dia a dia, do estudante naquele país da América de sul.

O programa dos estudantes universitários em férias teve início no passado dia 23 com uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Américo Nascimento, e termina no próximo dia 12 de Fevereiro com a elaboração de um documento com informações e imagens captadas no decorrer das visitas.

Além da visita de cortesia ao edil da Ribeira Brava, os referidos universitários têm agendado o mesmo tipo de visitas ao presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, António Lopes Soares, ao delegado do Ministério de Educação e Ensino Superior em S. Nicolau e ao director do Liceu “Baltazar Lopes da Silva”.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau/Campeonato regional futebol: Belo Horizonte continua a liderar

|

Vila da Ribeira Brava, 26 Jan (Inforpress) - O Belo Horizonte, de Juncalinho, continua no comando do regional de futebol, somando agora sete pontos, mercê do empate a zero, domingo, frente ao Futebol Club do Talho, em jogo a contar para a terceira jornada da prova máxima do futebol nesta ilha.

A jornada do último fim-de-semana foi marcada, entretanto, pelo jogo Ultramarina x Atlético, em que a formação tarrafalense derrotou o Atlético da Ribeira Brava por 2-1.

No outro jogo da jornada, a AJAT-SN perdeu frente ao Desportivo Ribeira Brava por 1-2.

Classificação das equipas após os jogos da terceira jornada.

Belo Horizonte, 7 pontos; Desportivo Ribeira Brava, 6; AJAT-SN, 4; Ultramarina, 4; Atlético, 3; Talho,1; Praia Branca, 0.

Jogos da próxima jornada (quarta):

Sábado - Talho x AJAT-SN; Atlético x Praia Branca

Domingo - Ultramarina x Belo Horizonte

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Ribeira Brava novamente envolta em dor

|

Vila da Ribeira Brava, 26 Jan (Inforpress) - O município da Ribeira Brava chorou no último fim-de-semana a morte de mais um dos seus filhos na flor da idade, tendo o destino agora levado a vida de um jovem de 33 anos.

A fatalidade desta vez caiu sobre o jovem Carlos Duarte (Calú) do bairro da Marica, na vila da Ribeira Brava, 33 anos, que morreu, sábado, no aeródromo (já dentro do avião) de Campo de Preguiça, quando ia ser evacuado para o hospital “Baptista de Sousa”, em S. Vicente.

É o quarto jovem na flor da idade que o município da Ribeira Brava perde, de forma súbita, neste mês fatídico mês de Janeiro de 2009.

Conforme uma fonte familiar do infeliz jovem, Calú foi à consulta médica na quarta-feira última, queixando-se de dores na cintura. Depois de medicado, regressara à casa. Com a medicação, sentira alguma melhora, mas esta de pouca dura. Voltara à consulta médica na sexta-feira, tendo o médico o deixado hospitalizado.

Dois dias depois da primeira consulta, Carlos Duarte, que era condutor do Gabinete Técnico da Câmara Municipal da Ribeira Brava, despede-se deste mundo, sem avisar.

Segundo uma fonte da TACV, dentro do avião, Calú dissera ao assistente que ia morrer, o que aconteceu minutos depois.

O jovem morador de Marica era elemento activo do grupo carnavalesco “Estrela Azul”, pelo que mereceu deste honras fúnebres, com a entoação, no momento da sua sepultura, da marcha com que o grupo desfilou no ano passado.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Máquina do Carnaval está toda montada e a funcionar

|

Vila da Ribeira Brava, 23 Jan (Inforpress) - Toda a máquina de trabalho para a organização das festas do Rei Momo na vila da Ribeira Brava, em S. Nicolau, já está a funcionar, o que leva as direcções dos grupos a acreditar que, este ano, o Carnaval será diferente em termos de pontualidade.

Tanto a direcção do grupo “Copa Cabana”, como a do “Estrela Azul”, mostram-se empenhadas em combater os grandes atrasos verificados nos desfiles carnavalescos dos últimos anos, provocados por trabalhos de última hora, no que se refere particularmente à confecção dos trajes.

A direcção do “Estrela Azul” já fez saber que, este ano, aqueles que queiram tomar parte nos desfiles do grupo terão que dirigir-se ao atelier de costura do grupo até o dia 10 de Fevereiro, para tirarem as medidas dos trajes, porque se não o fizerem até essa data, ficarão fora.

Já no grupo “Copa” o prazo limite vai até o dia 15 de Fevereiro, tendo em conta que alguns emigrantes sanicolauenses costumam vir passar as festas do Rei Momo na sua ilha natal e tomar parte nos desfiles carnavalescos.

A Câmara Municipal da Ribeira Brava mostra-se também empenhada nos preparativos do Carnaval, tendo já se reunido várias vezes com as direcções dos grupos, a fim de os ajudar a ultrapassar as suas dificuldades.

O grande ausente do Carnaval 2009 em S. Nicolau será o grupo “Brilho da Zona”, de Calejão. O falecimento no passado dia 15 da jovem Romira Silva, esta que seria a rainha do grupo neste Carnaval 2009, levou a direcção de “Brilho da Zona”, a cancelar a sua saída este ano.

CH

Inforpress/fim

Câmara da Ribeira Brava aprova Plano Municipal de Habitação Social para carenciados

|

Vila da Ribeira Brava, 22 Jan (Inforpress) - A Câmara Municipal da Ribeira Brava aprovou, quarta-feira, um Plano Municipal de Habitação Social (PMHS) para as pessoas carenciadas, o qual orientará a acção desse órgão, nesse sector, durante o período 2009/2012, ou seja, até o final do seu mandato.

Segundo o edil Américo Nascimento, depois que a sua Câmara começou a intervir no domínio da habitação social, para melhorar as condições de vida das pessoas carenciadas, aquele órgão recebeu um “elevadíssimo número de pedidos”, pelo que se impunha elaborar um plano de habitação social bem como um regulamento contendo critérios claros de intervenção nesse sector.

Américo Nascimento disse que o departamento da promoção social da Câmara irá fazer um levantamento da situação a nível de todas as localidades do município, para que possam ter “uma actuação de forma mais realista possível, eliminando possíveis favoritismos”.

De acordo com o edil da Ribeira Brava, o seu município tem muita carência em termos de habitação social e a sua Câmara quer trabalhar com base em dados concretos e de forma “mais transparente possível”.

Informou que o PMHS para o período 2009/2012 tem duas vertentes, sendo uma dirigida a requalificação de casas e outra à construção de habitações de raiz.

A nível da requalificação, o plano contempla 200 casas, enquanto serão construídas 40 habitações de raiz.

No âmbito desse plano, a edilidade da Ribeira Brava prevê investir na habitação social a soma de 108 mil contos, sendo 60 mil na requalificação de casas e 48 mil na construção de habitações de raiz.

Para a reabilitação, a Câmara estabelece como limite máximo da sua participação a quantia de 500 contos por casa, enquanto para a construção de raiz o limite será de mil e 200 contos/habitação.

Como parceiros na concretização desse plano de habitação social, a edilidade ribeira-bravense pensa contar com os ministérios de Habitação e Solidariedade Social, a Fundação Cabo-verdiana de Solidariedade, o Programa de Luta contra a Pobreza no Meio Rural, entre outras instituições, sejam elas públicas ou privadas.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Câmara Ribeira Brava melhora qualidade de vida de mais quatro famílias carenciadas

|

Vila da Ribeira Brava, 21 Jan (Inforpress) - O 20 de Janeiro foi particularmente feliz para quatro famílias carenciadas na vila da Ribeira Brava, que passaram a viver em habitações de maior conforto, segurança e dignidade.

As suas casas foram reabilitadas pela Câmara Municipal e a elas entregue ontem, Dia dos Heróis Nacionais.

Não se trata, todavia, da primeira intervenção do elenco camarário de Américo Nascimento na melhoria das condições de habitabilidade das pessoas carenciadas, já que na quadra festiva do Natal e do Fim do Ano três famílias deste município - duas da localidade de Cachaço e uma da vila da Ribeira Brava, que viviam em situação extremamente precária, foram beneficiadas com casas construídas de raiz.

Dentro em breve, mais três famílias carenciadas deste município serão beneficiadas com casas construídas de raiz, sendo duas no vale de Fajã e uma na localidade de Morro, nas proximidades da vila da Ribeira Brava.

As duas habitações sociais em construção no vale da Fajã destinam-se ao realojamento de duas famílias desabrigadas pelas chuvas de Outubro último, sendo uma da localidade de Covoada e outra de Morro Homem.

O edil da Ribeira Brava informou terça-feira, na vila da Ribeira Brava, que a fila das pessoas carenciadas à espera da intervenção da Câmara Municipal, com vista à melhoria das suas habitações, é grande, não dispondo esse órgão de recursos financeiros para atender a todos os pedidos e ao mesmo tempo.

Nesse sentido, apelou a solidariedade da população a ajudar a Câmara Municipal a resolver o problema de habitação daqueles que mais necessitam, solidariedade essa, frisou, poderá traduzir-se em material ou mão de obra para aqueles que não dispõem de dinheiro para ajudar.

“Não podemos fazer tudo de uma vez, mas o que não podemos é parar”, disse Américo Nascimento, que vem reafirmando a sua promessa eleitoral de melhorar as condições de habitação de duzentas famílias carenciadas do município da Ribeira Brava o final do seu mandato.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Mulheres do PAICV criam organização

|

Vila da Ribeira Brava, 21 Jan (Inforpress) - O Dia dos Heróis Nacionais foi festejado pelas mulheres do PAICV do município da Ribeira Brava, que se reuniram nesta vila, para formalizarem a criação da sua organização, designada MPAI.

A reunião, presidida pelo membro do Conselho Nacional do PAICV, Américo Nascimento, teve lugar na sala de leitura da Biblioteca Municipal e juntou mais de uma centena de mulheres de quase todas as localidades do município da Ribeira Brava.

A direcção da MPAI é presidida por Eurídice Costa e integra dez mulheres.

A festa das mulheres do PAICV terminou com um convívio no recinto da Irmandade, depois de uma marcha pelas principais artérias da Stancha.

CH

Inforpress/fim

S.Nicolau/Município Ribeira Brava: 20 de Janeiro assinalado com programa cariz social

|

Vila da Ribeira Brava, 19 Jan (Inforpress) - O Dia dos Heróis Nacionais, 20 de Janeiro, será marcado no município da Ribeira Brava com um programa de cariz social, no âmbito do qual algumas famílias carenciadas da vila da Ribeira Brava receberão da edilidade ribeira-bravense as chaves das suas casas reabilitadas.

A passagem do 20 Janeiro neste município ficará marcada ainda pela entrega à comunidade de Juncalinho de 24 pocilgas comunitárias, construídas no âmbito do Plano Ambiental Municipal (PAM).

CH

Inforpress/fim

Associação promove formação em jornalismo para animadores Rádio Comunitária da Ribeira Brava

|

Vila da Ribeira Brava, 17 Jan (Inforpress) - Dezanove jovens do município da Ribeira Brava participaram durante esta semana numa acção de formação de iniciação em Jornalismo e Animação Radiofónica promovida na vila da Ribeira Brava pela Associação “Pâ Saniclau”, em parceria com a Câmara Municipal Ribeira-bravense.





Os participantes desse curso, que teve como formador o jornalista Carlos Santos, da Rádio Nacional de Cabo Verde, serão a partir da próxima segunda-feira os animadores e repórteres da Rádio Comunitária da Ribeira Brava, inaugurada em 23 de Dezembro último.

A Rádio Comunitária da Ribeira Brava, propriedade da Associação para o Desenvolvimento de S. Nicolau “Pâ Saniclau”, emite na frequência provisória 107.4, desde a sua estação no edifício do antigo matadouro municipal, na vila da Ribeira Brava.

As emissões da referida rádio, ainda a título experimental, cobrem, por enquanto, apenas o território do município da Ribeira Brava.

Os seus promotores, prometem, num futuro próximo, levar as emissões dessa rádio às comunidades sanicolauenses espalhadas pelas cinco partidas do mundo através da Internet.

Refira-se que parte dos actuais equipamentos dessa rádio constitui uma oferta da comunidade sanicolauense radicada em Holanda.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Primeira quinzena Janeiro foi funesta para Ribeira Brava

|

Vila da Ribeira Brava, 16 Jan (Inforpress) - A primeira quinzena de Janeiro foi particularmente triste e doloroso para o município da Ribeira Brava que assistiu à morte repentina de três jovens desta parcela da ilha de S. Nicolau.

Mal o ano 2009 entrara, a jovem Lizuleida Gomes, da vila da Ribeira Brava, estudante, 16 anos, falecera no Centro local de Saúde, poucas horas depois de ter dado entrada naquela estrutura hospitalar.

O falecimento da jovem estudante acabou por ensombrar as festas do Ano Novo e deixou em estado de choque toda a população.

Na última quarta-feira à noite o município da Ribeira Brava voltou a ser abalado por outra notícia funesta, ou seja, a da morte do jovem Leopoldo Duarte (Pole de Zé Matia), 34 anos, o qual, num absurdo acidente de viação, na estrada de Rubronzinho, em Carvoeiros, perdeu a vida.

Pole de Zé Matia, como o jovem condutor era mais conhecido, foi a enterrar ontem à tarde, tendo uma multidão de pessoas assistido ao funeral. Mais de uma centena de viaturas tomou parte no cortejo fúnebre.

Na manhã de quinta-feira, com a população ainda em estado choque com a morte de Leopoldo Duarte, o município da Ribeira Brava, foi surpreso por mais uma notícia triste. A jovem Romira Silva, 23 anos, da localidade de Calejão, falecera no aeródromo de Campo de Preguiça, onde aguardava avião para ser evacuada, doente, para o hospital Baptista de Sousa, em S. Vicente.

Romira Silva, que era monitora no jardim das Irmãs do Amor de Deus, na vila da Ribeira Brava, fora internada, na véspera, no centro local de saúde.

Romira Silva fora a escolhida do grupo carnavalesco “Brilho da Zona”, da sua aldeia Calejão, para ser a sua rainha no Carnaval/2009. Com a sua morte, o grupo poderá não participar nos desfiles carnavalescos de Fevereiro próximo, tanto é que o pai e os irmãos dela são elementos importantes na confecção dos andores de “Brilho da Zona”.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Estranho acidente de viação vítima jovem de 34 anos

|

Vila da Ribeira Brava, 15 Jan (Inforpress) - Um acidente de viação difícil de compreender ocorreu, quarta-feira à noite, no troço de Rubronzinho, na entrada de Carvoeiros (Ilha de S. Nicolau), provocando a morte do condutor e dono do veiculo acidentado, Leopoldo Duarte, natural e residente em Fajã de Baixo.


A polícia esteve no local e não conseguiu descortinar o que esteve na origem do acidente, em que Pole de Zé Matia, como a vitima era mais conhecida, foi ceifado pela própria viatura.

Segundo as deduções da polícia, o infeliz jovem, 34 anos, terá parado a viatura para se certificar de algum problema que acontecera ao carro momentos antes do fatídico acidente, esqueceu-se de o travar antes de sair para fora, e quando debruçado à frente do carro para ver o que teria passado fora colhido pelo seu Toyota hiace.

Conforme ainda a polícia, os dados recolhidos no local apontam que Leopoldo Duarte parara a viatura num plano ligeiramente inclinado e que os vestígios da marcha do carro depois de o condutor o ter deixado indicam que a viatura não percorrera mais que um metro e meio de distância.

O acidente terá ocorrido entre as 19H00 e as 20H00, quando o malogrado jovem, sozinho, fazia o percurso Fajã/vila Ribeira Brava

S. Nicolau: Associação Regional Futebol forma novos árbitros e recicla os existentes

|

Vila da Ribeira Brava, 15 Jan (Inforpress) - A formação de novos árbitros e a reciclagem dos em exercício constam do programa de acção da Associação Regional de Futebol em S. Nicolau, para a presente época desportiva, tendo em conta as deficiências com que se depara o ‘desporto rei’ nesta ilha.

Nesse âmbito encontra-se em S. Nicolau o ex-árbitro internacional, agora formador de árbitros, Manuel Duarte, que ministra um curso para os homens do apito, o qual teve início segunda-feira, e termina no próximo dia 18.

O curso realiza-se na vila da Ribeira Brava e tem duas vertentes: uma para a formação de novos árbitros e outra para a reciclagem dos árbitros já existentes.

O referido curso conta com a participação de 31 indivíduos, dos quais 16 enveredam-se, pela primeira vez, pela arbitragem. Os restantes 15 são árbitros credenciados pela Associação Regional de Futebol e actualizam os seus conhecimentos com o ex-árbitro internacional.

Manuel Duarte defende, contudo, que a formação dos árbitros não deverá cingir-se a um único curso, mas sim sujeitos a uma formação periódica, porque se não houver um acompanhamento regular, para a avaliação, de nada valerá a primeira formação.

Nesse sentido, é de opinião para a realização de uma formação logo no início da época, uma segunda a meio da época e uma terceira no fim.

Para este formador, os árbitros são muitas vezes alvo de críticas e quando só se critica e não aparece ninguém para acompanhar e avaliar o seu trabalho eles sentem-se desmotivados.

Manuel Duarte é de opinião ainda de que não se deve formar apenas as pessoas que vão apitar jogos, mas também os atletas e os dirigentes desportivos. “Um atleta e um dirigente mal preparados prejudicam também a equipa”, argumenta.

A formação ora em curso na vila da Ribeira Brava é patrocinada pelas duas Câmaras Municipais de S. Nicolau e pela Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Abastecimento de água é a grande conquista de Ribeira Brava

|

A resolução do problema de abastecimento de água à Vila da Ribeira Brava (São Nicolau) foi uma das maiores realizações da Câmara Municipal. O edil Américo Nascimento realça, no entanto, que tal foi possível graças à parceria com a delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos.



Américo Nascimento destaca outras intervenções no seu municipio como o início das obras do arrelvamento do Estádio Municipal, a construção de casas sociais e acessos a localidades. É disso exemplo o início da estrada da povoação de Carriçal.

A criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante e a institucionalização do Dia Municipal do Emigrante são outras realizações de impacto neste Concelho.

Para 2009, a Câmara prevê iniciar os trabalhos do projecto de dessalinização de água, a elaboração do Plano Director Municipal e a adução de água, aumentando substancialmente a percentagem da população com água canalizada são outros projectos em carteira. Este é o ano em que a edilidade pretende também dispensar uma atenção especial ao ambiente com o objectivo de transformar "Ribeira Brava no município mais limpo de Cabo Verde".

A Câmara dirigida por Américo Nascimento almeja ainda dar cem por cento de cobertura eléctrica ao município, em parceria com o governo. No domínio da Educação, a CMRB deverá continuar a apoiar o transporte escolar e criar melhores condições de ensino, através da reabilitação das escolas. Será ainda aberto o Centro de Formação Profissional de Calejão, com destaque para cursos ligados à agricultura e pecuária.

A cultura, o desenvolvimento económico, a juventude, as relações institucionais e o turismo são outras áreas que merecerem atenção especial da Câmara da

S. Nicolau: Câmara da Ribeira Brava exalta 13 Janeiro com inauguração da Casa do Direito

|

Vila da Ribeira Brava, 12 Jan (Inforpress) - A democracia e a liberdade em S. Nicolau deram, domingo, mais um passo rumo ao seu desenvolvimento e consolidação, com a inauguração, domingo, nesta ilha, de uma Casa de Direito, à qual os sanicolauenses poderão dirigir-se para conhecer melhor os seus direitos e deveres.



O acto da inauguração dessa instituição de promoção do exercício da cidadania enquadrou-se no programa comemorativo do 13 de Janeiro, elaborado pela Câmara Municipal da Ribeira Brava, e contou com as presenças da ministra da Justiça, Marisa Morais, e da presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, Zelinda Cohen.

O edil da Ribeira Brava, ao discursar na ocasião, disse que não poderia haver melhor acto para a sua Câmara assinalar o 13 de Janeiro, que é a data consagrada na constituição da República de Cabo Verde como o Dia da Liberdade e da Democracia.

“S. Nicolau deu hoje um passo substancial para que as premissas que sustentam a verdadeira democracia sejam uma realidade cada vez mais na nossa ilha” afirma Américo Nascimento, para quem a Casa de Direito ora inaugurada “é uma porta que se abre para a observância do direito do cidadão”.

Para a titular da pasta da justiça, liberdade vem sempre ligada à ideia da responsabilidade, já que “são duas ideias que caminham a par e passo”, e sendo que o “exercício de uma cidadania sadia depende da interligação que façamos permanentemente destes dois conceitos”.

Segundo Marisa Morais, o projecto da Casa do Direito que governo está a implementar em todos os municípios do país visa, no fundo, levar os cidadãos a conhecer os seus direitos e deveres bem como as formas do seu exercício.

“Esperamos que as Casas do Direito sejam uma mais valia junto da comunidade” e que nelas os cidadãos “poderão obter desde uma simples informação a uma consulta jurídica com o advogado”.

À frente da Casa do Direito da Ribeira Brava vai estar Carlos Ramos, que é o único advogado residente neste município.

Refira-se que Carlos Ramos é o Presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Brava.

A Casa do Direito ora inaugurada funciona no primeiro andar do edifício municipal sito em Estância de Baixo, em cujas instalações passaram a funcionar os Serviços da Promoção Social da Câmara Municipal.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau/Futebol: Campeonato regional dá o ponta pé saída - Sport Club Calejão fica de fora

|

Vila da Ribeira Brava, 12 Jan (Inforpress) - O último fim-de-semana desportivo em S. Nicolau foi marcado pelo início do campeonato regional de futebol, cujas provas realizam-se, este ano, no estádio municipal do Tarrafal.




O primeiro jogo da jornada inaugural, realizado sábado, pôs frente a frente as duas formações da casa – Ultramarina e AJAT-SN, tendo a disputa terminado num empate a uma bola.

No domingo, Belo Horizonte, de Juncalinho, goleou a formação de Praia Branca por 5-1 e o Atlético derrotou o Desportivo Ribeira Brava por 2-0.

Jogos da próxima jornada:

Sábado: Atlético x Belo Horizonte; Talho x Desportivo Ribeira Brava

Domingo – Praia Branca x AJAT-SN.

O Futebol Club Ultramarina ficará de fora nessa jornada

O campeonato regional de futebol da presente época desportiva fica marcada pela ausência do Sport Club Calejão, cuja direcção justifica a não participação do onze da aldeia de Chiquinho na prova, este ano, por falta de recursos financeiros para custear as despesas da equipa.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Produção da abóbora excede o consumo local

|

Vila da Ribeira Brava, 09 Jan. (Inforpress) – Alguns agricultores em S.Nicolau tem muita abóbora em stock nas suas casas, porque regista-se uma boa produção, actualmente, e não há mercado para a sua colocação.

Teodora, moradora em Cachaço, disse à Inforpress, esta tarde, que todas as casas daquela localidade possuem abóbora e não há quem comprar, mesmo que seja a preço barato.

Segundo essa habitante de Cachaço, a presente produção de abóbora pode-se comparar à produção de 1943, ano em que a abóbora produziu-se “até riba de pedra” (em cima da pedra), conforme relato das pessoas mais antigas.

Para Teodora, a presente época tem sido tão propícia à produção da abóbora que nem é preciso levantar-se cedo para se ir à horta “enxertar” os “botões” da aboboreira, uma vez que a natureza está a encarregar-se da fecundação das flores.

Outra localidade de S.Nicolau onde se regista uma boa produção de abóbora é Covoada.

Segundo Bernardo Brito, quase todas as casas de Covoada dispõem de quantidades razoáveis de abóbora. “Tenho mais de trezentos quilos em casa e não há comprador”, assegura.

Para esse covoadense, os agricultores são obrigados a armazenar a abóbora em casa porque os ratos estão a roer esse fruto na mãe.

O quilo da abóbora, que chegou a custar mais de 150 escudos no produtor, pode ser comprado agora por 40 escudos.

CH

S.Nicolau: Ministério Agricultura cria 14 hortos familiares em Morro Brás

|

Vila da Ribeira Brava, 09 Jan (Inforpress) – Catorze famílias em Morro Brás vão melhorar a sua dieta alimentar com os produtos que irão obter da exploração de uma área desbravada naquela localidade, pela delegação do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos (MADRRM) em S.Nicolau, para a criação de hortos familiares.

Segundo Daniel Basílio, os terrenos para a criação dos hortos familiares (14) já estão preparados para o cultivo, só faltando a instalação dos sistemas de irrigação gota a gota e a conclusão do reservatório de 37metros cúbicos que se está a construir para receber a água do furo de Campo de Porto.

Conforme essa fonte da delegação local do MADRRM, os 14 hortos familiares ocuparão uma área total de 117 metros quadrados.

Ao contrário de Belém, em Morro Brás não se utilizou o critério de famílias carenciadas para a beneficiação dos investimentos na criação de hortos familiares, uma vez que os terrenos agrícolas existentes nessa última localidade são privados.

Em Belém, a delegação local do MADRRM criou nove parcelas irrigadas em terrenos do Estado, com uma área superior a quatro mil metros quadrados, e distribuiu a igual número de famílias, no âmbito de luta contra a pobreza no meio rural.

As parcelas de Belém são irrigadas também com a água do furo de Campo de Porto.

CH

Inforpress/fim

S.Nicolau: Ribeira Brava inicia o ano com Casa de Direito

|

Vila da Ribeira Brava, 07 Jan (Inforpress) - O município da Ribeira Brava, na Ilha de São Nicolau, vai contar com a sua Casa de Direito a partir do próximo dia 11.




O acto de inauguração desta primeira Casa de Direito em S.Nicolau será presidido pela ministra da Justiça, Marisa Morais, e enquadra-se no programa elaborado pela Câmara Municipal da Ribeira Brava para assinalar o 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia em Cabo Verde.

A Casa de Direito da Ribeira Brava funcionará no edifício municipal, sito em Estância de Baixo, onde a Câmara Municipal esteve instalada antes de regressar para os Paços do Concelho.

Conforme informações da edilidade ribeira-bravense, a efeméride será marcada ainda com a inauguração do sistema de ligação de água domiciliária ao bairro de Mormorial, nesta vila.

S. Nicolau: Comunidade cabo-verdiana em Itália recolhe ajudas para Centro Saúde da Ribeira Brava

|

Vila da Ribeira Brava, 06 Jan (Inforpress) - A comunidade cabo-verdiana em Itália tem mostrado, em diferentes níveis de intervenção, o seu forte apego à sua terra natal, ora promovendo actos culturais com temática cabo-verdiana, ou promovendo iniciativas para angariar ajudas a favor desta ou daquela ilha.

O exemplo mais recente desse amor à terra natal é o movimento de solidariedade que decorre, actualmente, em Roma, destinado a arrecadar fundos no seio da própria comunidade cabo-verdiana naquela cidade, destinados à aquisição de um grupo electrogéneo para enviarem ao Centro de Saúde da Ribeira Brava.

Segundo apurou a Inforpress, a iniciativa partiu de dois emigrantes (um de S. Nicolau e outro de Santo Antão) e logo foi abraçada por conterrâneos de outras ilhas, num verdadeiro movimento de solidariedade.

A Agência Cabo-verdiana de Notícias apurou, por outro lado, que a Associação dos Amigos de S. Nicolau em Roma está entre os apoiantes dessa iniciativa.

O grupo electrogéneo que se pretende oferecer ao Centro de Saúde da Ribeira Brava vem resolver o problema de energia que essa estrutura hospitalar enfrenta sempre que se registam falhas no fornecimento de energia por parte da central pública de electricidade, deixando essa estrutura de saúde mergulhada na escuridão.

Informações provenientes de Itália dão conta que os promotores da iniciativa pretendem oferecer “um bom grupo electrogéneo” ao Centro de Saúde da Ribeira Brava e que já arrecadaram metade da quantia necessária para a aquisição desse equipamento.

CH

Inforpress/fim

S. Nicolau: Jovens Ribeira Brava recordam colega Lizuleida

|

Vila da Ribeira Brava, 05 Jan (Inforpress) - Centenas de jovens da Ribeira Brava, São Nicolau, homenagearam, domingo, a jovem Lizuleida Gomes, falecida, repentinamente, na madrugada do primeiro dia deste ano.

Trajados todos de branco, numa manifestação numérica e solidária nunca antes registada na ilha, os jovens dirigiram-se ao cemitério municipal da Tabuga, numa marcha em memória da Lizuleida Gomes, 16 anos, falecida quando a população inteira ainda festejava a entrada de 2009.

No regresso à vila, os participantes da marcha pararam frente à casa da mãe da saudosa jovem, para lhe transmitirem palavras de consolo e solidariedade.

CH

Inforpress/fim

Fim do ano em S.Nicolau com brilho e animação

|

A festa do fim do ano em S.Nicolau teve um brilho deferente este ano. A celebração da data decorreu, pela primeira vez na história dessa ilha, sob fogo de artifício e com muita animação nos dois concelhos.



O espectáculo de pirotecnia começou na Ribeira Brava a partir das zero horas, na entrada dessa vila, a caminho do aeroporto da Preguiça. Umas das festas mais badaladas foi a do Restaurante Sila. «Vou festejar para esconjurar maus espíritos e fazer tudo para que, nós e os munícipes, entremos de corpo inteiro e com força o ano de 2008», disse o presidente do Município dos dragoeiros pouco antes.

A festa de reveillon foi também rija no Município do Tarrafal. Ali os munícipes foram surpreendidos com uma sessão de fogos de artifício, às zero horas, à entrada da Vila. Esta acolheu bailes de mais de seis grupos organizados, com destaque para o de Inter-Milão, onde estarão presentes figuras locais importantes.

«Eu vou passar a festa da passagem do ano em casa e com a família» disse o edil António Soares, que promete para este 2009 continuar o trabalho de materializar o seu projecto desenvolvimento para o recém-criado Município do Tarrafal.

ADP

free counters
 

©2009 São Nicolau News SNNEWS